Nos Servidores VPS e Dedicado é possível configurar backups automáticos da sua conta. O backup deverá ser configurado através do painel administrativo do servidor, o WHM. Entenda como:
- Etapa 1: Habilitar o backup e realizar as configurações
- Etapa 2: Definir a frequência do backup e o armazenamento
- Etapa 3: Selecionar os arquivos e banco de dados para backup
Etapa 1: Habilitar o backup e realizar as configurações
1No WHM, na barra de pesquisa, procure por Backup
- Em seguida, clique em Configuração de Backup
2Na nova tela, na aba Backup Settings, ative o Sistema de Backup
- Marque a opção Enable Backups
3Em Backup Type, escolha o tipo de backup que deseja gerar:
- Compactado: esta opção guarda todas as suas informações em um formato compactado utilizando menor espaço em disco, entretanto, é um tipo de backup que requer mais tempo para ser concluído;
- : esta opção guarda todas as suas informações em um formato descompactado utilizando maior espaço em disco, entretanto, é um tipo de backup que leva menos tempo para ser concluído;
- Incremental: esta opção guarda somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup completo. A opção é mais rápida e utiliza menos espaço em disco do que as demais
4Em seguida, na opção Check the Available Disk Space que estará habilitada por padrão. Você poderá configura-la da seguinte forma:
- Manter a opção habilitada e definir o valor limite em % ou MB de espaço em disco para que o sistema execute o backup: o sistema irá verificar se o servidor contém o espaço livre em disco mínimo disponível para criar backups locais - sendo assim, se o espaço em disco disponível for menor que o valor especificado, o sistema não executará o backup
- Ou desmarcar a opção para desabilitá-la e ignorar o espaço em disco disponível;
5Se necessário, altere as opções:
- Maximum Destination Backup Timeout: digite o número de segundos durante os quais o sistema tentará gerar o backup. Se a tentativa de gerar o backup não puder ser concluída no tempo especificado, ela será cancelada.
- Maximum Backup Restoration Timeout: digite o número de segundos durante os quais o sistema tentará executar a restauração do backup. Se a restauração não puder ser concluída no tempo especificado, ela será cancelada.
Etapa 2: Definir a frequência do backup e o armazenamento
Em Programação e retenção, configure o número máximo de backups que o servidor irá armazenar e defina por quanto tempo você deseja mantê-los no servidor.
1Opte por executar a rotina de backups diariamente, semanalmente ou mensalmente. Também é possível usar uma combinação dessas opções:
- Daily Backup: o sistema cria um novo backup em cada dia da semana que você selecionar;
- Weekly Backup: o sistema cria os backups das contas uma vez por semana, no dia em que você selecionar;
- Monthly Backup: o sistema realiza os backups em uma data específica do mês, sendo possível selecionar todo dia 1° ou 15º do mês
2Ao selecionar o tipo de rotina de backup, será exibido o campo Retention
- Nesse campo, defina o número de backups que você deseja manter no sistema ao mesmo tempo, de acordo com o tipo de rotina escolhida.
Exemplo de configuração de backup diário:
Etapa 3: Selecionar os arquivos e banco de dados para backup
Configure quais informações de arquivos você deseja realizar backup e também configure como o sistema irá realizar o backup do banco de dados:
Selecionar arquivos
As configurações de Arquivos permitem definir quais informações você deseja fazer backup.
1Algumas opções virão habilitadas por padrão, desmarque ou marque as opções conforme a sua necessidade:
- Back up User Accounts: marque para fazer backup dos arquivos de cada usuário (conta do WHM). Depois, clique em Selecionar usuários para definir os usuários que entrarão para a rotina de backup;
- Back up Suspended Accounts: selecione se você deseja fazer backup de contas suspensas;
- Back up Access Logs: selecione se você deseja fazer backup dos logs de acesso do seu servidor.
- Back up Bandwidth Data: selecione se você deseja fazer backup de dados de largura de banda do seu servidor.
- Use Local DNS: escolha como você deseja fazer backup das informações de DNS;
- Back up System Files: selecione para fazer backup de arquivos do sistema do servidor (Habilitar esta opção é altamente recomendado);
Selecionar bancos de dados
Use esta configuração para determinar como fazer backup dos bancos de dados SQL.
1Escolha como deseja fazer o backup do Banco de Dados:
- Apenas por conta: selecione para fazer o backup dos bancos de dados de cada conta do WHM individualmente. Esta opção utiliza a função mysqldum
- Todo o diretório MySQL: selecione para fazer backup de todos os bancos de dados no servidor. A opção permite o backup de todo o diretório “/var/lib/mysql/”;
- De acordo com a conta e todo o diretório MySQL: selecione para executar um backup completo de todos os bancos de dados para cada conta individual, bem como todos os bancos de dados no servidor;
2Especifique o local onde os backups serão salvos:
- Em Default Backup Directory: informe um caminho absoluto para o diretório de backup local. Por padrão, ele é definido como: /backup mas pode ser alterado;
- Em Backup Staging Directory: informe um caminho absoluto para o diretório temporário de backup. Por padrão, ele é definido como: /backup mas pode ser alterado. O sistema usa o diretório de armazenamento temporário em backup ao restaurar backups de um servidor remoto. Esta opção armazena os arquivos e diretórios do backup remoto durante uma restauração de backup. O sistema esvazia o diretório depois que o backup é restaurado;
3A opção Retain Backups in the Default Backup Directory vem selecionada por padrão:
- A mantenha selecionada para manter os backups no diretório de backup local padrão, mesmo depois que os backups forem transferidos para outro destino;
- Ao desmarcar a opção, o servidor excluirá os arquivos de backup da conta do diretório de backup local padrão, somente após a ocorrência dos seguintes eventos:
- O sistema transfere com êxito o arquivo de backup para pelo menos um destino adicional;
- O sistema tenta, com ou sem êxito, transferir o arquivo de backup para todos os seus destinos adicionais;
4Caso desejar, selecione a opção Mount Backup Drive as Needed para utilizar o recurso de montar a cópia do backup em uma unidade.
- Essa configuração requer um ponto de montagem separado e faz com que o processo de Configuração de backup verifique o /etc/fstabarquivo para uma montagem de backup;
- Caso já possua uma unidade com o mesmo nome que o diretório provisório, a Configuração de Backup processa a unidade e faz o backup das informações para a montagem;
- Após a conclusão do backup, a unidade é desmontada;
Para finalizar e guardar todas as alterações feitas até aqui, clique em Salvar configuração