O código 404 indica “página não existente”, esse erro pode ser causado por conta de um redirecionamento incorreto, um arquivo inexistente, um apontamento incorreto ou quando o domínio não responde no servidor. Saiba como verificar e resolver:
- Etapa 1: verificar se o domínio está ativo e com o DNS configurado
- Etapa 2: verificar os apontamentos na Zona DNS
- Etapa 3: verificar se o redirecionamento do site está incorreto
- Etapa 4: verificar arquivos e configurações da página
Etapa 1: verificar se o domínio está ativo e com o DNS configurado
1Acesse o site Whois do ICANN (Órgão responsável por credenciar registradores de nomes de domínio)
- No campo de busca, insira o nome do seu domínio (por exemplo: seudominio.com.br)
- Depois, clique em Lookup
2Verifique os campos a seguir:
- Domain Status: caso o domínio esteja com status "inactive" ou "redemptionPeriod", significará que ele está expirado
- Nameservers: se o endereço de DNS da hospedagem estiver apontado para outro local, ou com os seguintes dns "verification-hold.suspended-domain", "reservado.hostgator.com.br" ou "parkpage.foundationapi.com" significará que o domínio está fora do ar;
- Registry Expiration: caso a data de renovação esteja vencida, significará que o domínio está expirado
3Caso tenha alterado o DNS recentemente, a menos de 72 horas, significará que seu domínio está em período de propagação
Entretanto, depois de analisar, caso tenha identificado que o domínio está expirado, com os nameservers incorretos ou esteja em período de propagação - provavelmente esses pontos estejam gerando o erro 404.
Confira como resolver para cada situação:
- Domínio expirado: entre em contato com o local que você registrou o domínio e solicite uma fatura de renovação - após pagamento compensado, seu domínio será renovado =)
- Nameserver "verification-hold.suspended-domain": se o seu domínio estiver com esse endereço de dns, possivelmente ele foi suspenso no ICANN. Saiba como resolver, através do material "Domínio suspenso no ICANN"
- Nameserver "reservado.hostgator.com.br": significa que você não configurou o dns da sua hospedagem com o seu domínio, confira como fazer no material "Como alterar o DNS?"
- Nameserver "parkpage.foundationapi.com": significa que o domínio está expirado, entre em contato com o local que você registrou o domínio e solicite uma fatura de renovação - após pagamento compensado, seu domínio será renovado =)
- Domínio em propagação: se alterou o dns a menos de 72 horas, seu domínio esta passando por um processo de atualização em servidores de todo o mundo, então ele só ficará online após o fim desse período de 72 horas. Confira o material sobre Propagação
Etapa 2: verificar os apontamentos na Zona DNS da hospedagem
O erro 404 poderá estar sendo gerado, porque na zona de DNS da hospedagem, o domínio pode não estar apontado para o IP da hospedagem. Saiba como verificar:
1No cPanel, no campo de busca, procure por Zona
- Em seguida, clique em Editor de Zona DNS
2No quadrante do domínio que esta com erro 404, clique em Gerenciar
3Na próxima tela, valide se o seu domínio está apontado para o endereço do seu IP da HostGator
- Caso não saiba o endereço do seu IP, confira o material "Como localizar o IP da hospedagem?"
4De acordo com o que você identificou, confira o que fazer:
- Domínio não está apontado para o IP correto da hospedagem: para corrigir isso, você deverá inserir o IP correto no registro da Zona DNS que está errado. Para editar esse registro, confira o material sobre "Como alterar o registro na Zona DNS"
- Domínio está com o apontamento correto para o IP da hospedagem: nesse caso, siga para a próxima etapa de verificação Etapa 3: verificar se o redirecionamento do site está incorreto
Etapa 3: verificar se o redirecionamento do site está incorreto
Você deverá verificar se o arquivo .htaccess da aplicação CMS do seu site está de acordo com a configuração padrão, caso esteja diferente será necessário corrigi-la. Saiba como verificar e corrigir:
1Procure a configuração padrão do arquivo .htaccess da aplicação do seu site
- Digite na busca, default + .htaccess + nome da aplicação + versão + github, conforme exemplo abaixo:
2Depois, clique sobre o link do Github relacionado ao default padrão da sua aplicação:
3Esse é o código padrão desse exemplo (htaccess do WordPress)
- Certifique-se de que o arquivo htaccess da sua aplicação esteja com o código exatamente como indicado no Github - caso contrário o site não funcionará;
- Guarde o valor desse código para realizar a verificação indicada no próximo passo
4No gerenciador de arquivos da sua hospedagem, procure pelo arquivo .htaccess da sua aplicação e compare se o código que contém nela está igual ao código fornecido pelo Github
- Caso o valor esteja incorreto: você deverá editar o arquivo e inserir o código padrão do encontrado no Github
- Caso o valor esteja correto: siga para a próxima etapa de verificação Etapa 4: verificar arquivos e configurações da página
Etapa 4: verificar arquivos e configurações da página
Selecione a opção de acordo com a aplicação do seu site:
Aplicação WordPress
Na aplicação WordPress, há erros 404 que podem ser gerados pelos links permanentes, que são as URL's do site. Para tentar corrigir o erro 404, você pode realizar o seguinte procedimento:
1Acesse o admin WordPress, no menu lateral, clique em Configurações
- Em seguida, em Links permanentes
2Guarde a opção que está selecionada atualmente
- Caso use uma estrutura personalizada, anote o valor da estrutura que esta dentro do campo
3Depois, selecione a opção Padrão
- Clique em Salvar alterações
4Altere de volta para a opção que estava usando antes
- Clique em Salvar alterações
5Esse procedimento de reset dos links, geralmente, resolve problemas de erros 404 em sites WordPress
- Após efetuar o reset, faça um teste no seu site =)
Outras aplicações CMS
Ao acessar uma página do site, como por exemplo: seudominio.com.br/pagina.html, o servidor irá tentar localizar o arquivo "pagina.html" - logo, é necessário que esse arquivo esteja armazenado dentro da pasta do site que apresenta o erro para que ele fique visível.
1Você deve identificar qual o arquivo que está faltando na hospedagem:
- Caso você saiba qual o arquivo que falta: você deverá criá-lo novamente dentro da pasta ou fazer o upload dele
- Caso você não saiba qual é o arquivo: recomendamos que procure o desenvolvedor do seu site ou então você pode solicitar a restauração de um backup anterior ao erro para o Suporte HostGator