Este guia foi desenvolvido especialmente para mostrar quais são os passos iniciais de um Plano P, M, Business, Plus e Turbo.
Confira as etapas indicadas abaixo, para configurar a sua nova hospedagem e iniciar a sua presença digital :)
- Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Etapa 2: Registro de Domínio
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
Acesso a sua conta
O acesso ao cadastro da sua conta ocorre através do Portal do Cliente, ele é local de principal contato entre você e a HostGator. Nele você poderá:
- Disponibilizar e atualizar dados do seu cadastro;
- Gerenciar o financeiro da conta;
- Solicitar alterações no Produto;
- Entrar em contato com o Suporte;
- Ativar e gerenciar algumas funcionalidades do Produto :)
Acesso a sua hospedagem
Os Planos P, M, Business, Plus e Turbo possuem como painel de gerenciamento o software cPanel, através dele você conseguirá gerenciar domínios, e-mails, banco de dados, arquivos, etc.
Existem inúmeras formas de acessar o cPanel, explicamos todas essas possibilidades no material “Como acessar o cPanel?”
Etapa 2: Registro de Domínio
Para ter um site, um e-mail, etc é necessário ter um domínio (seu endereço web) e uma hospedagem (local onde são armazenados os dados web) ativos, dessa forma você conseguirá iniciar sua presença digital.
Você já possui um domínio para vincular a sua hospedagem na HostGator?
Já tenho um domínio registrado
Com um domínio registrado e uma hospedagem, você já pode seguir para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :)
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Não possuo um domínio e desejo registrar
O domínio é a identidade online da sua presença digital, ou seja, o nome que você escolhe para usar como porta de acesso das pessoas ao seu site. O registro dele é único e exclusivo à sua documentação, isto é, somente você terá o nome de domínio que registrou :)
Após a confirmação de pagamento e o registro do seu domínio, siga para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :)
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
Você possui uma hospedagem em outro local e deseja migrar os arquivos para a sua nova hospedagem na HostGator?
Não, vou iniciar a hospedagem do zero
Ótimo! Então agora você pode iniciar as configurações para deixar a sua hospedagem online:
Siga para a próxima Etapa 4: Conectar o domínio com a sua hospedagem
Sim, quero migrar minha antiga hospedagem para a HostGator
Existem algumas formas de realizar esse procedimento. Você pode:
- Solicitar ajuda ao nosso Suporte Técnico para que ele possa realizar a migração para você. Para isso, consulte o material “Como solicitar a migração da hospedagem?”
- Realizar a migração sozinho, se desejar você pode conferir o material sobre “Como migrar um site sem tirá-lo do ar?”
- Se tiver um site construído no blog do WordPress e deseja migrá-lo para a HostGator, confira o material sobre “Como migrar o conteúdo de um site feito no WordPress?”
Com todas informações verificadas e de acordo com o que você precisa, siga para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :):
Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
Essa é a principal ação que fará com que o seu endereço web esteja online para outros visitantes. Veja os procedimento para cada tipo de domínio:
- Configurar o domínio principal da hospedagem (domínio que você informou ao comprar o plano)
- Configurar um novo domínio (o qual você já registrou em outro momento)
Configurar o domínio principal da hospedagem
(domínio que você informou ao comprar o plano)
Ao adquirir uma hospedagem na HostGator, o domínio principal informado ao comprar o plano é adicionado automaticamente dentro da hospedagem.
Para deixar a sua hospedagem online, você deverá vincular o endereço dela ao seu domínio registrado, isto é, alterar o DNS (Sistema de Nomes de Domínios).
Mas se você adquiriu o registro do domínio e a hospedagem no mesmo pedido da compra, você não irá precisar realizar a alteração do DNS, pois o domínio será conectado automaticamente com a hospedagem =)
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem :)
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Configurar um novo domínio (o qual você já registrou em outro momento)
Para deixar o seu novo domínio online na sua nova hospedagem, você deverá vincular ele com a hospedagem, para isso, siga os passos a seguir:
1Adicione o domínio adicional dentro da sua hospedagem
Para saber como realizar esse procedimento, siga o tutorial indicado no material "Como adicionar um domínio na hospedagem?"
2Depois, insira o endereço da hospedagem no domínio
Esse procedimento significa alterar o DNS (Sistema de Nomes de Domínios) do domínio
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem :)
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 5: Usar a hospedagem
Nessa etapa você já pode iniciar o processo de criação do seu próprio site, ou então, criar um e-mail profissional para a sua marca. Por onde deseja começar?
Quero criar uma conta de e-mail
Para criar e usar um e-mail profissional, siga os passos a seguir:
1Criar conta de e-mail
O primeiro passo é criar o e-mail dentro da hospedagem, para saber como realizar o procedimento confira o material “Como criar uma conta de e-mail?”
2Acessar conta de e-mail
Depois de criar a conta de e-mail, você já poderá acessar e começar a usar seu e-mail, para isso use o Webmail que disponibilizamos em sua hospedagem :)
Para saber como acessá-lo confira o material “Como acessar um e-mail criado na HostGator?”
3Configurar conta de e-mail em uma plataforma externa
Caso desejar, você poderá vincular o e-mail criado a uma plataforma externa, dessa forma você poderá utilizar recursos avançados e centralizar o gerenciamento de e-mails.
Confira o passo a passo de configuração das principais plataformas de e-mails:
- Como configurar uma conta de e-mail no Outlook 2016?
- Como configurar uma conta de e-mail no Gmail?
- Como configurar uma conta de e-mail no ThunderBird?
Quero criar um site
Na HostGator você consegue criar um site de diversas maneiras:
1Através do nosso Criador de Sites
Caso você não possua conhecimento em programação ou então tem conhecimento mas não deseja gastar muito tempo programando, a HostGator disponibiliza uma ferramenta gratuita de criação de sites.
Através do Criador de Sites Rápido, você poderá: criar um blog, configurar uma loja, fazer um portfólio, etc.
Para saber como acessar o nosso criador, confira o material sobre “Como ativar o Criador de Sites Rápido?”
2Usando uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
Na sua hospedagem você pode instalar diversas aplicações para iniciar a criação do seu site. As aplicações CMS mais usadas são:
- WordPress
- Magento
- Joomla
- Moodle
Para instalar qualquer uma dessas aplicações, você pode usar o instalador automático da sua hospedagem, o Softaculous, para saber como acessar ele e realizar instalações confira o conteúdo “Como utilizar o Softaculous?”
3Através de um desenvolvedor de sua confiança
Para isso, forneça somente os dados necessários para desenvolvimento do site, como: usuário e senha do cPanel ou caso não queira fornecer essas informações, crie um usuário FTP e disponibilize para o desenvolvedor.
Já a conta no Portal do Cliente pertence somente a pessoa física ou jurídica cadastrada na HostGator.
Para dar acesso a um desenvolvedor terceiro, você poderá criar uma subconta . Confira o material “Como criar subcontas no Portal do Cliente?”