É possível criar um site com WordPress nos planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda.
No Portal do Cliente, na tela de Sites, clique em Criar Site
Em seguida, no fluxo de Criação de Sites, você verá que ele tem 4 etapas, siga cada uma delas conforme abaixo:
- Etapa 1: Configurações iniciais
- Etapa 2: Sobre o site
- Etapa 3: Definir ferramenta de criação
- Etapa 4: Dicas para começar
Etapa 1: Configurações Iniciais
1Selecione qual será o endereço do seu site
Caso o seu domínio não esteja na lista, veja como criar um site para um domínio externo ou novo domínio
2Após, veja ou escolha em qual plano de hospedagem o site ficará
3Em seguida, clique em Continuar
4Após continuar, você verá um feedback sobre a configuração do domínio selecionado acima. Veja abaixo de acordo com o cenário de registro:
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Domínio registrado na HostGator:
Leia a mensagem e clique em Continuar criando o site
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Domínio registrado em outro provedor:
Selecione o provedor onde foi feito o registro e clique em Ver como configurar.
Na tela sobre a configuração do domínio, veja as informações de DNS e clique em Ir para outro provedor fazer as alterações de DNS (abrirá em uma nova aba) - se necessário, veja como fazer a configuração no outro provedor
Para prosseguir com a criação, clique em Continuar criando o site
Etapa 2: Sobre o Site
1Selecione o tipo do site que você deseja criar
2Selecione o objetivo que você deseja ter com o site
3Em seguida, clique em Continuar
Etapa 3: Definir ferramenta de criação
1Com base em sua resposta sobre o tipo e objetivo do site, indicaremos a melhor ferramenta de criação a ser utilizada - para instalar o WordPress, clique em Escolher o WordPress
2Em "Informações Úteis", descreva sobre o site e defina os dados de acesso ao painel do WordPress:
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A) E-mail - estará preenchido automaticamente
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B) Usuário - escreva um nome que será o usuário de acesso ao WordPress
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C) Senha e Confirmar senha - escreva uma senha forte que será a senha de acesso ao WordPress
3Para ir para a próxima etapa da instalação, clique em Ver abaixo opções de adicionar gerenciador de pagamentos
4Em "Receber por Pix, cartões e boleto" é uma etapa opcional, mas disponibilizamos um gerenciador de pagamentos, para abrir uma conta, preencha as informações e clique em Continuar para instalação Asaas - Se necessário, veja o que é Asaas
Caso contrário clique Não quero criar minha conta Asaas agora
5Após a instalação aparecerá uma mensagem de sucesso
Etapa 4: Dicas para começar
1Após a instalação do WordPress, para acessar o painel, clique em Acessar WordPress - Se necessário, veja como acessar
2Em seguida, no assistente de configuração inicial de WordPress, clique em Iniciar Configuração - ele vai te ajudar com os primeiros passos para a criação de seu site em WordPress
3Escolha o nível de conhecimento que você tem em criar sites com WordPress e clique em Continuar Configuração
4Em seguida, escolha o tipo e segmento do site/loja que vai criar no WordPress
5Na nova tela veja em detalhes as funcionalidades:
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2. Informações da loja - caso seu site seja uma loja
Caso não deseje usar as funcionalidades do assistente clique no ícone do jacaré e depois clique em O que vem por aí em seguida clique em Configuração completa - será direcionado para o painel de WordPress
1. Informações Básicas
Nesta seção você encontra a identificação de seu site que irá aparecer nos motores de busca
Para isso, preencha as seguintes informações:
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A) Título - nome do site
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B) Descrição - escreva uma frase curta sobre seu site
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C) Redes sociais - coloque o link das redes sociais do seu negócio
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D) Logo - imagem de identificação de seu site
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E) Preview - pré-visualização de como seu site aparecerá nos mecanismos de buscas de acordo com os itens preenchidos acima
Em cada um dos itens clique em Seguir ou no menu lateral escolha o item que deseja editar
Caso não deseje preencher estes itens, clique em Pular esta etapa
2. Informações da loja
Caso você tenha uma loja, nesta seção adicione as informações de contato de seu site:
Endereço
Preencha as informações de endereço - Você pode deixar sem preencher e clicar em Seguir - Se irá adicionar as informações, a maioria das campos são obrigatórios.
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A) Onde fica sua loja - por padrão está preenchido automaticamente para o Brasil – Caso deseje trocar, escolha o país que está localizada a loja física ou o endereço do lojista, é um campo obrigatório
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B) Endereço - caso tenha uma loja física, informe os detalhes de endereço como nome da rua, bairro e complemento - Se desejar, pode preencher com os seus dados – campo obrigatório
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C) Cidade/ Estado/ CEP - campo obrigatório
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D) E-mail - endereço de e-mail de contato – campo obrigatório
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E) Qual moeda você deseja exibir em sua loja - por padrão está preenchido automaticamente para “Brazilian real (BRL R$)”. Caso deseje trocar, escolha o tipo de moeda que aceita sua loja
Informações do produto
1Escolha as seguintes informações:
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A) Que tipo de produtos você quer vender - selecione os itens de acordo a seu negócio;
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B) Quantidade de produtos a vender - selecione um intervalo de quantos produtos você vai vender, exemplo 101-1000.
2Em seguida, clique em Continuar Configuração
3. Design
Nesta seção você personaliza o visual do site, veja como:
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A) Tema - escolha o tema
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B) Cores - escolha uma paleta de cores predefinida ou personalize eles clicando em Selecione cores personalizadas+
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C) Fontes - escolha o tipo de fonte
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D) Cabeçalho e Menu - escolha o layout que deseja – você conseguirá ver uma pré-visualização
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E) Layouts de Página inicial - escolha o layout para sua página principal
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F) Layout de páginas - escolha as páginas que deseja adicionar no site - Por exemplo: “Sobre, Contato, Depoimentos, Blog”
Em cada um dos itens clique em Seguir ou no menu lateral escolha o item que deseja editar
4. Configurações
Nesta seção se encontra alguns plugins que ajudarão no desempenho de seu site – Por padrão já estará selecionado alguns. Se no momento não deseja instalar nenhum desmarque as caixas
Em seguida, clique em Seguir ou no menu lateral escolha o item que deseja editar
5. O que vem por aí
Esta seção é a etapa final das configurações iniciais onde indica que você criou um tema, adicionou alguns recursos e pode continuar personalizando seu site, para acessar o painel do WordPress, clique em Configuração completa ou Finalizar
Caso deseje voltar ao menu principal, clique sobre o ícone do jacaré ou Menu de Onboarding
Agora, para continuar configurando o seu site veja como usar o Plugin HostGator para o WordPress
E para te ajudar no visual e conteúdo do site, confira algumas dicas que separamos:
- Principais dicas para usar o WordPress e o WooCommerce
- Como personalizar o tema do site no WordPress
- Como criar e editar páginas no WordPress
- Como criar um post em um blog no WordPress
- Como instalar plugins no WordPress
- Como configurar e usar um formulário no seu site WordPress
- Como trabalhar o SEO do site em WordPress com o Plugin Yoast
- Como usar o Elementor no WordPress
- Como configurar a loja virtual através do WooCommerce
- Como fazer as configurações gerais para cadastro de produtos no WooCommerce
- Como cadastrar produtos na loja virtual através do WooCommerce
- Como definir as opções de pagamento na loja virtual do WooCommerce
- Como configurar as opções de envio e frete na loja virtual através do WooCommerce