Para começar a usar o e-mail Titan, é necessário verificar a propriedade do domínio vinculado a conta de e-mail, configurando os registros SPF e MX.
Antes de iniciar a criação da conta de e-mail, confira as informações abaixo:
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✓ A configuração deverá ser realizada no painel onde o DNS do domínio aponta. Por exemplo, se você tem o domínio apontado para um plano de hospedagem na HostGator, faça a configuração aqui em seu painel. Se você tem o domínio apontado para um plano em outro provedor, faça a configuração no painel do respectivo provedor;
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✓ Para fazer a configuração, é preciso acessar a zona DNS do domínio. Veja como acessá-la na HostGator e em outros provedores
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✓ Neste material vamos ensinar como fazer a configuração em nosso painel, caso precise configurar em outra empresa, recomendamos que procure o suporte da empresa que possui autoridade no DNS do domínio e peça que eles criem os registros SPF e MX da Titan em seu domínio;
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✓ Após realizar a devida configuração, aguarde o período de propagação das informações, que poderá levar até 72 horas. Durante este período pode ser que o serviço de e-mails oscile entre online e offline.
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✓ Esta configuração fará com que o serviço de e-mails relacionado ao domínio deixe de funcionar no servidor atual e passe a funcionar nos servidores da Titan. Por exemplo, se você usa o webmail padrão da hospedagem, o recebimento e envio de e-mails deixará de funcionar nele e passará a funcionar na Titan. Caso se enquadre nessa situação, recomendamos fazer um backup das suas caixas de e-mail antes de fazer a configuração;
Com as informações conferidas, veja:
Como criar os registros SPF e MX no domínio
1No Portal do Cliente, clique na aba Domínios
2Em seguida, no domínio vinculado a conta de e-mail Titan, clique em Alterar DNS
3Clique no procedimento que deseja visualizar:
Inserir SPF da Titan
4Na seção Zona de DNS, na barra de busca, procure por spf
5Depois, na linha do registro spf, clique em Editar
6Preencha as informações nos campos conforme indicado:
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Tipo: selecione TXT;
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Nome: insira o domínio vinculado a conta de e-mail Titan (sem www), ou insira o símbolo @
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TTL: insira o valor 3600
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Texto: insira o valor v=spf1 include:spf.titan.email ~all
7Por fim, clique em Salvar
No lugar do termo “seudominio.com.br” use o domínio real vinculado a conta de e-mail Titan
Inserir registros MX da Titan
4Na seção Zona de DNS, no filtro abaixo da barra de busca, clique na opção MX
5Exclua o(s) registro(s) MX existente(s). Na linha do registro, clique em Excluir
6Na mensagem de confirmação clique novamente em Excluir
7Para inserir o primeiro registro MX, clique em Adicionar Registro e preencha as informações nos campos conforme indicado:
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Tipo: selecione MX;
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Nome: insira o domínio vinculado a conta de e-mail Titan (sem www) ou insira o símbolo @
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TTL: insira o valor 3600
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Prioridade: insira o valor 10
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Destino: insira o valor mx1.titan.email
8Depois, clique em Adicionar
No lugar do termo “seudominio.com.br” use o domínio real vinculado a conta de e-mail Titan
9Para inserir o segundo registro MX, clique novamente em Adicionar Registro e preencha as informações nos campos conforme indicado:
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Tipo: selecione MX;
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Nome: insira o domínio vinculado a conta de e-mail Titan (sem www) ou insira o símbolo @
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TTL: insira o valor 3600
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Prioridade: insira o valor 20
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Destino: insira o valor mx2.titan.email
10Depois, clique em Adicionar
No lugar do termo “seudominio.com.br” use o domínio real vinculado a conta de e-mail Titan
Como verificar se o domínio já foi validado
Após criar os registros SPF e MX e aguardar a propagação, é possível verificar se o domínio foi validado e está pronto para uso. Somente após a validação do domínio o serviço de e-mails irá funcionar corretamente. Veja como fazer a validação:
1No Portal do Cliente, clique na aba E-mails
2Em seguida, no domínio vinculado a conta de e-mail Titan, clique em Gerenciar
3Depois, clique na opção Verificação de Domínio
4Na próxima tela, confira o status dos Registros MX e TXT (spf):
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Se os dois registros estiverem com o status como "Verificado" é porque está tudo certo e a conta de e-mail está pronta para uso;
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Se os dois registros, ou um deles estiver com o status como "Não verificado", realize os seguintes passos:
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Confira se os registros foram criados corretamente;
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Verifique novamente depois de algumas horas: para isso, retorne na opção de verificação de domínio, marque a opção "Fiz essas alterações no painel de controle de DNS" e clique em “Verifique o meu domínio”
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