O backup é uma cópia de segurança dos seus dados de site, como arquivos, pastas do banco de dados e os e-mails.
Assim, tendo um backup dos seus arquivos, poderá restaurá-lo se algo acontecer, como uma invasão, exclusão ou quebra no layout do seu site devido alguma configuração.
É recomendado fazer e atualizar os backups regularmente, garantindo que a versão mais atualizada esteja sempre disponível para restauração. A frequência nas atualizações e edições dentro de seu site geralmente determinará com que recorrência você deve realizar backups.
Veja abaixo:
Como fazer um backup
Para realizar um backup o plano deve estar ativo.
Tem várias opções de backup que você pode fazer para ter uma cópia de segurança dos dados que você deseja.
Dependendo do tipo do backup executado vai obter resultados distintos. Veja abaixo quais são:
- Backup completo
- Backup do diretório principal (backup parcial)
- Backup dos e-mails
- Backup do banco de dados (avançado)
Backup completo
Este tipo de backup baixa uma cópia de segurança de todos os arquivos que constam na hospedagem. Isso inclui arquivos e pastas dos diretórios, como e-mails do webmail (cPanel) e banco de dados de todos os sites existentes em sua conta (diretório principal, domínios adicionais e subdomínios) - Se necessário, veja como fazer
Backup do diretório principal (backup parcial)
Este tipo de backup baixa uma cópia dos arquivos presente no diretório base da hospedagem (/home/usuário) - não inclui banco de dados e e-mails.
Existem duas opções:
- Através do Portal do Cliente (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
- Através do cPanel
Através do Portal do Cliente
Para realizar o backup você precisa possuir menos de 10GB ou 10 mil arquivos (inodes) de conteúdo em uso no plano de hospedagem.
Veja abaixo como fazer:
1No Portal do Cliente, clique em Hospedagens e servidores
2Em seguida, no plano de hospedagem que deseja fazer o backup, clique em Backup
3Em seguida, em “Primeiros passos - Backup" clique em Iniciar Backup/Restauração
4Na nova tela, escolha Gerar um backup
5No tipo de backup, escolha Backup do diretório inicial
6Em seguida, clique em Fazer backup
7Na tela de fazer backup, leia as informações e clique em Baixar backup - Caso tenha iniciado o backup e deseje gerar um novo, aguarde a conclusão do download em andamento - Ao concluir, confira o arquivo nos downloads do seu computador.
Se necessário, veja como restaurar um backup
Através do cPanel
Para realizar o backup você precisa possuir menos de 10GB ou 10 mil arquivos (inodes) de conteúdo em uso no plano de hospedagem.
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por Backup e clique na opção encontrada
3Na próxima tela, desça até “Backup parciais”, e no campo “Baixar um backup de diretório principal”, clique em Diretório inicial
4Aguarde a conclusão do download do arquivo antes de gerar um novo e confira o arquivo nos downloads do seu computador
Backup dos e-mails
Este tipo de backup faz uma cópia das informações armazenadas nas contas de e-mail do domínio.
Escolha a opção de acordo ao e-mail que usa:
E-mail cPanel
Existem duas formas de fazer o backup para e-mail webmail (cPanel), veja:
Backup do banco de dados (avançado)
Este tipo de backup baixa uma cópia de todos os dados MySQL armazenados na hospedagem.
Veja como fazer:
- Através do Portal do Cliente (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
- Através do phpMyAdmin (Planos P, M, Turbo, Business, Plus, Revenda e VPS)
- Através do SSH (Servidores VPS e Dedicado Linux)
Através do Portal do Cliente (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
1No Portal do Cliente, clique em Hospedagens e servidores
2Em seguida, no plano de hospedagem que deseja fazer o backup e clique em Backup
3Em seguida, em “Primeiros passos - backup" clique em Iniciar Backup/Restauração
4Na nova tela, escolha Gerar um backup
5No tipo de backup, escolha Backup do banco de dados
6Em seguida, clique em Fazer backup via cPanel - será direcionado para o cPanel
7No cPanel em “Baixar backup de um banco de dados MySQL” clique no nome do banco de dados - Caso tenha iniciado o backup e deseje gerar um novo, aguarde a conclusão do download em andamento - Ao concluir, confira o arquivo nos downloads do seu computador.
Se necessário, veja como restaurar um backup
Como restaurar um backup
Antes de fazer a restauração é importante certificar-se que o plano esta ativo e o do lugar onde se encontra armazenado o backup a restaurar, o conteúdo dele e que os arquivos não estão corrompidos.
Veja abaixo as opções:
- Restauração do backup completo
- Restauração do diretório principal
- Restauração dos e-mails
- Restauração do banco de dados
- Restauração de acesso ao editor do Criador de Sites
- Restauração de Plano Cancelado
Restauração do diretório principal
Você realizará o upload do arquivo de backup do diretório principal (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda), veja como:
Através do Portal do Cliente
1No Portal do Cliente, clique em Hospedagens e servidores
2Em seguida, no plano de hospedagem que deseja fazer o backup e clique em Backup
3Em seguida, em “Primeiros passos - Backup" clique em Iniciar Backup/Restauração
4Na nova tela, escolha Restaurar um backup
5Existem duas possibilidades para restaurar o backup, escolha:
- Sim, tenho o arquivo - você tem no computador o arquivo para restaurar;
- Não, quero usar um arquivo da HostGator - você não tem o arquivo e deseja usar uma versão salva pela HostGator.
Sim, tenho o arquivo
6No tipo de backup a restaurar, escolha Backup do diretório inicial
7Em seguida, clique em Continuar
8Na tela de "Restaurar backup - Diretório inicial ou Banco de Dados“ leia as informações e clique em Restaurar via cPanel - Você será direcionado para o assistente de backup no cPanel.
9No cPanel, clique em Restaurar
10No campo “tipo de restauração”, clique em Diretório inicial
11Clique em Escolher arquivo e localize o arquivo de backup que você baixou em seu computador - O arquivo precisa ser extensão “tar.” ou “tar.gz”, e deve ser de 500 MB para o Diretório inicial
12Para concluir, clique em Carregar - Após o carregamento aparecerá uma mensagem de conclusão do upload
Não, quero usar um arquivo da HostGator
6No tipo de backup a restaurar, escolha Backup do diretório inicial
7Em seguida, clique em Solicitar restauração - Você será direcionado para a tela de Chamados para abrir uma solicitação para o suporte.
8Agora, preencha as seguintes informações para abrir o chamado:
-
A) Leia todas as informações
-
B) Na seção "Preencha os dados abaixo", aparecerá automaticamente preenchidos alguns campos
-
C) Em seguida, informe o nome de domínio e o nome dos arquivos que deseja restaurar – separe-os por vírgulas, por exemplo, seudominio.com.br, dominio.com
-
D) No campo "Escolha uma das datas para restaurar", escolha a data que deseja restaurar
-
E) Marque a opção para confirmar que leu e concorda com os termos de restauração e a cobrança
9Em seguida, clique em Abrir Chamado
Através do cPanel
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por Backup e clique na opção encontrada
3Na próxima tela, em “Restaurar um backup do diretório inicial”, clique em Escolher arquivo
4Localize o arquivo de backup que você baixou em seu computador - O arquivo precisa ser extensão “tar.” ou “tar.gz”, e deve ser de 500 MB para o Diretório
5Para concluir, clique em Carregar - Após o carregamento aparecerá uma mensagem de conclusão do upload
Restauração dos e-mails
Escolha a opção de acordo ao tipo de e-mail que utiliza e veja como restaurar:
Restauração do banco de dados
Este tipo de restauração pode ser para um domínio específico ou vários domínios. Ao restaurar, todo o conteúdo do site e/ou, banco de dados serão substituídos pelo conteúdo restaurado.
Veja como fazer:
- Através do Portal do Cliente (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
-
Através do phpMyAdmin - (Planos P, M, Turbo, Business, Plus, Revenda e VPS). Tamanho máximo do arquivo .sql permitido para upload é de 50MB
Através do Portal do Cliente (Planos P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
1No Portal do Cliente, clique em Hospedagens e servidores
2Em seguida, no plano de hospedagem que deseja fazer o backup e clique em Backup
3Em seguida, em “Primeiros passos - Backup" clique em Iniciar Backup/Restauração
4Na nova tela, escolha Restaurar um backup
5Existem dois possibilidades para restaurar o backup, escolha:
- Sim, tenho o arquivo - você tem no computador o arquivo para restaurar;
- Não, quero usar um arquivo da HostGator - você não tem o arquivo e deseja usar uma versão salva pela HostGator.
Sim, tenho o arquivo
6No tipo de backup a restaurar, escolha Backup do banco de dados
7Em seguida, clique em Continuar
8Na tela “Restaurar backup - Diretório inicial ou Banco de Dados” leia as informações e clique em Restaurar via cPanel - Você será direcionado para o assistente de backup no cPanel. Lembre-se de que ao restaurar todas as modificações feitas nos arquivos e dados do site serão perdidas, desde a data de criação do arquivo de backup.
9No cPanel, clique em Restaurar
10No campo “tipo de restauração”, clique em Bancos de dados MySQL
11Clique em Escolher ficheiro e localize o arquivo de backup que você baixou em seu computador - O arquivo precisa ser extensão “tar.” ou “tar.gz”, e deve ser de 50 MB para Banco de Dados.
12Para concluir, clique em Carregar - Após o carregamento aparecerá uma mensagem de conclusão do upload
Não, quero usar um arquivo da HostGator
6No "tipo de backup a restaurar", escolha Backup do banco de dados
7Em seguida, clique em Solicitar restauração - você será direcionado para a tela de Chamados para abrir uma solicitação para o suporte.
8Agora, veja como preencher o formulário para abrir o chamado.
Através do Suporte
1No Portal do Cliente, no menu superior, clique em Suporte
2Em seguida, clique em Abrir Novo Chamado
3Na tela de abertura de chamado, no campo “Para qual produto/serviço deseja suporte?”, escolha o plano que deseja migrar
4No campo “Qual o setor?” clique em Técnico
5No campo “Qual a sua necessidade?”, clique em Restaurar de backup (Rotina HostGator)
6Leia com atenção as informações
7No campo "Tipo de restauração" escolha Banco de Dados
8Os campos “usuários", "servidor" e "domínio” aparecerá automaticamente preenchidos
9Em seguida, informe o nome do banco de dados que deseja restaurar, por exemplo usuario_wp123 – se necessário, veja como saber
10No campo "Escolha uma das datas para restaurar", escolha a data que deseja restaurar
11Marque a opção para confirmar que leu e concorda com os termos de restauração e a cobrança
12Em seguida, clique em Abrir Chamado
Restauração de acesso ao editor do Criador de Sites
Esta restauração é para o painel de edição do Criador de Sites, nenhum banco de dados ou e-mail será restaurado.
Se usava o editor avançado, terá que recriar seu site
1No Portal do Cliente, no menu superior, clique em Suporte
2Em seguida, clique em Abrir Novo Chamado
3Na tela de abertura de chamado, no campo “Para qual produto/serviço deseja suporte?”, escolha o plano que deseja migrar
4No campo “Qual o setor?” clique em Técnico
5No campo “Qual a sua necessidade?”, clique em Restauração de acesso ao editor do Criador de Sites
6Leia com atenção as informações
7Marque as opções e confirme estar ciente do valor de R$ 100,00 e dos termos da restauração
8Para concluir a solicitação, clique em Enviar
Restauração de Plano Cancelado
1No Portal do Cliente, no menu superior, clique em Suporte
2Em seguida, clique em Abrir Novo Chamado
3Na tela de abertura de chamado, no campo “Para qual produto/serviço deseja suporte?”, escolha o plano que deseja migrar
4No campo “Qual o setor?” clique em Técnico
5No campo “Qual a sua necessidade?”, clique em Restauração de Plano Cancelado
6Leia com atenção as informações
7Informe o domínio principal do plano cancelado que deseja restaurar
8Marque as opções e confirme estar ciente do valor de R$ 100,00 e dos termos de restauração
9Para concluir a solicitação, clique em Enviar