Alterar temas no WordPress é um procedimento delicado, uma vez que o tema está integrado às funcionalidades do seu site. Existem significativas variações de estilo entre cada opção de tema, e quanto mais complexo (funcionalidades e recursos avançados com codificação) for o tema, maior será a dificuldade de modificá-lo. Essas mudanças podem gerar problemas afetando o funcionamento do seu site e deixá-lo fora do ar.
Essa alteração de tema será apenas no domínio que irá selecionar neste procedimento - Caso tenha mais domínios com o WordPress ativo, eles não serão afetados.
Veja como fazer:
- Etapa 1: Salvar dados do tema antigo
- Etapa 2: Habilitar o modo manutenção no site
- Etapa 3: Instalar novo tema
- Etapa 4: Adicionar a personalização e corrigir os erros
Etapa 1: Salvar dados do tema antigo
Antes de mudar seu tema, certifique-se de salvar os seguintes dados do tema antigo:
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Arquivo de backup do site - Antes de iniciar a alteração no tema, crie um backup completo do seu site. É importante se preparar para possíveis problemas ou erros e permitirá que você restaure seu site para o estado anterior, se necessário;
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Snippets de código - Inclui todo o código que não faz parte dos plugins ou do núcleo principal do WordPress. Certifique-se de registrar qualquer código personalizado que tenha sido adicionado ao tema atual;
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Código de acompanhamento do Google Analytics ‒ Se você integrou o código do Google Analytics ao seu tema atual, é essencial que você o mantenha ou transfira para o novo tema. Caso contrário, você perderá a capacidade de rastrear o desempenho do seu site após a mudança de tema;
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Conteúdo da barra lateral e de widgets ‒ Cada tema possui áreas de barra lateral e widgets diferentes. Ao trocar de tema, a disposição e visibilidade dessas áreas podem ser afetadas. Portanto, é importante tomar nota de qualquer código personalizado inserido nessas áreas para que você possa reconfigurá-los conforme necessário;
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Verificação de desempenho - Avalie a velocidade de carregamento e o desempenho atual do seu site. Certifique-se de que o novo tema ofereça um desempenho igual ou superior ao anterior para garantir uma boa experiência de navegação aos usuários.
Agora veja a etapa 2
Etapa 2: Habilitar o modo manutenção no site
O modo de manutenção do WordPress é um status que informa aos visitantes do seu site que há uma manutenção acontecendo ali, ajudando a preservar a credibilidade da sua marca.
É uma página ou mensagem que substitui o real conteúdo do seu site. Nessa página, você pode adicionar o tempo estimado para que seu site esteja no ar novamente.
Existem várias formas te ativar o modo manutenção no WordPress, veja as opções e escolha uma delas:
- Via plugin de WordPress (forma fácil)
- Via arquivo functions.php (avançada)
Via plugin de WordPress (forma fácil)
1Instale o plugin LightStart – Maintenance Mode - Se necessário, veja como fazer
2Depois da ativação, na barra lateral aparecerá o plugin, clique em LightStart
3Em seguida, na seção “Geral” preencha as seguintes informações
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A) No campo “Status”, clique em Ativado – Isso ativará o modo manutenção;
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B) No campo “Bypass para robôs de busca” - Se você escolher a opção Sim, os robôs dos mecanismos de busca vão poder acessar seu site durante o período de manutenção;
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C) As opções “Backend” e “Frontend Roles” - Você pode determinar quais usuários de quais funções podem acessar o site durante a manutenção - Pode deixar a opção vazia, neste caso, somente os administradores terão acesso
4Na seção “Visual” você pode deixar a página de manutenção com uma aparência personalizada, para isso:
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A) Na opção “Select page” - Selecione maintenance Page (página de manutenção)
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B) Na opção “Pick a template” - Escolha um dos modelos iniciais para sua página de manutenção.
5Opcionalmente pode personalizar a seção “Módulos” para colocar o Google Analytics e a seção “Manage Bot” se deseja configurar um chatbot na página
6Para concluir, clique em Save settings (salvar configurações)
Agora veja a etapa 3
Via arquivo functions.php (avançada)
É possível colocar o WordPress em modo manutenção e customizar a página sem a necessidade de plugins. Veja como:
1Acesse o cPanel - Se necessário, confira como acessar
2Na barra de busca, procure por Gerenciador de arquivos e clique na opção encontrada
3Para procurar o arquivo “functions.php", existem duas opções:
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Se for o domínio principal: clique na pasta public_html
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Se for em um domínio adicional: clique na pasta/diretório do domínio onde deseja fazer a alteração
4Agora, clique na pasta wp-content
5Em seguida, clique na pasta Themes
6Procure o nome de seu tema e clique sobre ele
7Clique sobre arquivo funtions.php e após, no topo da página, clique em Editar
8Em seguida, clique novamente em Edit
9Agora, coloque as seguintes linhas:
// Activate WordPress Maintenance Modefunction wp_maintenance_mode() { if (!current_user_can('edit_themes') || !is_user_logged_in()) { wp_die('<h1>Em manutenção</h1><br /> Site em manutenção planejada. Por favor, volte mais tarde.'); } } add_action('get_header', 'wp_maintenance_mode');
Substituía o “Em manutenção” e “Site em manutenção planejada. Por favor, volte mais tarde” pela mensagem que desejar
10Para concluir, clique em Salvar alterações
Agora veja a etapa 3
Etapa 3: Instalar novo tema
Para realizar a instalação de um tema em um site construído na plataforma WordPress, veja como fazer
Etapa 4: Adicionar a personalização e corrigir os erros
Veja algumas configurações para restaurar antes de ativar novamente o site, caso você tenha código e configurações personalizados do tema anterior:
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Páginas ‒ Ao fazer a alteração para o novo tema no seu site WordPress, verifique e ajuste o layout e a formatação das áreas de widgets em todas as páginas para garantir que elas estejam em conformidade com o novo design;
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Código ‒ Certifique-se de adicionar trechos de código, códigos de acesso específicos do tema, código de acompanhamento e o conteúdo da barra lateral conforme necessário. Além disso, esteja atento ao layout das barras laterais, pois ele pode mudar com a transição do tema, então verifique e reajuste o posicionamento dos widgets de acordo com o novo tema;
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Conteúdo do site ‒ A troca de temas não deve afetar o conteúdo existente do site, mas é sempre importante verificar se todo o conteúdo está em seu devido lugar após a mudança. Verifique páginas, postagens e outros elementos de conteúdo para garantir que nada tenha sido perdido ou desconfigurado;
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Favicon ‒ Verifique se o favicon está exibindo corretamente após a mudança de tema. Se não estiver, você pode adicionar novamente o favicon através do personalizado do WordPress para garantir uma identidade visual consistente - Se necessário, veja como personalizar o tema do site no WordPress
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Plugins ‒ Como alguns temas vêm com plugins pré-instalados e recursos específicos do tema, certifique-se de que esses plugins não entrem em conflito com os plugins existentes em seu site. Verifique se todos os plugins estão funcionando corretamente após a mudança de tema;
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Cache ‒ Antes de lançar o novo tema, abra seu site WordPress em vários navegadores e certifique-se de limpar o cache. Isso eliminará todos os arquivos estáticos do site, evitando problemas de carregamento de página.