Parabéns! Você completou os primeiros passos para sua presença online.
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Agora é necessário finalizar a estruturação do seu site. Para isso, vamos abordar alguns tópicos como a organização das páginas, certificado de segurança (SSL), plugins e finalizaremos com a instalação de uma ferramenta de avaliação de resultados.
Etapas do tutorial |
Tempo estimado para conclusão |
Nível de conhecimento |
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15 dias |
Básico |
1. Organização do site
Agora que você iniciou seu site escolhendo a plataforma e o tema adequado para seu negócio é necessário estabelecer a estrutura de páginas. Para isso, divida seu site por tópicos, com o objetivo de que as informações sejam encontradas com facilidade e a navegação seja clara e intuitiva.
Veja nossa página sobre:
Algumas divisões possíveis que você pode inserir no seu site:
Página Inicial: esta é a primeira impressão que o usuário terá do seu site. Utilize imagens leves para agilizar o carregamento da página. É importante que o logo da sua marca esteja presente. Apresente um menu de navegação simples e objetivo.
Sobre: nesta página você poderá explicar de forma mais aprofundada o seu objetivo de negócio, ou o objetivo do seu site pessoal. Você ainda pode explicar sobre sua história ou a jornada de sua empresa, missão, visão e valores.
Blog: seja seu site institucional ou pessoal, gerar conteúdo pode ajudar a torná-lo mais relevante para mecanismos de busca. Lembre-se que cada página do seu site é como uma porta de entrada diferente para novos visitantes e quanto mais conteúdo de qualidade você tiver, mais espaço você terá na web, e mais pessoas poderão entrar no site. Falaremos mais sobre conteúdo futuramente, mas a criação de um blog pode ser muito importante.
Contato: esta página é crucial, pois você precisa estar acessível para receber comunicações e até mesmo fechar negócios. Alguns dados importantes para contato:
- Nome
- E-mail profissional (você já criou)
- Telefone
- Redes Sociais: Caso ainda não tenha, crie perfis nas redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram. Escolha as principais redes de acordo com o objetivo do seu site e veja as 8 métricas de redes sociais mais importantes para você analisar.
- WhatsApp Business: É uma ferramenta poderosa para contato, pois é a terceira rede social mais utilizada do Brasil. Veja como integrar WhatsApp Business ao site da sua empresa, ou assista o módulo 3 do Curso Boas práticas para expandir seu negócio na internet.
- Formulário: Como criar um formulário de contato que agrada seu cliente
2. Certificado de Segurança (SSL)
O SSL é um certificado de segurança, criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados pela web. Ele trabalha por criptografia das informações e pode ser identificado pelo “https” no início do endereço do site. A HostGator oferece esse certificado de forma gratuita para nossos clientes.
Se você utiliza o Criador de Sites, só precisa aderir o certificado seguindo este passo a passo: Como solicitar o certificado SSL grátis
Ou se você está utilizando o WordPress, o SSL será instalado automaticamente. Basta utilizar o plugin Really Simple SSL. Caso o endereço do seu site ainda fique sem a inicial "https", entre em contato com nosso suporte.
3. Plugins
Caso você tenha utilizado no seu site o Criador de Sites, não se preocupe com este passo, sua página já possui algumas das facilidades que os plugins proporcionam, como a leitura do seu site para ranqueamento no Google.
Se você optou pelo WordPress para a criação de seu site, é possível customizar a estrutura com a utilização de plugins. Para aprender a instalar plugins você pode acessar o nosso curso, Meu site WordPress no ar, onde falamos sobre o tema mais precisamente no módulo 4. Conheça abaixo alguns plugins importantes para o seu site:
- Ranqueamento no Google: o Yoast SEO pode te ajudar com o ranqueamento do seu site no Google. Conheça um pouco mais sobre o que é SEO e porque é importante.
- Otimização de carregamento: os plugins W3 Total Cache e EWW Image Optimizer melhoram a velocidade de carregamento do site.
- Comentários e integração com redes sociais: o Disqus é um sistema de comentários e compartilhamento com redes sociais eficiente.
Conheça mais 8 excelentes plugins para WordPress. Se estiver criando um e-commerce com WooCommerce, veja também 8 Plugins para WooCommerce fundamentais para seu site.
4. Google Analytics
O Google Analytics é uma solução gratuita que coleta as informações de acesso do seu site, possibilitando a análise de resultados. Algumas informações básicas que o Google Analytics proporciona são: número de usuários, taxa de rejeição, como os usuários chegam ao seu site (exemplo: busca, redes sociais, digitando o endereço etc), páginas mais visitadas e localização dos usuários (cidade, estado e país).
Veja o nosso artigo sobre como configurar o Google Analytics: guia básico para seu site, e aprenda a criar sua conta e também a instalar o código no seu site WordPress. Após a criação da conta, se você utiliza o criador da HostGator, veja como colocar o Google Analytics no Criador de Sites Rápido.
5. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que tem o objetivo de ajudar as pessoas na sua região a encontrar a sua empresa quando utilizam a pesquisa do Google. É uma solução importante para encontrar clientes próximos a você, tendo um estabelecimento comercial ou não, já que não existe a necessidade de apresentação de um endereço para o público.
Você pode indicar o seu endereço, telefone, horário de funcionamento, inserir fotos e vídeos da sua empresa ou de produtos, receber e responder comentários de clientes, publicar promoções e até mesmo visualizar relatórios completos das ações dos seus usuários.
- Veja este artigo sobre “o que é Google Meu Negócio e como inscrever a minha empresa?”; e
- Aprenda mais no curso "Boas práticas para expandir seu negócio na internet" , módulo 1.
Após finalizar estes cinco passos, siga para nossa terceira etapa na jornada: Promovendo Meu Site.