Nos servidores VPS e Dedicado, é possível verificar e analisar os e-mails que estão aguardando para serem enviados, ou com erros de envio. Veja como:
Através da interface do WHM
1No WHM, na barra de busca, procure por Email
- Em seguida, clique na opção Gerenciador de fila de email
2Na nova tela, clique na opção Executar relatório
3No fim da página, é possível verificar os e-mails que estão na fila de saída do seu servidor, aguardando para serem enviados ou com erros no envio
- Para o detalhamento de um e-mail específico, na barra de Ações ao lado do e-mail, clique sobre a lupa
4Ao clicar na lupa é possível ver os detalhes referente a mensagem, como:
- Date: data de envio
- From: e-mail que enviou a mensagem
- To: e-mails que deveriam receber as mensagens
- Subject: assunto
- Conteúdo do e-mail
5É possível filtrar um endereço de e-mail específico. Para isso, no início da página, em Gerenciador de fila de email, preencha a caixa de pesquisa
- Em seguida, clique em Executar relatório
6Nos e-mails filtrados é possível realizar algumas ações, como:
- Entregar selecionados: tenta o reenvio das mensagens selecionadas;
- Excluir selecionado: remove as mensagens selecionadas da fila de envio;
- Entregar tudo: tenta reenviar todas as mensagens da fila;
- Excluir tudo: faz a limpeza de toda a fila de email.
Através do terminal de comando (SSH) - via WHM
- Como visualizar e reenviar a fila de e-mails e gerar um relatório dos envios
- Como analisar o relatório gerado
Como visualizar e reenviar a fila de e-mails e gerar um relatório dos envios
1No WHM, procure por Terminal
- Em seguida, clique em Terminal
2Para visualizar a fila de e-mails e reenviá-los, use os seguintes comandos:
Para exibir todos os e-mails que estão em fila:
exim -bp
Para contar os e-mails em fila:
exim -bpc
Para reenviar a fila:
exim -q -v
3Busque um relatório de envios de e-mail dos últimos dias para analisar o uso do servidor
- É possível executar a busca para todo o servidor, usando o comando ec root
- É possível executar a busca para um usuário cPanel, usando o comando ec usuário
Substitua o termo usuario pelo usuário do cPanel da conta
-
Se desejar filtrar a busca por dia ou hora, na linha de comando, utilize os seguintes parâmetros:
- -d para dias, exemplo: -d 30 (busca para trinta dias)
- -h para horas, exemplo: -h 48 (busca as últimas 48 horas)
- -d para dias, exemplo: -d 30 (busca para trinta dias)
Como analisar o relatório gerado
1Volume de envio
Essa informação indica a quantidade de e-mails enviados por dia ou hora, por usuário ou servidor, de acordo com o parâmetro informado no filtro da busca.
Exemplo da imagem abaixo:
No dia 01/06/2021,o volume de e-mails disparados pelo servidor foi de:
00h: 13 e-mails
01h: 14 e-mails
02h: 12 e-mails
03h: 12 e-mails
04h: 16 e-mails
...
2Contas usadas para o envio
A seção Email addresses sent from exibe as contas que foram usadas para o envio e a quantidade de envios realizados dentro do período solicitado.
Exemplo da imagem abaixo:
As contas exibidas, enviaram os seguintes volumes de e-mail:
azeitona@: 576 e-mails
contato@: 122 e-mails
laurabab@: 71 e-mails
noreply@: 69 e-mails
lle@: 63 e-mails
3Logins (usuários) usados para o envio
A seção Logins used to send mail exibe os usuários das contas de e-mail que efetuaram os disparos e a quantidade de envios realizados dentro do período solicitado.
Exemplo da imagem abaixo:
U= significa que a mensagem foi enviada pela conta padrão do cpanel, sem autenticação. Isso não deve acontecer, pois o envio sem autenticação é na maior parte das vezes identificado como spam nos destinos. Sempre use uma conta do domínio para disparar os e-mails.
A= Dovecot_plain e Dovecot_login significa que o envio foi realizado utilizando uma conta de e-mail, através de um cliente de e-mail externo vinculada a esta conta ou webmail da hospedagem.
4Diretórios (pastas) de envio
As contas não devem utilizar um diretório para enviar e-mails, se a seção Current working directories exibir alguma informação, significa que no diretório informado, uma aplicação está instalada e realizando envio de e-mails sem autenticação, o que não é aceito pelos provedores de e-mail. Exemplo: envios por script como é o caso de formulários.
Geralmente essas aplicações são crons, formulários de contato e ou arquivos maliciosos.
Imagem de exemplo:
5Contas de e-mails que mais enviam mensagens
A seção Top recipients exibe a informação das contas de e-mail que mais dispararam e-mails e a quantidade de envios realizados dentro do período solicitado.
Imagem de exemplo:
6Assuntos mais comuns
A seção Top Subjects exibe os assuntos mais comuns entre os e-mails enviados.
Essa parte é importante para identificar o envio abusivo de mensagens com o mesmo assunto. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar crons sendo enviadas demasiadamente, mensagens de spam com assuntos relacionados a pontos bancários, milhas aéreas, etc e até mesmo mensagens impróprias.
Imagem de exemplo:
7Logs de envio
Os logs mostram as primeiras e últimas 5 linhas referentes ao intervalo de tempo solicitado no relatório.
Com essas linhas é possível ver se as contas estão utilizando autenticação, qual foi o computador que realizou o envio de algumas mensagens, assuntos e destinatários.
Imagem de exemplo: