No WordPress tem vários plugins para melhorar o SEO e o ranqueamento do seu site em páginas de busca, o mais famoso deles e mais completo é o Yoast SEO.
Caso ainda não tenha instalado, veja abaixo como instalar e em seguida como usar:
Como instalar o plugin
1Acesse seu painel do WordPress - Se necessário, veja como acessar
2No menu lateral esquerdo, clique em Plugins
3Em seguida, clique em Adicionar novo
4Na barra de pesquisa, busque por Yoast SEO
5Em seguida, clique em Instalar agora
6Para finalizar, assim que a instalação estiver completa, clique em Ativar
Como usar o plugin
Uma série de configurações específicas são disponibilizadas pela ferramenta veja como começar a usar:
1No menu lateral esquerdo, em Páginas, clique na página em que gostaria de trabalhar o SEO dela
2Ao final do conteúdo da página, encontre o plugin do Yoast SEO
3No plugin existem 2 grandes temas (em abas), que são:
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A) SEO (palavras chave Yoast) - é aqui que você irá fazer as configurações de SEO na sua página, então clique sobre esta aba
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B) Legibilidade - esta é uma função relativamente nova que diz respeito ao quanto sua página é fluída e fácil de consumir - não é o nosso foco agora e podemos falar dela em outro momento :)
4A parte de SEO é dividida em 3 etapas, clique sobre cada uma abaixo e veja como usar:
5 Frase-chave principal
Geralmente é bom começar por esta parte, pois ela nada mais é do que a “palavra-chave principal” do conteúdo da página.
Palavras-chave podem ser palavras únicas, compostas ou pequenas frases. Veja 2 exemplos:
Exemplo 1: seu site é um blog e sua página é um post sobre uma viagem para o Rio de Janeiro – a palavra-chave principal pode ser: viagem / rio de janeiro / viagem para o rio de janeiro, etc;
Exemplo 2: seu site é sobre a sua empresa (petshop) e a página é a de Sobre, onde você está contando mais sobre a história da sua empresa e serviços - a palavra-chave principal pode ser: petshop / petshop para cães e gatos / banho e tosa, etc.
Defina uma palavra-chave que se repita várias vezes ao longo do conteúdo da página, e evite usar palavras-chave genéricas como apenas “viagem” ou “petshop” - quanto mais específico, mais claro será que a sua página é sobre um determinado assunto.
Feito isso, veja abaixo como fazer o resumo que aparece em páginas de busca como Google, Bing e outros.
6 Pré-visualização do Google
Aqui você precisa preencher 3 itens que vão compor o pequeno resumo das buscas do Google.
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A) Em "Título SEO", defina o título da sua página - lembre-se de usar a palavra-chave principal e se atente ao número de caracteres;
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B) Em "Slug", diga qual será o endereço da página no navegador - coloque apenas a parte relacionada a página em si (não coloque todo o seu domínio); use a palavra-chave principal e escreva tudo junto e sem espaços, se quiser separar use “hífen” entre as palavras;
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C) Em "Descrição", faça um breve resumo sobre o conteúdo da página - lembre-se de usar a palavra-chave principal e se atente ao número de caracteres.
Feito isso, veja abaixo mais algumas dicas do plugin para o conteúdo da sua página.
7 Análise de SEO
Ao final do plugin, ele dá alguns feedbacks e dicas para melhorar o SEO da sua página como um todo.
Ele mostra essas dicas como círculos verdes, amarelos, laranjas ou vermelhos. Círculos verdes significam que tudo está bom. Amarelos e laranjas exigem um pouco de atenção. E os vermelhos indicam problemas, e esses você precisa fazer alguma coisa para que o SEO não seja prejudicado.
Na barra lateral direita do painel irá mostrar o resumo do SEO da sua página, então mesmo com alguns círculos em amarelo ou laranja, pode ser que o SEO já seja considerado “bom” - então não se preocupe em tentar deixar todos “verdes”, mas quanto mais conseguir, melhor 😊