Nos Servidores Dedicado Windows é possível configurar backups automáticos da sua conta. O backup deverá ser configurado através do painel administrativo do servidor, o Plesk, disponibilizado na versão 12 e 12.5. Entenda como realizar o procedimento:
Etapa 1: Realizar as configurações de backup
As configurações realizadas irão refletir em todos os níveis de backup configurados no servidor Plesk e servirão para reduzir a carga do servidor e definir a política de uso de espaço em disco durante o processo de backup . Veja como realizar a configuração:
1Acesse o Plesk como Admin
- No menu lateral, clique em Ferramentas e Configurações
- Em seguida, na seção Ferramentas & Recursos, clique em Gerenciador de backup
2Na nova tela, clique em Configurações
3Em configurações de backup, preencha os dados conforme indicado:
- Em Número máximo de arquivos de backup agendados para armazenar: especifique o número máximo de backups agendados que podem ser armazenados em qualquer tipo de armazenamento (número máximo de arquivos de backup agendados a serem armazenados);
- Em Execute os processos de backup agendados com baixa prioridade: marque a caixa de seleção para fazer com que os processos de backup liberem recursos para outros processos no servidor;
- Em Não comprima os arquivos de backup: marque a caixa de seleção para desativar a compactação;
4Configure o Plesk para iniciar um backup apenas se o servidor tiver a quantidade especificada de espaço livre em disco;
- Por padrão, o campo virá preenchido com o valor de 20MB, mas você poderá alterar caso necessário;
5Marque as próximas configurações conforme a sua necessidade:
- Inicie o backup somente se seu servidor tiver espaço livre suficiente em disco;
- Utilizar a funcionalidade de backup MS SQL nativo;
- Permite a configuração do armazenamento de backup do FTP no servidor local;
- Salvar backups no armazenamento do servidor se o upload para FTP falhar;
6Selecione o tipo de proteção para todos os backups do Plesk armazenados no repositório do servidor (local):
- Chave de criptografia do Plesk : por padrão, todos os backups criados no Plesk são criptografados com uma chave interna. A chave é exclusiva para cada instalação do Plesk;
- Senha especificada: essa opção permite especificar uma senha para todo o servidor para proteger os backups. Esse tipo de proteção é preferível e pode ser recomendado na maioria dos casos;
Em seguida, clique em Aplicar
Depois, para salvar as alterações, clique em OK
Depois de realizar as configurações de backup, siga para a próxima etapa e defina a frequência de backup
Etapa 2: Definir a frequência do backup
Realize as definições para agendar o backup de dados:
1Acesse o Plesk como Admin
- No menu lateral, clique em Ferramentas e Configurações
- Em seguida, na seção Ferramentas & Recursos, clique em Gerenciador de backup
2Na nova tela, clique em Cronograma
3Marque a opção Ative a tarefa de backup
- Em seguida, defina com que frequência deseja executar esta tarefa de backup: opte entre executar diariamente, semanalmente ou mensalmente;
4Para reduzir o uso do espaço em disco e a duração do processo de backup, mantenha selecionada a opção Utilizar um backup adicional
- Em Realizar backup completo: especifique com que frequência os backups completos serão feitos;
- Em Manter arquivos de backup para: especifique por quanto tempo os backups devem ser armazenados;
5Na seção Configurações de Backup:
- Em fazer backup: selecione quais dados deseja fazer backup
- Em Armazenar em: será exibido o local de armazenamento dos backups. As configurações do armazenamento de FTP não estão especificadas, para especificar, clique em Configurar
6Para enviar um aviso por e-mail quando algo der errado durante o backup, marque a caixa de seleção específica para isso e informe um endereço de e-mail no campo em aberto
- Em Suspender os domínios até que a tarefa de backup seja concluída: selecione esta opção para proibir que os usuários façam alterações no conteúdo ou nas configurações dos sites enquanto estiverem sendo copiados;
7A opção Utilizar a funcionalidade de backup MS SQL nativo estará selecionada por padrão, desmarque caso necessário
- Em seguida, clique em Aplicar
- Depois, para salvar as alterações, clique em OK