Após a criação, estruturação e divulgação do seu site, chega o momento de finalizar o percurso.
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Neste artigo traremos algumas opções para monetização do seu site e avaliação de resultados atingidos.
Etapas do tutorial |
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Nível de conhecimento |
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1. Monetização
A monetização é uma opção importante para pessoas que possuem um blog, ou página não institucional e têm o objetivo de receber lucros a partir da internet. Veja o nosso vídeo sobre como monetizar seu site:
O Google Adsense é uma das opções mais utilizadas na monetização. Você pode gerar no seu site espaços para publicidade do Google, e receber ganhos financeiros quando seus usuários acessam o site anunciado. Esta não é uma solução que deve ser utilizada para todos os ramos de negócio e pode ser ainda mais útil para você que possui um blog. Acesse a página do Google Adsense.
Posts patrocinados são uma outra forma de ganhar dinheiro com blogs. Nas postagens o autor analisa produtos e serviços, avalia e indica ao público. É uma parceria que costuma dar lucro para blogueiros e empresas, pois seguidores de blogs costumam ser fiéis. Para manter sua reputação indique somente produtos que você gosta de utilizar.
Você também pode ser um afiliado e promover produtos de outras pessoas ou empresas no seu site. Para isso, é importante que você conheça muito bem o produto que está indicando. Cada vez que alguém clica no link do seu site e compra o produto, você ganha dinheiro. Entenda o que é um programa de afiliados e como participar.
Quer saber mais sobre monetização? Veja o vídeo do nosso parceiro Diolinux sobre Google Adsense, afiliados e como conseguir parcerias.
2. Avaliação de Resultados
Você já sabe quais resultados foram atingidos com a sua presença online? Pense bem sobre isso: tão importante quanto conseguir sucesso é saber a maneira utilizada para chegar nele. Ou, quando ainda estamos no caminhando para o objetivo, é necessário saber onde podemos implementar melhorias.
- Google Analytics: no nosso segundo artigo, estruturando meu site, te ajudamos a criar a sua conta de Google Analytics. Agora é importante acompanhar os resultados obtidos. Com o Analytics, você consegue identificar, por exemplo, o número de visitas do seu site, páginas mais visitadas, tempo que os usuários costumam ficar no seu site, taxa de rejeição e muito mais. Conheça 10 métricas do Google Analytics para iniciantes.
- Google Meu Negócio: na sua ferramenta do Google Meu Negócio também é possível analisar dados, como o número de visualizações da sua página na pesquisa, taxa de cliques, solicitações de rotas de carro até seu negócio (se você possui um endereço físico cadastrado), chamadas telefônicas, etc. Acesse a sua conta do Google Meu Negócio para obter informações.
- Redes sociais: a análise de engajamento em redes sociais também pode ser um ponto essencial. O nosso parceiro Darlan Evandro possui alguns conteúdos interessantes sobre como analisar o engajamento e gerar insights no Instagram e também para saber tudo sobre o seu público no Facebook.
- Pesquisa se Mercado: você ainda pode acessar resultados de empresas do seu ramo e conhecer o comportamento de seus consumidores utilizando diversas ferramentas que analisam informações da web. O nosso parceiro Darlan Evandro tem muitas dicas sobre esse tipo de pesquisa na web:
E assim chegamos ao fim da nossa jornada! Parabéns por ter concluído todas as etapas da jornada. Agora será mais fácil de obter sucesso com seu projeto.
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