A HostGator possui uma equipe de suporte disponível 24 horas, todos os dias da semana, para auxiliar nossos clientes no que for relacionado aos nossos produtos e serviços. Saiba mais sobre:
- Como funciona o atendimento
- Faz parte do escopo do chat técnico
- Não faz parte do escopo do chat técnico
- Como entrar em contato com o Suporte
Como funciona o atendimento
A HostGator possui o suporte técnico e o suporte financeiro, ambos divididos em atendimento via chat - para problemas mais simples e de rápida resolução, e atendimento via ticket (chamado) - para problemas mais complexos que exigem mais tempo para análise e resolução.
Os agentes são treinados e possuem os devidos acessos para prestar o suporte dos produtos e serviços da HostGator.
Quando se trata de produtos e serviços externos, sempre auxiliamos o cliente da melhor forma possível, orientando as melhores práticas e indicando materiais de apoio =)
Faz parte do escopo do chat técnico
De modo geral, o Suporte técnico chat da HostGator poderá te auxiliar sobre:
- Domínios
- Planos de hospedagem e ferramentas de construção de sites
- Produtos adicionais (Sitelock, CodeGuard e G- Suite)
- E-mail, banco de dados, SSL e ferramenta FTP
Domínios
- ✓ Fazer alterações nos Nameservers (DNS) no Portal do Cliente da HostGator;
- ✓ Passar informações sobre os prazos das propagações de DNS;
- ✓ Fazer apontamentos na zona de DNS: A, CNAME, TXT, etc;
- ✓ Auxiliar a adicionar domínios na hospedagem;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Planos de hospedagem e ferramentas de construção de sites
- Planos compartilhados (P, M, Business, Plus e Turbo)
- Plano e ferramenta Criador de Sites
- Planos de Revenda
- Plano e ferramenta WordPress
Planos compartilhados (P, M, Business, Plus e Turbo)
- ✓ Auxiliar a adicionar domínios na hospedagem;
- ✓ Alterar versão de PHP e realizar ajustes no php.ini ou user.ini;
- ✓ Instruir a respeito de migrações e dos termos de serviços;
- ✓ Instruir a respeito de limites e restrições dos planos;
- ✓ Auxiliar na criação, configuração e gerenciamento de contas de e-mail, FTP, Banco de dados etc.;
- ✓ Auxiliar na configuração de Nameservers (DNS) no Portal do Cliente;
- ✓ Fazer apontamentos na zona de DNS: A, CNAME, TXT, etc;
- ✓ Importar bancos de dados via SSH, se necessário;
- ✓ Gerar cópias entre pastas;
- ✓ Auxiliar na execução de backups;
- ✓ Instruir em relação aos acessos ao plano;
- ✓ Auxiliar no que for relacionado as funcionalidades do painel cPanel;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Plano e ferramenta Criador de Sites
- ✓ Auxiliar na ativação do Criador via Portal do Cliente;
- ✓ Tirar dúvidas a respeito das funcionalidades disponíveis no Criador;
- ✓ Instruir a respeito de migrações e dos termos de serviços;
- ✓ Instruir a respeito de limites e restrições dos planos;
- ✓ Auxiliar na criação, configuração e gerenciamento de contas de e-mail, FTP, Banco de dados, etc;
- ✓ Auxiliar na configuração de Nameservers (DNS) no Portal do Cliente da HostGator;
- ✓ Instruir em relação aos acessos ao plano;
- ✓ Passar orientações para procedimentos complexos, indicando o uso de materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Planos de Revenda
- ✓ Alterar versão de PHP e realizar ajustes no php.ini ou user.ini;
- ✓ Instruir a respeito de migrações e dos termos de serviços;
- ✓ Instruir a respeito de limites e restrições dos planos;
- ✓ Auxiliar na criação, configuração e gerenciamento de contas de e-mail, FTP, Banco de dados etc.;
- ✓ Auxiliar na criação e gerenciamento de contas e pacotes no WHM de revendas;
- ✓ Auxiliar na configuração de Nameservers (DNS) no Portal do Cliente;
- ✓ Fazer apontamentos na zona de DNS: A, CNAME, TXT, etc;
- ✓ Auxiliar na configuração do DNS personalizado;
- ✓ Importar bancos de dados via SSH, se necessário;
- ✓ Gerar cópias entre pastas;
- ✓ Auxiliar na execução de backups;
- ✓ Instruir em relação aos acessos ao plano;
- ✓ Auxiliar no que for relacionado as funcionalidades do painel cPanel e WHM de revenda;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Plano e ferramenta WordPress
- ✓ Explicar as diferenças entre o plano de hospedagem WordPress e a ferramenta WordPress;
- ✓ Instruir a respeito de migrações e dos termos de serviços;
- ✓ Auxiliar na instalação da ferramenta Wordpress através do Softaculous (em planos compartilhados e revenda);
- ✓ Informar e instruir a respeito do erro 404 - página não encontrada;
- ✓ Resolver problemas de estrutura de links;
- ✓ Fazer restaurações dos arquivos default (padrão) do WordPress;
- ✓ Realizar atualizações automáticas (sob autorização do cliente);
- ✓ Desativar Plugins (mediante backup do conteúdo do banco de dados);
- ✓ Desativar Tema (apenas via banco de dados);
- ✓ Auxiliar na configuração de Nameservers (DNS) no Portal do Cliente;
- ✓ Auxiliar a adicionar e excluir domínios na hospedagem (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Fazer apontamentos na zona de DNS: A, CNAME, TXT, etc; (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Auxiliar na criação, configuração e gerenciamento de contas de e-mail, FTP, Banco de dados, etc (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Auxiliar na ativação da CDN - Sitelock (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Auxiliar na ativação do CodeGuard (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Alterar versão de PHP e realizar ajustes no php.ini ou user.ini (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Instruir a respeito de limites e restrições do Plano WordPress;
- ✓ Importar bancos de dados via SSH, se necessário (Apenas no Plano WordPress);
- ✓ Passar orientações para procedimentos complexos, indicando o uso de materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Produtos adicionais (Sitelock, CodeGuard e G Suite)
- ✓ Instruir sobre o funcionamento e limitações dos planos;
- ✓ Auxiliar nas configurações iniciais de acesso;
- ✓ Auxiliar na recuperação de senhas;
- ✓ Configurar Zona de DNS, MX, CNAME, SPF, TXT, etc (G Suite);
- ✓ Orientar os clientes da melhor forma quando os procedimentos forem mais complexos, indicando materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
E-mail, banco de dados, SSL e ferramenta FTP
1E-mail
- ✓ Auxiliar na criação, configuração e gerenciamento de contas de e-mail;
- ✓Auxiliar na configuração de filtros de Spam (cPanel);
- ✓ Realizar testes de envio e recebimento no serviço de e-mail interno - Webmail (desde que autorizado pelo cliente);
- ✓ Identificar e corrigir erros de autenticação, MX, SPF, DKIM, A e CNAME;
- ✓ Verificar possíveis bloqueios para IP’s externos;
- ✓ Verificar bloqueio no CloudMark;
- ✓ Executar comandos internos no servidor que proporcionem um melhor funcionamento do serviço de e-mails;
- ✓ Informar quais dados devem ser configurados em plataformas de e-mail externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc), bem como, portas, protocolos, nome de servidor, usuário, etc;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
2Banco de dados
- ✓ Auxiliar e instruir sobre atualização do nome do banco, usuário e senha;
- ✓ Fornecer informações de conexão, nome do servidor (ou nome do host), usuário do banco de dados;
- ✓ Fornecer informações dos dados de acesso, resetar senha, realizar ajustes no arquivo de conexão, fornecer o nome do banco de dados e a porta, se necessário;
- ✓ Liberar acesso remoto, se necessário;
- ✓Auxiliar e instruir sobre importação e/ou exportação do banco de dados;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
3SSL
- ✓ Instruir sobre a diferença entre os tipos de SSL;
- ✓ Auxiliar na ativação do SSL Gratuito da HostGator;
- ✓ Instruir no redirecionamento para https via Portal do Cliente;
- ✓ Instruir a respeito de problemas na instalação do SSL;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
4Ferramenta de FTP
- ✓ Auxiliar o cliente através do Filezilla FTP;
- ✓ Confirmar os dados de FTP que o cliente está utilizando;
- ✓ Verificar se possui bloqueios para o IP da rede do cliente e/ou TOS;
- ✓ Passar orientações quando o procedimento for relacionado a plataformas externas, e se possível, indicar materiais dos nossos canais: Central de Ajuda, Blog, Collabplay ou Lab;
Não faz parte do escopo do chat técnico
Em nossos serviços de hospedagem não realizamos o desenvolvimento e a personalização de sites, mas fornecemos um espaço em nossos servidores para que os clientes possam realizar a criação de sites, armazenar os arquivos de sites, o banco de dados, usar serviços de e-mails, etc.
Nosso suporte está sempre disponível para orientar e auxiliar da melhor forma possível, entretanto, algumas situações fogem do escopo de atendimento do suporte realizado via chat, sendo assim, os agentes:
- X Não realizam procedimentos que sejam contra os termos de serviço ou que visem burlar as restrições do plano de hospedagem;
- X Não realizam procedimentos a nível de programação (desenvolvimento) ou design;
- X Não realizam procedimentos em softwares de terceiros (plataformas externas);
- X Não fornecem e não solicitamos credenciais de acesso via chat;
- X Não realizam otimização de sites e aplicações;
- X Não prestam suporte para problemas, atualização ou instalação dentro dos plugins e temas dos sites;
- X Não realizam a instalação manual de aplicações através do atendimento via chat;
- X Não excluem ou editam arquivos, usuários, contas de e-mail, banco de dados, etc;
- X Não realizam qualquer configuração, alteração ou restauração que não tenha sido solicitada pelo cliente;
- X Não fazem qualquer tipo de migração através do atendimento via chat;
- X Não geram e fornecem arquivos de backup para download via FTP;
- X Não fazem alterações de configuração na área de administração dos produtos adicionais (Sitelock, CodeGuard e G Suite);
- X Não ajustam o SSL dentro da programação do site;