O malware é um tipo de software malicioso que se infiltra no sistema de um computador alheio, visando causar danos, alterações e roubo de informações. Saiba mais:
- O que fazer se o site foi bloqueado por malware
- Como um malware se infiltra em uma hospedagem
- Como funciona o processo de bloqueio na HostGator
O que fazer se o site foi bloqueado por malware
Caso o nosso sistema tenha identificado a presença de malwares em seu site, ele será bloqueado, e possivelmente você receberá uma notificação em seu e-mail de cadastro com as devidas orientações para desbloqueio. Confira como desbloquear:
1Verifique no chamado o que precisa ser removido
No chamado enviado para seu e-mail de cadastro, será informado o caminho completo do(s) arquivo(s) infectado(s). As instruções serão parecidas com o modelo abaixo:
- No exemplo acima, após varredura, foi encontrado um arquivo malicioso (1)
- E uma pasta inteira com arquivos maliciosos (2)
2Verifique no chamado os dados de acesso temporários
Você vai precisar acessar o painel do plano de hospedagem para remover todo o conteúdo malicioso.
- Para acessar a hospedagem, use o usuário e a senha informado no chamado
Imagem ilustrativa, use os dados enviados no seu chamado
3Remova o conteúdo malicioso da hospedagem
Após entender quais arquivos estão comprometidos, será necessário realizar a remoção deles. Opte entre:
Remover os arquivos por conta própria :
Ao escolher essa opção, você deverá:
- Primeiro, você deverá responder no chamado que irá realizar a remoção por conta própria
- Acessar o plano com os dados de acesso fornecidos no chamado
- Depois, fazer a remoção de todos os arquivos maliciosos indicados - se desejar, solicite a remoção a um desenvolvedor de sua confiança.
- Para finalizar, responda o chamado novamente, informando que foi feita a remoção
- Após a sua resposta, o analista irá fazer uma nova varredura na hospedagem
- Caso não seja encontrado arquivos maliciosos, o acesso total ao site será restabelecido. Caso contrário, você receberá novas orientações no chamado
Solicitar ao nosso Suporte a remoção :
Ao escolher essa opção, você deverá responder no chamado que deseja a remoção do malware através do Suporte. Use o texto abaixo para a autorização:
“Eu, [seu nome], estou ciente do risco de dano ao(s) site(s) e assim isento a equipe de suporte da HostGator de eventuais responsabilidades referente ao processo, que pode acarretar perda de páginas ou até mesmo interferir no funcionamento do site. Sendo assim, autorizo a remoção dos arquivos infectados.”
Como um malware se infiltra em uma hospedagem
O malware invade um computador através de algumas brechas de segurança, como quando o usuário do sistema navega em sites inseguros e não confiáveis que podem armazenar seus dados de navegação, ao clicar em demos de jogos, ao fazer o download de arquivos de música infectados, ao instalar aplicações de um provedor desconhecido, ao configurar um software de uma fonte arriscada, ao abrir uma anexo de e-mail malicioso, etc.
As invasões também podem ocorrer por scripts vulneráveis instalados na conta, como o uso de plugins e temas desatualizados ou piratas, códigos de programação mal elaborados, uso da versão defasada de aplicações e CMS's, abertura de e-mails e sites duvidosos e uso de senhas e usuários fracos.
Como funciona o processo de bloqueio na HostGator
Na HostGator possuímos um sistema interno de monitoramento, que diariamente faz varreduras e verificações em servidores em busca de arquivos maliciosos. Além disso, também temos uma página de denúncia em nosso site, específica para denunciar crimes virtuais e conteúdos indevidos.
Sempre que nosso sistema identifica um site que contem algum tipo de arquivo malicioso, ou quando recebemos uma denúncia externa de algum conteúdo indevido, realizamos verificações na conta, depois notificamos o titular via chamado, e também bloqueamos o acesso ao(s) site(s) infectado(s) - até que as ações corretivas sejam efetuadas.