Separamos em 4 tópicos principais os motivos que podem deixar um site offline, confira em cada um o que pode gerar a situação indicada e o que fazer:
- Site apresentando algum tipo de erro
- Problemas no domínio e DNS
- Descumprimento dos Termos de Serviço (TOS)
- Domínio e/ou o plano de hospedagem estão suspensos por falta de pagamento
Site apresentando algum tipo de erro
Muitas vezes o seu site pode ficar indisponível, pois um dos erros abaixo pode estar afetando o funcionando dele, como:
- Site com erro 404
- Site com erro 500
- Erros gerais de PHP
- Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
- Problemas com o SSL (Site não seguro)
Site com erro 404
O código 404 indica “página não existente”, esse erro pode ser causado por um apontamento ou redirecionamento incorreto, um arquivo inexistente ou quando o domínio não responde no servidor.
Site com erro 500
Esse erro indica uma dificuldade no processamento do servidor, que pode ocorrer por diversos fatores, como:
- Permissões da hospedagem incorretas;
- Problemas no arquivo .htaccess;
- Consumo de recursos do servidor;
- Limite da memória PHP;
- Conflito entre versões PHP;
- Erro em plugins.
Erros gerais de PHP
O uso de versões de PHP não atualizadas pode gerar falhas graves de segurança, ou então usar mais de uma versão de PHP para o mesmo site pode gerar conflitos entre elas.
Para esses casos você deverá atualizar para a versão PHP mais recente - Veja como fazer
Site WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
Este erro indica que está faltando a extensão do MySQL na instalação, isso ocorre devido ao conflito de PHP, causado pelo uso de duas opções de alteração de PHP do cPanel.
Veja como corrigir o erro "Missing MySQL Extension"
Problemas com o SSL (Site não seguro)
Este problema poderá ocorrer por inúmeros motivos, mas o mais comum é devido a hospedagem conter a instalação de SSL (https), mas na estrutura do site ainda conter elementos sem o SSL (http), gerando conflitos SSL.
Para resolver esta situação, é necessário que você altere todos os elementos da estrutura do seu site (imagens, vídeos, documentos, etc.) de http para https.
Veja como remover aviso de site não seguro após instalar o SSL
Problemas no domínio e DNS
Confiras os principais problemas que envolvem o domínio (nome do seu site), hospedagem (armazenamento dos arquivos do site) e o DNS (código de conexão entre o domínio e a hospedagem):
- O domínio não foi configurado (Alterado o DNS)
- Configurou o domínio recentemente (Alterou o DNS)
- Domínio com o DNS errado
- Domínio expirado/congelado
- Domínio suspenso no ICANN (órgão responsável por registros de domínios)
- Domínio pode não ter sido registrado
O domínio não foi configurado (Alterado o DNS)
Quando você adquire o domínio junto com o plano de hospedagem, a configuração do domínio é automática.
Porém, ao registrar o domínio separado ou transferir para a HostGator, você precisa fazer as configurações necessárias para o site ficar online.
Para isso, veja como fazer a configuração do domínio (alteração de DNS)
Se você tem a hospedagem na HostGator e fez o registro do domínio em outro provedor, o primeiro passo é adicionar o domínio ao seu plano daqui e depois realizar a configuração (alteração de DNS) no painel do outro provedor.
- Como alterar o DNS no Registro.br
- Como alterar o DNS no painel da GoDaddy
- Como alterar o DNS no painel da Locaweb
- Como alterar o DNS no painel da UOL Host
Configurou o domínio recentemente (Alterou o DNS)
Sempre quando o domínio é configurado, ocorre o período de propagação. Esse tempo é diferente para domínios que são nacionais e internacionais.
- Domínios nacionais (com a extensão “.br”) - a propagação pode levar até 24 horas;
- Domínios internacionais (todas as demais extensões, por exemplo “.com”, “.online”, “.net”) - a propagação pode levar até72 horas.
Depois deste prazo o site ficará online.
Para mais informações e para consultar se o domínio já propagou, veja o material o que é propagação
Domínio com o DNS errado
Quando você adquire o domínio junto com o plano de hospedagem, a configuração do domínio é automática. Porém, ao registrar um domínio separado, você precisa fazer as configurações necessárias para o site ficar online - Veja como configurar o domínio (alterar o DNS)
Após todo esse processo de configuração, veja se o DNS foi apontado corretamente
Domínio expirado/congelado
Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente este prazo é de 1 ano, podendo ser estendido caso o registro tenha sido realizado para mais anos.
Quando o domínio vence, ou seja, atinge o prazo de validade, ele assume o status expirado ou congelado e o site fica offline.
Para colocá-lo no ar novamente, é preciso fazer a renovação do domínio junto a empresa em que ele foi registrado ou transferido.
Caso o domínio esteja na HostGator e ele esteja expirado/congelado:
-
Acesse o Portal do Cliente e gere a segunda via da sua Fatura
-
Para reativar o domínio mais rapidamente, recomendamos o pagamento com o Cartão de Crédito
Domínio suspenso no ICANN (órgão responsável por registros de domínios)
Se você possui um domínio internacional (todas as extensões, exceto .br) e ao acessar o site vê uma mensagem de site suspenso, possivelmente será necessário validar o seu e-mail de contato junto ao ICANN.
Esta validação poderá ser realizada através do Portal do Cliente e após a confirmação o site deverá operar normalmente após a propagação.
Para mais informações, veja domínio suspenso no ICANN, o que fazer?
Domínio pode não ter sido registrado
Para que um site esteja no ar, um dos requisitos é registrar um nome de endereço para ele.
Portanto, se você comprou apenas o plano de hospedagem, é necessário fazer o registro do domínio- Veja como fazer
Descumprimento dos Termos de Serviço (TOS)
Quando um site infringe algum dos Termos de Serviços da HostGator, fazemos um bloqueio preventivo e encaminhamos uma notificação para o e-mail cadastrado na conta.
Confira o passo a passo do que fazer para os principais motivos de bloqueio:
- Site bloqueado por malware, o que fazer?
- Site bloqueado por alto consumo da CPU, o que fazer?
- O que fazer quando o site está pedindo senha?
Domínio e/ou o plano de hospedagem estão suspensos por falta de pagamento
Se no Portal do Cliente o site estiver com o status em vermelho de “Site fora do ar” mais o alerta de que será cancelado em breve, significa que o domínio e/ou o plano de hospedagem estão suspensos por falta de pagamento.
Para renovar e ativar a assinatura, veja como pagar
Se efetuou uma compra, seu pedido passará por um processo de análise de segurança, após aprovação e compensação de pagamento, a sua assinatura estará ativa e pronta para uso =)
Para mais informações, veja por que mesmo após pagamento o pedido não está ativo