Se você já viu a mensagem 'Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados', significa que seu site não conseguiu se conectar com o banco de dados. Confira os principais motivos que ocasionam o erro e como resolver:
- Credenciais do banco de dados incorretas
- Banco de dados corrompido
- Muitos acessos (pico de tráfego)
Credenciais do banco de dados incorretas
Geralmente o erro é relacionado ao nome do host, nome do banco, usuário e senha, os quais são armazenados em um arquivo responsável pela conexão com o banco de dados.
A resolução do problema é verificar o arquivo e validar se as informações contidas - caso estejam erradas, é necessário ajustar essas informações no banco de dados. Saiba como realizar o procedimento:
- Etapa 1: verificar as informações no arquivo de conexão com o banco
- Etapa 2: ajustar as informações no banco de dados
Etapa 1: verificar as informações no arquivo de conexão com o banco
1Identifique o arquivo responsável pela conexão com o banco de dados da sua aplicação
Cada aplicação possui um determinado arquivo que faz a conexão com o banco de dados. Identifique qual é este arquivo conforme a aplicação que você utiliza.
2Confira as informações no arquivo
Verifique no arquivo as informações sobre o banco de dados. Guarde essas informações para usar posteriormente.
Você deverá se atentar para as seguintes informações:
- Nome do banco de dados (DB NAME): é o nome do banco de dados da sua aplicação
- Usuário do banco de dados (DB USER): é o usuário do banco de dados da sua aplicação
- Senha do banco de dados (DB PASSWORD): é a senha do banco de dados da sua aplicação
- Nome do servidor do banco de dados (DB HOST): é o nome do servidor onde o banco de dados está hospedado - sendo localhost quando o banco está hospedado no mesmo plano de hospedagem que a aplicação, ou o IP da hospedagem quando o banco está hospedado em outro local (banco remoto)
Etapa 2: ajustar as informações no banco de dados
Após verificar e confirmar as informações no arquivo, realize os devidos ajustes no banco de dados. Veja como:
1Realize um backup da hospedagem antes de fazer qualquer alteração
2No cPanel, na barra de busca, procure por Banco
- Em seguida, clique em Banco de dados MySQL
3Na seção Bancos de dados atuais, localize o banco de dados da sua aplicação
- Verifique se o nome do banco é o mesmo que consta no arquivo de conexão (conforme descrito na Etapa 1 - passo 2)
- Caso o nome do banco esteja diferente do que consta no arquivo de conexão, renomeie o banco utilizando o mesmo nome exibido no arquivo - para isso, clique em Renomear
4Em seguida, redefina o nome do banco - de acordo com o nome do banco que está no arquivo de conexão
- Depois, clique em Prosseguir
Informações fictícias, use o nome do banco como consta no arquivo de conexão com o banco de dados
5De volta a tela de gerenciamento, ainda na seção banco de dados atuais, clique sobre o usuário vinculado ao banco
6Na próxima tela, marque a opção Todos os privilégios
- Em seguida, no final da página, clique em Fazer alterações
- Depois, clique em Voltar
7De volta a tela de gerenciamento, na seção usuários atuais, localize o usuário vinculado ao banco
- Em seguida, clique em Renomear
8Redefina o nome do usuário - de acordo com o usuário do banco que está no arquivo de conexão
- Depois, clique em Prosseguir
Informações fictícias, use o nome do usuário como consta no arquivo de conexão com o banco de dados
9De volta a tela de gerenciamento, ainda na seção usuários atuais, na linha do usuário vinculado ao banco, clique em Alterar senha
10Na nova tela, insira e repita a senha do banco - de acordo com a senha do banco que está no arquivo de conexão
- Para salvar, clique em Alterar senha
Feito este procedimento, as informações sobre as credenciais do banco contidas no arquivo de conexão deverão estar compatíveis com as informações reais do banco de dados e a conexão deverá ocorrer normalmente =)
Banco de dados corrompido
O problema de conexão com o banco de dados pode estar relacionado com arquivos corrompidos no próprio banco de dados - resultado de falha de plugins, uso de um tema incompatível ou ainda uma migração mal-sucedida.
Nesse caso, será necessário reparar o banco de dados para corrigir o problema. Na HostGator usamos o gerenciador de banco de dados PHPMyAdmin e este reparo poderá ser realizado através dele. Veja como:
1Realize um backup da hospedagem antes de fazer qualquer alteração
2No cPanel, na barra de busca, procure por banco
- Em seguida, clique em PHPMyAdmin
3Na tela do PHPMyAdmin,no menu lateral, selecione o banco de dados que você deseja reparar
- Em seguida, abaixo das tabelas do banco, marque a opção Marcar todos / Verificar tabelas com sobrecarga
- Depois, na opção "com marcados", selecione Reparar tabela
Muitos acessos (pico de tráfego)
Um aumento repentino de acessos ao site poderá deixar seu banco de dados sem resposta. Nesse caso, é necessário manter o banco de dados otimizado ou migrar para um servidor mais robusto. Entenda:
Como otimizar o banco de dados
Na HostGator usamos o gerenciador de banco de dados PHPMyAdmin e a otimização do banco de dados poderá ser realizada através dele. Veja como:
1Realize um backup da hospedagem antes de fazer qualquer alteração
2No cPanel, na barra de busca, procure por banco
- Em seguida, clique em PHPMyAdmin
3Na tela do PHPMyAdmin,no menu lateral, selecione o banco de dados que você deseja otimizar
- Em seguida, abaixo das tabelas do banco, marque a opção Marcar todos / Verificar tabelas com sobrecarga
- Depois, na opção "com marcados", selecione Otimizar tabela
Por quê migrar para um servidor mais robusto
Os Planos P, M, Business, Plus e Turbo estão alocados em servidores compartilhados, isso significa que no mesmo servidor existem inúmeras contas e planos de hospedagem ocupando o mesmo espaço.
Por conta desse compartilhamento de espaço, visando manter a estabilidade dos servidores, a HostGator adota algumas limitações relacionadas ao uso dos recursos do servidor (quantas conexões a um site são permitidas por vez).
Portanto, se houver muitas conexões simultâneas ao seu banco de dados, o problema de conexão poderá surgir.
Utilizar um sistema de cache e manter os arquivos do site e banco de dados otimizados podem ajudar a minimizar as interações com o banco de dados em seu site.
Entretanto caso você tenha tentado de todas as formas otimizar os recursos da sua conta e mesmo assim continua a ver o problema de conexão com o banco de dados de forma recorrente, o ideal é migrar a conta para um Servidor Dedicado, onde o ambiente é preparado para proporcionar um alto desempenho e lidar com grandes quantidades de tráfego.
Veja o vídeo do procedimento: