Se você identificou arquivos infectados no seu sistema, ou então, recebeu uma notificação de bloqueio em seu e-mail de cadastro alertando que sua hospedagem estava infectada e com as devidas orientações para desbloqueio, agora precisará remover esses arquivos.
Veja o que fazer de acordo com seu cenário:
- Recebi uma notificação de bloqueio da HostGator
- Identifiquei por minha conta que meu site tem malware
Recebi uma notificação de bloqueio da HostGator
As situações mais recorrentes de bloqueio por parte da HostGator são de sites que hospedam algum tipo de malware e sites que estejam fazendo um alto consumo de recursos da CPU, e quando isso ocorre, são aplicadas algumas medidas para garantir a segurança e estabilidade dos serviços.
Veja o vídeo sobre o procedimento:
Ou siga as etapas abaixo:
- Etapa 1: Verificar no chamado os arquivo(s) infectado(s) a ser removido(s)
- Etapa 2: Verificar no chamado os dados de acesso temporários
- Etapa 3: Remover o conteúdo malicioso da hospedagem
Etapa 1: Verificar no chamado os arquivo(s) infectado(s) a ser removido(s)
1No Portal do cliente clique em Suporte - Se necessário, veja como acessar
2Em seguida, no campo “Lista de Chamados”, aparecerá todos os chamados, clique na notificação por malware - Titulada “[MALWARE] Notificação de Infração nos Termos de Serviço”
Esta notificação também será enviada para seu e-mail de cadastro. Recomendamos conferir tanto os chamados abertos como os fechados.
3No corpo da mensagem será informado o caminho completo do(s) arquivo(s) infectado(s) - As instruções serão parecidas com o modelo abaixo:
Etapa 2: Verificar no chamado os dados de acesso temporários
Você vai precisar acessar o painel do plano de hospedagem para remover todo o conteúdo malicioso.
Para acessar a hospedagem, use o usuário e a senha informado no chamado
Etapa 3: Remover o conteúdo malicioso da hospedagem
Após entender quais arquivos estão comprometidos, será necessário realizar a remoção deles. Opte entre:
Remover os arquivos por conta própria :
Ao escolher essa opção, você deverá:
1Responder no chamado que irá realizar a remoção por conta própria
2Acessar o plano com os dados de acesso fornecidos no chamado
3Após, fazer a remoção de todos os arquivos maliciosos indicados – Se necessário, veja como remover códigos maliciosos de páginas e arquivos ou caso deseje, solicite a remoção a um desenvolvedor de sua confiança
4Para finalizar, responda o chamado novamente, informando que foi feita a remoção - Retorne uma resposta em no máximo 48 horas
5Após a sua resposta, o analista irá fazer uma nova varredura na hospedagem - Caso não seja encontrado arquivos maliciosos, o acesso total ao site será restabelecido. Caso contrário, você receberá novas orientações no chamado
Veja algumas medidas de prevenção ao malware em como proteger o servidor
Solicitar ao nosso Suporte a remoção
Ao escolher essa opção, você deverá responder no chamado autorizando que deseja a remoção do malware através do Suporte - Lembre-se de responder o chamado em até 48 horas
Preencha o texto enviado no chamado ou use o texto abaixo para a autorização:
"Eu, (seu nome completo), estou ciente do risco de dano ao(s) site(s) e assim isento a equipe de suporte da HostGator de eventuais responsabilidades referentes ao processo, que pode acarretar a perda de páginas ou até mesmo interferir no funcionamento do site. Sendo assim, autorizo a remoção dos arquivos infectados"
A autorização é necessária pois precisamos que você esteja ciente e de acordo que ao remover os arquivos infectados é possível que arquivos principais sejam removidos, causando erros nas páginas do site, e que não nos responsabilizamos por qualquer dificuldade após a remoção desses arquivos.