Separamos os principais erros que podem ocasionar falhas no recebimento e envio de e-mails. Confira em cada tópico o que pode gerar a situação indicada e o que fazer:
- Problemas com o domínio vinculado a conta de e-mail
- Configurações incorretas em plataformas externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
- E-mails enviados são recebidos como spam pelo destinatário
- Limite de envio
- Espaço da hospedagem cheio
- Limite de Inodes
- Anexos com tamanho acima do permitido
- Erro usuário desconhecido (User unknown)
Problemas com o domínio vinculado a conta de e-mail
Toda conta de e-mail é vinculada a um domínio e para que os e-mails sejam enviados e recebidos, é necessário que este domínio esteja ativo e funcional. Veja algumas verificações que você poderá fazer:
1Verifique se o domínio:
- Está adicionado no painel da HostGator
- Está com o DNS apontado para o seu plano na HostGator
- Está suspenso no ICANN (para domínios não terminados com a extensão .br).
Configurações incorretas em plataformas externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
As contas de e-mail criadas na hospedagem podem ser vinculadas a provedores de e-mail externos, como o Outlook, Gmail, Thunderbird, entre outros. Para fazer este vínculo é necessário realizar algumas configurações no painel destas plataformas.
Se alguma configuração estiver incorreta, é possível que haja problemas de envio e recebimento dos e-mails. Veja o que verificar:
1Confira se a conta de e-mail está criada na hospedagem
2Verifique as configurações de conexão
E-mails enviados são recebidos como spam pelo destinatário
Essa situação poderá ser gerada devido a configurações incorretas no domínio vinculado a conta de e-mail ou ao conteúdo do e-mail. Veja o que fazer para resolver:
1Verifique os registros MAIL, MX, DKIM, SPF e DMARC na zona DNS do domínio:
- Registro mail.: deverá estar apontado tipo A para o IP do servidor responsável pelo serviço de e-mails
- Registro MX: deverá estar configurado com a prioridade em 0 (zero) e o destino como mail.seudominio.com.br (onde o termo seudominio.com.br deverá ser substituído por seu verdadeiro domínio)
- Registro DKIM: por padrão já vem habilitado nos planos da HostGator. Na Zona DNS, este registro poderá ser identificado pelo valor que sempre se inicia por "v=DKIM"
- Registro SPF: por padrão já vem habilitado nos planos da HostGator. Na Zona DNS, este registro poderá ser identificado pelo valor que sempre se inicia por "v=spf". Caso você não o encontre, poderá criá-lo. Confira o material "Como ativar uma chave SPF?"
- Registro DMARC: por padrão já vem habilitado nos planos VPS e Dedicado que foram adquiridos após 20/01/2021. Se você possui um plano VPS e Dedicado comprado antes desta data ou um plano compartilhado (P, M, Business, Plus, Turbo e Revenda) é necessário criar o registro em sua hospedagem. Veja como criar a DMARC
2Veja se o IP de envio do servidor não está em blacklist
3Confira se o conteúdo do e-mail está de acordo com as boas práticas de envio
Limite de envio
Por questões de segurança e estabilidade os planos da HostGator possuem limitações de envio de e-mails por hora. Caso esteja ultrapassando o limite permitido, você encontrará falhas nos disparos.
- Planos Compartilhados (P, M, Business, Plus e Turbo), Planos WordPress, Planos Criador de Sites e Revendas: limite de 500 e-mails por hora, por domínio;
- Planos VPS (Standard, Optimized, Platinum e Premium): limite de 500 e-mails por hora, por domínio, para destinatários únicos;
- Planos Dedicado Windows e Linux (Black, Sapphire e Diamond): limite de 500 e-mails por hora, por domínio para destinatários únicos;
Espaço da hospedagem cheio
Cada plano de hospedagem tem um limite de uso de disco que é dividido entre os arquivos, contas de e-mails e banco de dados.
Em suas contas de e-mail, é definido o espaço em disco (quota) por MB (MegaBytes), isso utiliza uma parte do espaço em disco da hospedagem para o e-mail.
Caso o limite da hospedagem seja ultrapassado, a conta de e-mail não poderá enviar ou receber mensagens. Confira como realizar a verificação:
1Verifique o uso de espaço em disco do seu plano de hospedagem
2Verifique/Altere a quota da conta de e-mail
Limite de Inodes
Cada arquivo e pasta da sua hospedagem é contabilizado como 1 inode. Ou seja, independente do tamanho do arquivo, cada e-mail enviado ou recebido contará como 1 inode.
Caso seja ultrapassado o limite de arquivos (inodes) em sua hospedagem, não será possível realizar o envio ou recebimento de e-mails. Confira como realizar a verificação:
1Veja qual é a limitação de inodes de acordo com seu plano de hospedagem
2Verifique a quantidade de Inodes em sua hospedagem
3Diminua a quantidade de inodes da sua hospedagem para que fique dentro do valor permitido
Anexos com tamanho acima do permitido
O serviço de e-mail da hospedagem permite enviar arquivos em anexo nas mensagens, tornando possível o compartilhamento de imagens, documentos, entre outros.
Para que o disparo do e-mail ocorra normalmente, é necessário que este esteja de acordo com as regras para envio de anexo. Veja como resolver:
1Verifique o tamanho do anexo e se o provedor do destinatário aceita o tamanho do arquivo
Erro usuário desconhecido (User unknown)
Este erro geralmente acontece em planos de Revenda, VPS e Dedicado Linux e poderá ser exibido em um dos cenários abaixo:
- O e-mail não existe no servidor de destino
- O domínio vinculado a conta de e-mail está criado em dois servidores
O e-mail não existe no servidor de destino
Este erro se caracteriza quando não existe o e-mail no servidor de destino.
Para exemplificar vamos usar a conta de e-mail cujo endereço é contato@seudominio.com.br
Imagine que existe o servidor de e-mail do domínio “seudominio.com.br”, porém, se nele não estiver criada a conta de e-mail com o nome “contato”, toda pessoa que tentar enviar um e-mail para essa conta (contato@seudominio.com.br) ou para qualquer outra que não esteja criada no servidor, receberá o aviso de User unknown.
Este é um processo padrão para qualquer provedor de e-mail, e a resolução consiste em criar a conta de e-mail no servidor.
O domínio vinculado a conta de e-mail está criado em dois servidores
Outra situação que poderá gerar o erro é quando o domínio que irá receber o e-mail está criado no servidor de origem e também no servidor de destino.
Para exemplificar, imagine que você tenha uma Revenda com alguns clientes. Um de seus clientes resolveu adquirir um plano separado da sua Revenda usando o mesmo domínio que estava cadastrado no seu WHM.
Dessa forma, se você tentar enviar um e-mail para uma conta de e-mail vinculada a este domínio a partir de uma das contas de e-mail cadastradas na Revenda, o erro irá ocorrer porque o servidor tentará entregar o e-mail no servidor da Revenda e não no novo plano.
Para solucionar o problema você terá duas alternativas:
1Alterar o roteamento do serviço de e-mail do domínio no WHM da Revenda
- Para isso, acesse o cPanel do domínio e na opção distribuição de e-mail, altere o roteamento para “Servidor de mensagens remoto”
OU
2Remover a conta vinculada ao domínio do WHM
- Faça um backup antes de realizar o procedimento. Confira o material Como fazer um backup completo?
- Exclua a conta do WHM da sua Revenda. Confira o material Como excluir uma conta cPanel no WHM?