É comum que ao enviar e-mails para contas Hotmail, Gmail, Yahoo, etc, estes e-mails entrem como spam. Essa situação não é administrada por nós, porém, é possível melhorar o envio com algumas configurações e cuidados na escrita do e-mail. Confira neste material:
Porque isso acontece?
Confira os principais motivos:
- Falta de configuração na zona DNS do domínio de envio
- O IP de envio pode estar listado em blacklist
- O IP ou domínio de envio pode ter disparado spam recentemente
Falta de configuração na zona DNS do domínio de envio
Para que a capacidade de entrega de e-mails seja de fato efetiva, é necessário ter a zona DNS do domínio de envio devidamente configurada com três entradas, sendo elas DKIM, SPF e DMARC. Confira:
- Etapa 1: Verifique quais entradas estão faltando na zona DNS
- Etapa 2: Crie o registro DMARC personalizado na zona DNS
- Saiba para que servem as entradas DKIM, SPF e DMARC
Etapa 1: Verifique quais entradas estão faltando na zona DNS
Na web existem vários sites para consultar a configuração do domínio. Neste material, vamos utilizar o site MxToolbox. Confira:
1No site MxToolbox, no campo Domain Name, insira o domínio que deseja verificar
- Depois, clique em MX Lookup
2Em seguida, o sistema irá retornar o resultado com os erros encontrados, conforme imagem abaixo:
Etapa 2: Crie o registro DMARC personalizado na zona DNS
O registro DMARC vem configurado por padrão em planos VPS e Dedicado que foram adquiridos após 20/01/2021. Se você possui um plano VPS e Dedicado comprado antes desta data ou um plano compartilhado (P, M, Business, Plus, Turbo e Revendas) é necessário criar o registro em sua hospedagem. Veja como:
1Crie uma conta de e-mail cujo endereço seja "postmaster@seudominio.com.br"
- Substitua o termo "seudominio.com.br" pelo domínio real da conta
- Veja como criar uma conta de e-mail
2No cPanel, na barra de busca, procure por Zona
- Em seguida, clique em Editor de zona DNS
3Na próxima tela, na linha do domínio desejado, clique em Gerenciar
4Na zona DNS do domínio, clique em + Adicionar registro e preencha as informações conforme indicado:
- Nome: insira _dmarc e o seu domínio sem o www, por exemplo, _dmarc.seudominio.com.br
- Tipo: escolha a opção TXT
- Registro: insira o valor v=DMARC1; p=quarantine; sp=none; rua=mailto:postmaster@seudominio.com.br; ruf=mailto:postmaster@seudominio.com.br
Para salvar as alterações, clique em Adicionar Registro
Saiba para que servem as entradas DKIM, SPF e DMARC
As entradas DKIM, SPF e DMARC da zona DNS do domínio, são como chaves que servem para melhorar os envios de e-mails. Segue um breve resumo sobre elas:
- DKIM: é um mecanismo de autenticação de e-mails usado pelo servidor para melhorar o envio, baseado em criptografia de chaves públicas (habilitado por padrão nos servidores da HostGator)
- SPF: é uma configuração que evita que outros servidores enviem e-mails se passando pelo domínio (habilitada por padrão nos servidores da HostGator)
- DMARC: são regras que permitem que os remetentes e destinatários detectem e-mails falsos, ela trabalha em conjunto com as outras duas entradas (DKIM e SPF) para identificar se o e-mail está vindo da fonte correta e, em seguida, aplica a política definida. É possível adicionar vários critérios de verificação e manter sua entrada e saída de emails mais segura
O IP de envio pode estar listado em blacklist
Isto não se aplica com os nossos servidores compartilhados, pois eles trabalham junto com Gateways de envio de mensagens. Dessa forma, quando uma mensagem é enviada, ela é disparada com um dos IP's do Gateway - a HostGator conta com vários IPs de Gateways.
Essa ação assegura que se um dos IP's dos Gateways entrar em blacklist, no próximo envio ele será alterado para um IP que não esteja listado em nenhuma RBL, garantindo a estabilidade do serviço de e-mail.
Temos tolerância zero contra spam e além disso mantemos um monitoramento constante dos Gateways de envio para que eles não entrem em blacklist. Caso entrarem, nossa equipe está pronta para trabalhar com a remoção.
Nos Servidores VPS's e Dedicados, manter a reputação do IP é muito importante para que não ocorram problemas com envio de emails para os domínios hospedados nele.
O IP ou domínio de envio pode ter disparado spam recentemente
Caso houver disparo de spam recente através do seu domínio, será necessário abrir um chamado para nosso suporte e solicitar um relatório de envio de e-mails da sua conta.
Após a solicitação, aguarde o retorno do analista e siga as orientações referentes a origem, quantidade e medidas que devem ser tomadas.