O registro MX determina qual é o servidor responsável para receber os e-mails do domínio, portanto, é essencial que esteja configurado de forma correta para que não haja erro no recebimento.
Na HostGator, o registro MX já é configurado automaticamente quando é feita a configuração do domínio
Altere o registro MX apenas se solicitado ou caso utilize ferramentas de e-mails externas.
Veja como fazer:
Etapa 1: Definir em qual servidor os e-mails serão recebidos
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Distribuição de E-mail e clique sobre a opção encontrada
3Na tela de distribuição de e-mail, selecione o domínio que deseja
4Em seguida, defina a configuração para recebimento de e-mail:
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Configuração detectada automaticamente (recomendado) - o sistema detectará automaticamente a melhor configuração com base nas informações dos registros MX configurados no seu domínio - Se esses registros MX estiverem configurados e propagados corretamente, o sistema irá seguir essas configurações para rotear os e-mails.
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Servidor de mensagens local - o servidor sempre receberá e-mails destinados a este domínio, garantindo a entrega dos mesmos na caixa de e-mail local;
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Fazer backup do servidor de mensagens - o servidor atua como um ponto de backup para os e-mails destinados a esse domínio. Isso significa que, se o servidor de e-mails principal estiver temporariamente indisponível, o servidor de backup receberá e armazenará temporariamente esses e-mails até que o servidor principal esteja novamente disponível. Essa configuração é útil para garantir que os e-mails não sejam perdidos em caso de falhas no servidor principal.
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Servidor de mensagens remoto - o servidor recusará e-mails direcionados a este domínio, encaminhando automaticamente todas as mensagens para a ferramenta de e-mails com a menor prioridade.
5Para salvar, clique em Alterar
Agora, prossiga para a Etapa 2
Etapa 2: Criar ou alterar os registros MX
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Zone Editor (Editor de zona DNS) e clique sobre a opção encontrada
3Em seguida, escolha o procedimento que deseja fazer:
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Criar um registro MX - você está configurando o e-mail para um novo domínio ou adicionando e-mail a um domínio que anteriormente não tinha esse serviço.
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Alterar um registro MX existente - seu domínio já possui registros MX configurados e está usando um provedor de e-mail específico.
Criar um registro MX
4Na tela do Editor de Zona DNS, na linha do domínio desejado, clique em + Registro MX
5Na modal que abrir, insira o novo registro MX, composto por:
A) Prioridade - é um número associado a um registro MX que indica a ordem de preferência do servidor de e-mail para o domínio. Quanto menor o número de prioridade, mais prioritário ele é.
Os servidores de e-mail que enviam mensagens para o domínio usam a prioridade para determinar a ordem em que eles tentam entregar os e-mails. Se houver vários registros MX para um domínio com diferentes prioridades, os servidores de e-mail tentarão primeiro entregar o e-mail para o registro MX com a prioridade mais baixa (ou seja, o número mais baixo).
Se esse servidor não estiver disponível, eles tentarão o próximo com a prioridade seguinte e assim por diante. Nas hospedagens é comum usar as prioridades de 10 em 10, exemplo: 0, 10, 20, 30.
B) Destino - também conhecido como o valor "apontar para", coloque o endereço do servidor de e-mail - Por exemplo: mail.seudominio.com.br
6Para salvar, clique em Adicionar Um Registro MX
Alterar um registro MX existente
4Na tela “Zona Editor”, na linha do domínio desejado, clique em Gerenciar
5Em seguida, use o filtro para selecionar o tipo MX - Caso não localize, será necessário criar o Tipo de registro
6Na linha do registro MX que deseja alterar, clique em Editar
7Nos campos “Prioridade” e “Destino”, realize as alterações conforme desejado – Por exemplo: Prioridade: 0 e Destino: mail.seudominio.com.br
8Para concluir, clique em Salvar alteração (Save Record)