O Advanced Web Statistics (AWStats) é uma ferramenta de análise gratuita disponível no cPanel, que exibe graficamente as estatísticas avançadas sobre o tráfego do site, incluindo informações como número de visitantes, páginas mais acessadas, origens de tráfego, palavras-chave utilizadas em motores de busca, entre outros dados relevantes.
É uma ferramenta útil para avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing, identificar áreas para melhorias no site e tomar decisões informadas sobre o conteúdo e a otimização do site.
Confira abaixo:
- Como acessar a ferramenta
- Quais relatórios são disponibilizados sobre o seu site
- Significado dos termos utilizados na ferramenta
Como acessar a ferramenta
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por AWStats e clique na opção encontrada
3Na seção “Selecionar um domínio”, escolha o domínio que deseja verificar as estatísticas
4Em seguida, clique em Exibir
5Na tela “Estatísticas”, no menu lateral, você poderá visualizar os detalhes sobre o tráfego do seu site
Quais relatórios são disponibilizados sobre o seu site
Os relatórios do AWStats incluem uma ampla variedade de informações sobre o uso do seu site:
-
Visitantes únicos: Número de endereços IPs únicos que acessaram o site
-
Páginas visualizadas: Número total de páginas acessadas
-
Hits: Número total de solicitações de arquivos recebidas pelo servidor, incluindo páginas, imagens, scripts, etc.
-
Browsers: Os navegadores mais comuns utilizados pelos visitantes do site - por exemplo: Chrome, Edge, Firefox
-
Sistemas operacionais: Os sistemas operacionais mais comuns entre os visitantes - por exemplo Windows, Linux entre outros
-
Palavras-chave: As palavras-chave mais comuns usadas pelos visitantes para encontrar o site através de mecanismos de busca
-
Páginas de entrada e saída: As páginas mais populares como ponto de entrada e saída do site
-
Domínios/países: (e regiões, cidades e ISP com banco de dados geográficos proprietários da Maxmind) de hosts de visitantes (páginas, hits, KB, 269 países/domínios detectados)
-
Downloads executados: Como PDFs, arquivos compactados e outros
-
Erros HTTP: página não encontrada com o referenciador mais recente
Significado dos termos utilizados na ferramenta
-
Unique visitors/Visitante único: É uma pessoa ou computador (host) que entrou pelo menos em uma página do seu site durante o período atual mostrado pelo relatório. Se esse usuário fizer várias visitas durante esse período, será contado apenas uma vez. Os visitantes são rastreados pelo endereço IP, portanto, se vários usuários estiverem acessando seu site a partir do mesmo IP (como uma rede doméstica ou comercial), eles serão contados como um único visitante.
-
Visits/Visitas: Número de visitas feitas por todos os visitantes - por exemplo em "sessão" um IP único acessa uma página e, em seguida, acessa três outras páginas em uma hora.
-
Pages/Páginas: O número de "páginas" visualizadas pelos visitantes. As páginas geralmente são arquivos HTML, PHP ou ASP, não imagens ou outros arquivos solicitados como resultado do carregamento de uma "Página" (como arquivos js, css ...).
-
Hits/Ocorrências: São todos os arquivos solicitados do servidor como imagens, scripts, folhas de estilo, etc. Portanto, o número de hits não reflete necessariamente o número de visitantes únicos, já que uma única página pode gerar vários hits, dependendo da quantidade de elementos nela contidos.
-
Bandwidth/Largura de banda: Número total de bytes para páginas, imagens e arquivos baixados por navegação na web. Este número inclui o tráfego apenas para a web (ou apenas e-mail, ou FTP apenas dependendo do valor do LogType).
-
Entry page/Página de entrada: Primeira página visualizada por um visitante em sua visita.
-
Exit page/Página de saída: Última página visualizada por um visitante durante sua visita.
-
Session duration/Duração da sessão: É o tempo que um visitante passou no seu site em cada visita. Algumas durações de visitas são "desconhecidas" porque nem sempre podem ser calculadas. As principais razões para isso ocorrer são:
- A visita não foi concluída quando ocorreu a 'atualização'
- A visita começou na última hora (depois das 23:00) do último dia do mês
-
Grabber: É um navegador usado principalmente para copiar localmente um site inteiro. Estes incluem - por exemplo, "teleport", "webcapture", "webcopier"
-
Direct Acess - Bookmark/Acesso direto - Marcador: Representa o número de acessos ou proporção de hits quando uma visita ao seu site é proveniente de um acesso direto. Isso significa que a primeira página do seu site foi chamada:
- Ao digitar seu site na barra de endereços do navegador;
- Ao clicar em seu site armazenado por um visitante dentro de seus favoritos;
- Ao clicar no seu site encontrado em todos os lugares, mas não em outras páginas da Internet (um link em um documento, um aplicativo, etc);
- Ao clicar em uma URL do seu site dentro de um e-mail é frequentemente contabilizado aqui.
-
Add to Favourites/Adicionar aos Favoritos: Esse valor, disponível no "gráfico iscelânea", informa um indicador estimado que pode ser usado para se ter uma ideia do número de vezes que um visitante adicionou seu site aos seus favoritos.
-
HTTP Status Code/Códigos de Status HTTP: São códigos numéricos que indicam o resultado de uma solicitação HTTP feita pelo cliente (geralmente um navegador da web) ao servidor. Eles são parte do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e são usados para comunicar o status da solicitação entre o cliente e o servidor, por exemplo:
-
404 Not Found: Indica que o recurso solicitado não foi encontrado no servidor. Isso geralmente ocorre quando a URL está incorreta ou o recurso foi removido
-
403 Forbidden: Indica que o servidor entende a solicitação, mas se recusa a atendê-la. Isso pode ocorrer devido a permissões inadequadas no servidor
-
500 Internal Server Error: Indica um erro interno no servidor que impede que ele atenda à solicitação. Pode ser devido a um erro no código do servidor ou em sua configuração.
-
Se deseja saber outros significados veja a documentação (em inglês)