Para configurar o Asaas em uma Loja online WooCommerce, é preciso que você tenha instalado o WooCommerce no WordPress e criado uma conta no Asaas pelo Portal do Cliente HostGator.
Assim, você poderá fechar vendas no seu e-commerce utilizando a plataforma do Asaas.
Veja abaixo como fazer a integração:
- Etapa 1: Gerar a Chave API
- Etapa 2: Instalar o plugin do Asaas e configurar no WooCommerce
- Etapa 3: Configuração na conta Asaas
Etapa 1: Gerar a Chave API
1No painel do Asaas, no canto superior direito, clique sobre o ícone de perfil - Se necessário, veja como acessar
2Em seguida, clique em Integração
3Em “Chaves de API”, clique em Gerar chave de API ou Gerar nova chave de API (caso já tenha gerado antes)
4Na mensagem que aparecer na tela, leia com atenção as informações e clique em Avançar
5Será necessário autorizar via SMS, clique em Enviar código e informe o número encaminhado ao celular
6Em seguida, clique em Gerar chave de API ou Gerar chave nova de API
7Em “Chaves da API”, clique em Copiar - E salve a chave gerada, ela deverá ser adicionada nas próximas etapas
Etapa 2: Instalar o plugin do Asaas e configurar no WooCommerce
1Acesse o painel do WordPress, e no menu lateral, clique em Plugins
2Em seguida, clique em Adicionar novo
3Na barra de busca, procure por Meio de Pagamento Asaas para o WooCommerce
4Na opção encontrada clique em Instalar Agora e em seguida Ativar
5Depois de instalado o plugin, no WooCommerce, clique em Configurações
6Na nova tela, clique em Pagamentos
7Nos “Métodos de pagamento” escolha os meios de pagamento do Asaas que deseja habilitar e clique em Concluir a configuração
8Na nova tela, caso deseje, altere o título, a descrição e outras configurações sobre o método de pagamento
9Depois, na seção “API” preencha as seguintes informações:
-
A) Endpoint: Por padrão o sistema preenche automaticamente com https://www.asaas.com/api/v3.
-
B) Chave da API: Informe a chave obtida na Etapa 1
-
C) Notificações entre o Asaas e o cliente: Habilite esta opção, caso deseje que o cliente receba e-mail e SMS como lembretes para o pagamento da compra.
10Na seção “Webhook”, no tópico número 3, copie o link que aparece.
Exemplo: https://seudominio.com.br/asaas-webhook
11Antes de concluir esta configuração no WooCommerce, é necessário criar o Token de acesso dentro do painel Asaas, para isso, veja a Etapa 3
Etapa 3: Configuração na conta Asaas
1No painel do Asaas, no canto superior direito, clique novamente sobre o ícone de perfil
2Em seguida, clique em Integração
3Na tela de integrações, clique em Webhook - O Webhook é a funcionalidade que faz a comunicação do Asaas com o WooCommerce sempre que uma cobrança tiver uma atualização de status no Asaas.
4Na descrição "Webhook para cobranças" clique no status Desativado ou nas ações no ícone de lápis
5Em seguida, preencha as informações conforme abaixo:
-
A) Webhook ativado?: Selecione a opção Sim, para manter ativa as sincronizações do Webhook com a plataforma do Asaas;
-
B) URL: Informe a URL que você copiou na Etapa 2;
-
C) Email: informe o e-mail que deseja receber as notificações caso ocorra alguma falha na sincronização;
-
D) Versão da API: Selecione a opção V3, que é a versão recomendada para o WordPress;
-
E) Token de autenticação (opcional): Adicione um token e salve para adicionar dentro do WordPress - Recomendamos que para criar o Token, utilize este gerador de senhas da HostGator, com 20 caracteres e sem caracteres especiais;
-
F) Fila de sincronização ativada?: Selecione a opção Sim - Pois, com a fila “interrompida” novos eventos continuarão sendo gerados, porém não serão enviados para o WooCommerce até que a fila de sincronização seja ativada novamente.
6Em seguida, clique em Salvar
7Agora, volte para o WooCommerce no WordPress, na página que estava para a configuração do pagamento, e na Seção “Token de Acesso” informe o token criado
8Na seção “Log de depuração”, habilite essa opção para que seja possível analisar detalhadamente qualquer possível erro encontrado no uso do plugin
9Para concluir, clique em Salvar Alterações
Veja também: