Para criar conteúdos no blog, siga as etapas abaixo:
- Como iniciar a criação de um post
- Como fazer as configurações de SEO para o post
- Como publicar, agendar ou salvar em rascunho
- Como editar e deletar um post
Como iniciar a criação de um post
1No editor do Criador de Sites, clique em Seções ou página de blog
2Acesse o gerenciamento do blog através de dois locais
-
Clicando nos ajustes da própria seção
-
Através do botão de Gerenciar blog na lateral direita do editor
3Para criar um post, na página de gerenciamento, no botão do canto superior direito, clique em Novo
4Na criação do conteúdo, na aba de Escrever, faça os seguintes itens:
-
Título da publicação: título do post (até 100 caracteres)
-
Introdução: coloque um texto introdutório curto que chame a atenção do leitor (até 500 caracteres)
-
Texto do post: escreva o conteúdo e use as edições necessárias (bold, itálico, link, imagem e outras)
-
Destaque: se deseja que algum conteúdo fique em destaque sobre os outros, habilite a opção
-
Alterar capa: coloque uma imagem de capa no post (escolha uma pré-definida ou suba uma que preferir)
-
Adicionar categorias: busque as que já tiver cadastrado ou crie novas que tenham a ver com o conteúdo criado - veja mais em como criar categorias no blog
Como fazer as configurações de SEO para o post
SEO é um conjunto de técnicas que ajuda a posicionar páginas e posts nos primeiros resultados de sites de busca, como o Google.
5Antes de iniciarmos as configurações, tenha em mente que você precisa definir uma palavra-chave que seja muito relevante para o seu conteúdo.
-
Ex: se o post é sobre uma viagem para o México, defina uma palavra que simbolize isso, como “viagem para o México” - a palavra precisa deixar evidente do que significa seu conteúdo;
-
Cada post precisa ter uma palavra-chave diferente;
-
Não precisa ser exatamente apenas 1 palavra, mas sim uma expressão, como no exemplo acima;
-
No seu conteúdo, use a palavra-chave no título, no primeiro parágrafo, em algum subtítulo ao longo do texto e use mais algumas vezes, porém não em excesso;
6Ainda dentro da página de criação do conteúdo, clique na aba de Configurações de SEO
7Para configurar, coloque um Título (até 100 caracteres)
-
Você pode usar o mesmo título do post ou uma outra variação desde que com a palavra-chave
8Faça uma descrição do que é seu post em até 320 caracteres (e use a palavra-chave)
9Defina um Caminho (URL) em até 100 caracteres
- Sempre em letra minúscula e sem acentos e caracteres especiais
- Se for usar mais de uma palavra, use o sinal de hífen (-) para separar (ex: viagem-mexico)
- Use URLs curtas e inclua a palavra chave
Como publicar, agendar ou salvar em rascunho
Depois de ter iniciado a criação do conteúdo (tendo sido finalizado ou não) e feito as configurações de SEO, defina o que irá fazer com o post:
Publicar
10Na página de criação do post, no canto superior direito clique em Publicar post
11Em seguida, clique em Publicar agora
Agendar publicação
10Na página de criação do post, no canto superior direito clique em Agendar publicação
11Escolha data e horário
12Em seguida, clique em Agendar e salvar
Depois veja os posts agendados na aba correspondente da tela de gerenciamento
Salvar em Rascunho
10Na página de criação do post, no canto superior direito clique na Seta
11Em seguida, clique em Salvar como rascunho
Depois veja os posts salvos na aba correspondente da tela de gerenciamento
Como editar e deletar um post
Para editar ou deletar qualquer post (publicado, agendado ou salvo), clique sobre o ícone de 3 pontinhos vertical no canto inferior direito da publicação.