Agora que seu site já foi criado e estruturado, chegamos ao processo de divulgação.
Caso queira ler os outros materiais, entre na página principal: Guia de Primeiros Passos
A divulgação é essencial para chegar até o seu público, fechar negócios ou construir autoridade online sobre um determinado assunto. Vamos apresentar aqui algumas ideias para chegar neste objetivo!
Etapas do tutorial |
Tempo estimado para conclusão |
Nível de conhecimento |
|
15 dias |
Básico |
1. Google Ads
O Ads é a plataforma de publicidade do Google que permite a criação de anúncios em diversos formatos como texto, imagens ou vídeos e que aparecem na rede de pesquisa do Google, sites parceiros, YouTube, Google Shopping ou Google Play. As possibilidades desta ferramenta são vastas e traz resultados visíveis para empresas, mesmo as que já são consolidadas na internet.
Páginas novas levam meses para melhorar o índice de relevância e pode demandar tempo para que seu site chegue até aos primeiros lugares das pesquisas feitas no Google, mesmo utilizando corretamente as técnicas de SEO. Com anúncios pagos da rede de pesquisa, sua página já pode aparecer nos resultado de busca dos clientes que procuram pelo seu ramo de negócios.
Ao criar a campanha na rede de pesquisa você pode segmentar seu público alvo, inserir qual o valor de orçamento diário, palavras-chave e o valor por clique máximo que deseja pagar. Além de gerar seus próprios anúncios, grupos de anúncio e extensões.
A HostGator também ajuda a iniciar a divulgação do seu projeto digital. Solicite o nosso cupom de crédito do Google Ads abrindo uma solicitação via chamado para nosso suporte e aguarde o nosso retorno.
2. Facebook Ads
O Facebook, assim como o Google Ads, também tem a opção de publicidade, que possibilita o impulsionamento de uma postagem para alcançar mais usuários de um determinado perfil com a publicação. Essa também é uma solução paga que pode ajudar bastante na divulgação de sua empresa, especialmente quando o seu perfil na rede social é novo.
Quando você ou sua empresa já tiverem uma boa base de seguidores, é possível também direcionar anúncios para clientes que já engajaram em sua página. Veja a nossa Webinar sobre Facebook e Instagram Ads: aprenda como criar uma campanha de tráfego para o seu site. Caso tenha um e-commerce, veja o nosso artigo sobre como usar o Facebook Ads para dropshipping na sua loja virtual.
3. TripAdvisor
Se seu negócio é um hotel, restaurante, cafeteria, atração turística, ou qualquer empresa que pode atrair turistas, esta opção é ideal para você. O TripAdvisor é a maior plataforma de viagens do mundo, por ser muito utilizada por viajantes, estar cadastrado nesta ferramenta possibilita maior visibilidade para sua empresa.
Nesta solução os clientes têm acesso a avaliações e comentários sobre seu negócio, tornando-se um importante meio para gerar uma boa reputação online, além de ser gratuita. Aprenda a configurar a sua conta no nosso curso Boas práticas para expandir seu negócio na internet, módulo 2.
4. Geração de Conteúdo
A geração de conteúdo com informações importantes e úteis no seu site pode influenciar o interesse das pessoas na sua marca, tornando você ou sua empresa uma autoridade em seu ramo. O marketing de conteúdo visa a atração do público para seu site por meio das informações que você disponibiliza, atraindo de forma sutil, gerando interesse e despertando a necessidade no consumidor.
É importante que você tenha um calendário editorial, para lançar novos conteúdos com frequência e, se possível, de forma semanal. Isso vai ajudar a instigar a curiosidade e fazer com que seu público sempre acompanhe você ou sua empresa. Não esqueça também de planejar conteúdos para datas comemorativas (natal, dia das mães etc), sazonais (verão, inverno etc), ou promocionais (exemplo: black friday e liquidações).
Utilize estas ferramentas para marketing de conteúdo:
- Blog: um blog pode ser desenvolvido por pessoas ou empresas. É uma ótima ferramenta para gerar textos que demonstram conhecimento, envolvem e engajam seu público. Você ainda pode conseguir parcerias com outros blogs e companhias, se consolidando no ramo e estabelecendo uma relação de confiança com seus clientes. Conheça o nosso Manual do Blog e aprenda tudo sobre blog: o que você precisa saber para criar um.
- Redes Sociais: com amplo acesso à informação, os compradores detém muito poder e podem te ajudar indicando seu site para outras pessoas. Aproveite as Redes Sociais como meio de estreitar o relacionamento com o seu público. Selecione as redes mais adequadas ao seu negócio, e utilize imagens para ter mais atenção aos seus posts. Uma boa ferramenta para geração de imagens é o Canva. Saiba mais sobre como divulgar seu site nas redes sociais, como escrever bem: 5 dicas para criar a estrutura perfeita para seu post e Facebook: 10 dicas para deixar sua fanpage profissional.
- E-mail Marketing: o e-mail marketing foi ressignificado e aprimorado para estabelecer uma comunicação positiva entre empresas e clientes. Hoje ele é considerado um grande aliado para geração de vendas e divulgação. Veja como este tipo de e-mail pode te ajudar a gerar mais vendas:
Acesse também o nosso artigo com 13 dicas para criar sua primeira campanha de e-mail marketing.
- Vídeos: se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que mil imagens! É muito comum que as pessoas procurem vídeos na web para conhecer um produto antes da compra, ver resenhas ou tutoriais. O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás somente do Google. Não perca esta oportunidade de divulgação da sua empresa - use vídeos para vender com 3 dicas simples:
Veja também nossos artigos sobre como produzir fotos e vídeos de produtos para a sua loja virtual e como produzir um vídeo de sucesso para o YouTube, além do nosso vídeo 3 dicas práticas para melhorar seus vídeos.
Acesse a última etapa da jornada e comece a gerar renda com seu site: Como Monetizar Meu Site.