Em nossos servidores é utilizado um arquivo oculto para configurações como: versão do php do site, módulos habilitados, redirecionamentos, que pode estar contido ou não dentro de cada diretório ou pasta de seu plano de hospedagem.
Este arquivo é chamado de htaccess e para entendermos melhor, podemos imagina-lo como um manual de instruções inicial das pastas e diretórios da sua hospedagem, onde é possível permitir ou negar algo e realizar algumas operações, sendo assim, alterando o arquivo .htaccess da pasta em que seu site está, você altera também ações em seu site contido nesta mesma pasta.
Ele é o primeiro arquivo que o servidor lê quando seu site é acessado e trabalha com hierarquia, sendo assim, começa sua leitura na pasta home e após public_html.
Por ser um arquivo pode fazer execução de alguns comandos, qualquer ambiguidade entre arquivos .htaccess, independente do nível de diretório, pode gerar ERRO 500, então é muito importante mantê-lo corretamente configurado.
Sua nomenclatura sempre é acompanhada de um ponto inicial (.htaccess) para tornar o arquivo oculto, o que é necessário para ser executável no servidor.
Através do arquivo .htaccess podemos realizar procedimentos como :
-
Redirecionamentos de urls
-
Redirecionamentos de pastas
-
Bloqueio de acesso a determinadas pastas
-
Redirecionamentos quando em página de erro, para alguma personalizada.
-
Solicitação de módulos e aplicações do php, para serem executadas.
-
Habilitar Mod_rewrite
-
Fazer chamada de uma php.ini personalizada
-
Redirecionamentos para funcionamento de ferramentas e aplicações.