Para que o certificado SSL, instalado no WordPress, possa operar corretamente é necessário alterar as urls do site de http:// para https://. Confira como realizar o procedimento:
- Etapa 1: Verificar se o SSL está instalado no domínio
- Etapa 2: Verificar as URLs com http
- Etapa 3: Correção das URLs
Etapa 1: Verificar se o SSL está instalado no domínio
O principal requisito para que as urls do seu site operem com o protocolo https é a instalação do SSL no domínio. Existem algumas formas de verificar a instalação, uma delas é usando uma ferramenta para validação, saiba como:
1Acesse a ferramenta SSL checker
- Na página inicial, insira o domínio que deseja verificar;
- Em seguida, clique em Check SSL
2Em seguida, a ferramenta irá fazer consultas no sistema, e depois, abaixo do campo de busca, ela irá exibir o resultado da consulta:
Escolha uma das opções abaixo de acordo com o resultado exibido na consulta, para entender e saber o que fazer:
Todos os itens foram exibidos em verde
Caso a instalação tenha sido bem sucedida, todos os itens da consulta serão exibidos em verde, como no exemplo abaixo:
Entretanto, mesmo com o SSL devidamente instalado, é possível que o navegador ainda retorne o aviso de site não seguro - isto significa que na estrutura do site existem urls que estão com o protocolo http.
Por conta disso, será necessário "forçar" o SSL nas urls da aplicação WordPress para que todo link em http seja alterado para https.
Para isso, você terá que identificar quais elementos do site ainda estão com o protocolo http. Veja como fazer essa identificação na Etapa 2: Verificar as urls com http
Um dos itens foi exibido com um sinal de alerta amarelo
Quando o sistema não identifica a instalação do SSL no domínio o resultado exibirá um dos itens com um sinal de alerta amarelo, conforme o exemplo abaixo:
Isso significa que o SSL não está instalado no domínio, portanto, para que os links do seu site sejam exibidos com o protocolo https será necessário fazer a instalação do SSL.
Em planos Start, P, M, Business, Turbo, Plus, e de Revenda, o SSL grátis da Let's Encrypt é instalado por padrão - desde que o domínio esteja apontado para o plano (com o DNS alterado e propagado).
- Se você possui um desses planos e encontrou problemas na instalação do SSL, entre em contato com o suporte técnico para entender e corrigir a falha.
Se você possui um Plano VPS e/ou Servidor Dedicado , realize a instalação do SSL no domínio - confira o material Como ativar o SSL grátis em VPS e Dedicado Linux?
Etapa 2: Verificar as URLs com http
Com SSL instalado e exibindo o aviso de site não seguro - é possível que alguns elementos do site - geralmente as imagens, necessitem de ajustes em suas respectivas urls para que passem a operar de http para https. Saiba como identificar as URLs com http através do site "Why No Padlock?":
1Acesse o site do "Why No Padlock?", na página inicial, na seção Secure Address, insira o domínio que deseja verificar
- Marque a opção Não sou um robô
- Em seguida, clique em Test Page
2Na sequência, aparecerão diversas informações relacionadas ao SSL
- Se houver links em http, o sistema irá exibi-los na seção Mixed Content - Errors, conforme exemplo abaixo:
3Após analisar o resultado, salve os todos os links que precisarão ser ajustados de http para https, acesse sua aplicação e faça a devida correção.
- Para verificar as formas de correção, siga para a Etapa 3: Correção das urls
Etapa 3: Correção das URLs
No WordPress existem diversas formas para corrigir as urls, entretanto o primeiro passo é realizar um backup da estrutura do site - para evitar a perda de informações e dados :)
- Para saber como, confira o material: Como fazer um backup completo?
Depois de realizar o backup, inicie a correção das urls, para isso escolha a forma de correção que mais se adéqua a você:
1Através de plugins (recomendada)
A forma mais fácil e viável para realizar essas alterações, é através do uso de plugins destinados a forçar as urls http para https.
Você pode usar o plugin de sua preferência que pode encontrado no Site WordPress, nós recomendamos o uso do plugin Really Simple SSL.
2Através da alteração dos arquivos function.php e config.php
Estes arquivos são responsáveis por alterações no tema atual utilizado e no banco de dados do WordPress.
3Através do Banco de Dados
As urls do site poderão ser alteradas através do Banco de dados da aplicação, na HostGator, você pode usar o gerenciador de banco de dados PhpMyAdmin;