Em primeiro lugar, baixe a ferramenta no site: https://www.mautic.org/download/.
Será necessário o preenchimento de alguns campos, preencha e clique em Download.
Após realizar o download, determine o lugar onde você deseja instalar o software, neste exemplo utilizarei um subdomínio com o nome de mautic, e terá como pasta raiz do documento "public_html/mautic".
Acesse seu cPanel e vá no gerenciador de arquivos, depois disso clique sobre a pasta que você deseja fazer a instalação do mautic
Verifique se a pasta foi selecionada e clique em Upload
Selecione o arquivo do qual você fez o download no site mautic.org e aguarde o carregamento ser concluído. Após o envio ficar 100%, clique em " Voltar para (/home/user/public_html/pastadeorigem) "
Depois de retornar ao diretório onde você enviou o arquivo de instalação baixado no site do Mautic, clique com o botão direito do mouse sobre ele e logo após em Extrair / Extract
Após extrair os arquivos, acesso o link que acesse o diretório onde você descompactou o arquivo. O tutorial está sendo feito em um subdomínio mautic, neste caso, eu acessaria ele por http://mautic.domino.com.
Ao você acessar o link, você terá uma tela como esta, com a mensagem Ready to Install! Clique em Next Step
No próximo passo, você precisará inserir as configurações de conexão do banco de dados. Preencha conforme o banco de dados e usuário escolhidos para a aplicação.
Caso os campos Database Host e Database Port não forem preenchidos automaticamente, insira localhost para Host e 3306 para Port
Defina uma prefixo de tabela para sua instalação. ex: mtc
Veja como criar um banco de dados e atribuir um usuário aqui
Depois de preencher as informações sobre o banco de dados, clique em Next Step.
O próximo passo irá levar você para uma tela de configuração de usuário administrador.
Preencha os campos, Admin Username e Admin Password, com o nome de usuário desejado e logo após ao lado do ícone de cadeado, a senha.
Em First name, insira seu primeiro nome e em Last name seu sobrenome.
Em E-mail Address, insira o email do qual você deseja cadastrar como administrador
Ao clicar em Next Step, você obterá uma tela como esta:
No primeiro campo defina o nome que você deseja que apareça nos email's enviados e ao lado o email de sua conta de hospedagem do qual você deseja utilizar para fazer os envios.
Em Mailer transport, selecione PHP Mail.
Após você finalizar a instalação, será redirecionado para a tela de login, onde poderá acessar seu Mautic.
Caso queira rever alguma configuração de seu Mautic, após acessar clique na engrenagem localizada ao lado direito do painel do mautic: