O WooCommerce é um plugin gratuito para WordPress para quem deseja ter uma loja virtual.
Caso ainda não tenha instalado o WordPress, veja como instalar a ferramenta.
E se já instalou o WordPress, mas ainda não o WooCommerce, veja como instalar o plugin.
E ainda, confira se você já fez todas as configurações iniciais da loja virtual.
Feito tudo isso, veja abaixo como cadastrar produtos na sua loja:
1No painel do WordPress, no menu lateral, na opção Produtos clique em Adicionar novo - Se necessário, veja como acessar o painel
2Na nova tela, insira o Nome do produto – este é o nome que será visto pelos seus clientes
3Em seguida, adicione a descrição do produto – escreva em detalhes, esta será a descrição principal
4Na seção "Dados do produto”, terá as seguintes opções sobre o tipo do produto:
- Produto simples - é adequado para a maior parte dos produtos e serviços, geralmente sem variações. Por exemplo: um livro;
- Grupo de produto - é quando você junta vários produtos simples em um grupo. Por exemplo: trilogia de livro – você tem 3 produtos simples que podem ser agrupados em uma venda;
- Produto externo/afiliado - um produto que você anuncia em seu site, mas é vendido em outro lugar;
- Produto variável - é todo produto com qualidades variáveis - como preço, cores e tamanhos diferentes. Por exemplo: uma camiseta com tamanhos P, M e G.
De acordo com o tipo de produto que deseja cadastrar, clique sobre a opção e veja como fazer:
Produto simples
1Após definir como “Produto simples”, na opção Geral, informe sobre os preços do produto:
- A) Preço - digite o preço regular/normal do produto;
- B) Preço promocional - digite o preço do produto com desconto (se houver). Em Programar você pode especificar a data da promoção.
2Em seguida, marque as opções caso elas se apliquem ao seu produto:
-
Virtual - se é um produto/serviço digital - que não necessite de entrega física.
- Ao ativar esta opção, todos os campos relacionados à entrega são desativados, e também não acionará a calculadora de frete no carrinho de compra.
-
Baixável - são produtos que podem ser baixados – Por exemplo: livro digital/ebook, imagens, vídeos, entre outros.
- Após a compra concluída, o cliente receberá um e-mail com o link do arquivo para baixar. Ao ativar esta opção, no campo que abrir, adicione as informações sobre o arquivo:
- A) Clique em Adicionar Arquivo
- B) Informe o nome do arquivo, o link e clique em Escolher arquivo
- C) Para escolher o arquivo, clique em Enviar arquivos (do seu computador ou dispositivo) ou Biblioteca de mídia (são arquivos que já foram enviados para o painel do WordPress)
- D) Após escolher o arquivo, clique em Inserir o URL do arquivo
- E) Em Limite de downloads - você pode deixar em branco para permitir downloads ilimitados
- F) Em Validade do download - você pode deixar em branco ou digitar o número de dias antes do link expirar
3Na opção "Estoque”, você pode gerenciar o estoque do produto individualmente e definir se é permitido receber pedidos sob encomenda:
- A) SKU ou REF (Unidade de Manutenção de Estoque) - nesta opção crie um número identificador único - que será só desse produto;
-
B) Escolha qual opção deseja para o gerenciamento do estoque:
-
- Gerenciar estoque - clique em ativar para adicionar a quantidade e outras informações do seu estoque;
- Status do estoque - nesta opção é possível definir o estoque do produto somente informando o status: Em estoque, Fora de estoque ou Por encomenda.
-
Se ativar “Gerenciar estoque”, aparecerá as seguintes opções:
- Quantidade em estoque - informe a quantidade de produtos - O WooCommerce irá subtrair os itens à medida que as vendas serão feitas;
- Permitir encomendas - selecione se deseja permitir que o cliente compre o produto mesmo sem estoque;
- Limiar de estoque baixo - defina qual o limite mínimo de produtos que você considera baixo - quando o estoque atingir este número você será notificado via e-mail.
-
C) Vendido individualmente - selecione a caixa se deseja permitir apenas uma unidade deste item por venda.
4Na opção “Entrega”, os dados informados sobre o produto com a embalagem serão utilizados para calcular o valor do frete para o cliente:
- A) Peso (kg) - informe o peso do produto com a embalagem;
- B) Dimensões (cm) - informe o comprimento, largura e altura do produto com a embalagem;
- C) Classe de entrega - esta opção permite informar as condições para envio de produtos específicos. Por exemplo: itens volumosos, leves, frágeis.
5Na opção "Produtos relacionados”, você pode informar outros produtos já cadastrados que tenham a ver com o que está cadastrando no momento.
Veja abaixo de acordo com o seu objetivo:
- A) Aumentar vendas - nesta opção você pode usar a estratégia de indicar seus produtos mais rentáveis, para que no momento da venda eles sejam recomendados na página do produto e no carrinho.
- B) Venda cruzada - informe os produtos relacionados ou complementares que serão indicados na página do produto e no carrinho, para também serem adquiridos pelo cliente.
6Na opção “Atributos”, você pode adicionar os detalhes do produto - como cor, tamanho, peso, entre outros. Para isto:
- A) Clique em Adicionar
- B) No campo Nome - informe qual é o atributo, no caso, qual é a variação que o produto terá. Por exemplo: cor, tamanho, sabor, entre outros.
- C) No campo Valor(es) - adicione o atributo e caso tenha mais de um separe com o símbolo “|”. Por exemplo: se em “Nome” o atributo é cor, em "Valo(res)”, adicione as variações como “azul | vermelho | amarelo”;
- D) Visível na página de produto - mantenha marcada essa opção se deseja que os atributos apareçam na página do produto em “Informação adicional”;
- E) Em seguida, clique em Salvar atributos
7Na opção “Avançado”, caso deseje, configure outras funcionalidades:
- A) Nota da compra - caso venda produtos por encomenda, você pode optar em escrever uma nota para ser enviada ao cliente após a compra;
- B) Ordem do menu - você pode definir a posição de como esse produto será exibido junto aos outros - o valor adicionado vai determinar em qual posição ele vai aparecer. Por exemplo, um produto em promoção você definir para aparecer logo no início;
- C) Ativar avaliações - mantenha marcada essa opção se deseja que os clientes vejam e também façam avaliações sobre o produto.
8Agora, veja como concluir o cadastro do produto
Grupo de Produto
Lembre-se que um grupo de produtos é a junção de vários produtos simples.
Então, antes de criar um produto agrupado, certifique-se de ter criado os produtos simples conforme o passo a passo anterior.
Veja abaixo como adicionar um “Grupo de produto”:
1Após definir o tipo do produto como “Grupo de produto”, na opção “Estoque”, em SKU ou REF (Unidade de Manutenção de Estoque) crie um número identificador único - que será só desse produto;
2Na opção “Produtos relacionados”, você pode informar outros produtos já cadastrados que tenham a ver com o que está cadastrando no momento. Veja abaixo de acordo com o seu objetivo:
-
A) Grupo de produtos - pesquise e adicione os produtos simples para fazerem parte deste grupo. Para reordenar o grupo de produtos, você pode arrastar e soltar na ordem que deseja.
-
B) Aumentar vendas - nesta opção você pode usar a estratégia de indicar seus produtos mais rentáveis, para que no momento da venda eles sejam recomendados na página do produto e no carrinho.
3Na opção “Atributos”, você pode adicionar os detalhes do produto - como cor, tamanho, peso e entre outros. Para isto:
- A) Clique em Adicionar
- B) No campo Nome - informe qual é o atributo, no caso, qual é a variação que o produto terá. Por exemplo: cor, tamanho, sabor, entre outros.
- C) No campo Valor(es) - adicione o atributo e caso tenha mais de um separe com o símbolo “|”. Por exemplo: se em “Nome” o atributo é cor, em "Valo(res)”, adicione as variações como “azul | vermelho | amarelo”;
- D) Visível na página de produto - mantenha marcada essa opção se deseja que os atributos apareçam na página do produto em “Informação adicional”;
- E) Em seguida, clique em Salvar atributos
4Na opção “Avançado”, caso deseje, configure outras funcionalidades:
- A) Ordem do menu - você pode definir a posição de como esse produto será exibido junto aos outros - o valor adicionado vai determinar em qual posição ele vai aparecer. Por exemplo, um produto em promoção você definir para aparecer logo no início.
- B) Ativar avaliações - mantenha marcada essa opção se deseja que os clientes vejam e também façam avaliações sobre o produto.
5Agora, veja como concluir o cadastro do produto
Produto externo/afiliado
1Após definir o tipo do produto como “Produto externo/afiliado”, na opção “Geral”, informe:
- A) URL do produto - insira o link externo do produto onde os clientes irão comprá-lo;
- B) Texto do botão - informe o nome do botão que leva ao produto externo;
- C) Preço - digite o preço regular/normal do produto;
- D) Preço promocional - digite o preço do produto com desconto (se houver). Em Programar você pode especificar a data da promoção.
2Na opção “Estoque”, em SKU ou REF (Unidade de Manutenção de Estoque) crie um número identificador único - que será só desse produto
3Na opção “Produtos relacionados”, você pode informar outros produtos já cadastrados que tenham a ver com o que está cadastrando no momento:
- Aumentar vendas - nesta opção você pode usar a estratégia de indicar seus produtos mais rentáveis, para que no momento da venda eles sejam recomendados na página do produto e no carrinho.
4Na opção “Atributos”, você pode adicionar os detalhes do produto - como cor, tamanho, peso e entre outros. Para isto:
-
A) Clique em Adicionar
-
B) No campo Nome - informe qual é o atributo, no caso, qual é a variação que o produto terá. Por exemplo: cor, tamanho, sabor, entre outros.
-
C) No campo Valor(es) - adicione o atributo e caso tenha mais de um separe com o símbolo “|”. Por exemplo: se em “Nome” o atributo é cor, em "Valo(res)”, adicione as variações como “azul | vermelho | amarelo”;
-
D) Visível na página de produto - mantenha marcada essa opção se deseja que os atributos apareçam na página do produto em “Informação adicional”;
-
E) Em seguida, clique em Salvar Atributos
5Na opção “Avançado”, caso deseje, configure outras funcionalidades:
-
A) Ordem do menu - você pode definir a posição de como esse produto será exibido junto aos outros - o valor adicionado vai determinar em qual posição ele vai aparecer. Por exemplo, um produto em promoção você definir para aparecer logo no início.
-
B) Ativar avaliações - mantenha marcada essa opção se deseja que os clientes vejam e também façam avaliações sobre o produto.
6Agora, veja como concluir o cadastro do produto
Produto variável
1Após definir como “Produto variável”, na opção "Estoque”, você pode gerenciar o estoque do produto individualmente e definir se é permitido receber pedidos sob encomenda:
- A) SKU ou REF (Unidade de Manutenção de Estoque) - nesta opção crie um número identificador único - que será só desse produto;
-
B) Gerenciar estoque - clique em ativar para adicionar a quantidade e outras informações do seu estoque:
-
- Quantidade em estoque - informe a quantidade de produtos - O WooCommerce irá subtrair os itens à medida que as vendas são feitas;
- Permitir encomendas - selecione se deseja permitir que o cliente compre o produto mesmo sem estoque;
- Limiar de estoque baixo - defina qual o limite mínimo de produtos que você considera baixo - quando o estoque atingir este número você será notificado via e-mail.
-
- C) Vendido individualmente – selecione a caixa se deseja permitir apenas uma unidade deste item por venda.
2Na opção "Entrega”, os dados informados sobre o produto com a embalagem serão utilizados para calcular o valor do frete para o cliente:
- A) Peso (kg) - informe o peso do produto com a embalagem;
- B) Dimensões (cm) - informe o comprimento, largura e altura do produto com a embalagem;
- C) Classe de entrega - esta opção permite informar as condições para envio de produtos específicos. Por exemplo: itens volumosos, leves, frágeis.
3Na opção "Produtos relacionados”, você pode informar outros produtos já cadastrados que tenham a ver com o que está cadastrando no momento.
Veja abaixo de acordo com o seu objetivo:
- A) Aumentar vendas - nesta opção você pode usar a estratégia de indicar seus produtos mais rentáveis, para que no momento da venda eles sejam recomendados na página do produto e no carrinho.
- B) Venda cruzada - informe os produtos relacionados ou complementares que serão indicados no carrinho, para também serem adquiridos pelo cliente.
4Na opção “Atributos”, adicione os detalhes do produto - como cor, tamanho, peso e entre outros. Para isto:
-
A) Clique em Adicionar
-
B) No campo Nome - informe qual é o atributo, no caso, qual é a variação que o produto terá. Por exemplo: cor, tamanho, sabor, entre outros.
-
C) No campo Valor(es) - adicione o atributo e caso tenha mais de um separe com o símbolo “|”. Por exemplo: se em “Nome” o atributo é cor, em "Valo(res)”, adicione as variações como “azul | vermelho | amarelo”;
-
D) Visível na página de produto - mantenha marcada essa opção se deseja que os atributos apareçam na página do produto em “Informação adicional”;
-
E) Usado para variações - mantenha marcada essa opção para ser possível adicionar mais informações sobre o produto na próxima opção que é “Variações”;
-
F) Em seguida, clique em Salvar atributos
5Na opção "Variações”, adicione as diferentes características do produto. Para isto:
-
A) De acordo com o produto selecione a opção Adicionar variação ou Criar variações para todos os atributos e clique em Ir
-
B) Qualquer cor - (“cor” que é o exemplo que estamos utilizando) selecione a variação que deseja conforme o produto que está cadastrando
-
C) Em seguida, clique sobre o código - (que foi criado para a variação) e preencha todas as informações relacionadas a variação do produto
-
D) Em seguida, clique em Salvar alterações
Ao concluir o cadastro de uma variação (por exemplo, da cor vermelha) e você deseja cadastrar outras variações nas demais cores (azul, amarelo, entre outras) clique em Ir e repita os passos acima para cada variação.
6Na opção “Avançado”, caso deseje, configure outras funcionalidades:
-
A) Nota da compra - caso venda produtos por encomenda, você pode optar em escrever uma nota para ser enviada ao cliente após a compra;
-
B) Ordem do menu - você pode definir a posição de como esse produto será exibido junto aos outros - o valor adicionado vai determinar em qual posição ele vai aparecer. Por exemplo, um produto em promoção você definir para aparecer logo no início;
-
C) Ativar avaliações - mantenha marcada essa opção se deseja que os clientes vejam e também façam avaliações sobre o produto.
7Agora, veja como concluir o cadastro do produto
Concluindo o cadastro de um produto
- Breve descrição sobre o produto
- Categoria de produto
- Tags de produto
- Imagem do produto
- Galeria de imagens do produto
- Publicar
Breve descrição sobre o produto
Adicione um resumo – essa informação será mostrada na página de venda
Categoria de produto
Ao lado direito da tela, na seção “Categoria de produto” você define em qual categoria o seu produto irá ficar.
1Veja se já tem uma categoria listada, seja em todas ou as mais usadas
2Ou adicione uma nova categoria – para isso:
- A) Informe o nome da nova categoria
- B) Defina se será a categoria principal - Categoria ascendente
- C) Em seguida, clique em Adicionar nova categoria
Tags de produto
1Nesta seção informe as palavras-chaves relacionadas ao produto, cada uma separada com vírgula - as tags ajudarão na busca pelos seus produtos
2Em seguida, clique em Adicionar
3Caso você já tenha palavras-chaves cadastradas, para adicioná-las clique em Escolher das tags mais usadas
Imagem do produto
1Para adicionar a imagem principal, clique em Definir Imagem do produto
2Em seguida, para acessar a imagem desejada, clique em Enviar arquivos (imagens do seu computador ou dispositivo) ou Biblioteca de mídia (são imagens que já foram enviadas para o painel WordPress)
3Clique sobre a imagem e depois em Definir Imagem do Produto
Galeria de imagens do produto
1Para adicionar mais imagens do produto, clique em Adicionar galeria de imagens do produto
2Em seguida, para acessar a imagem desejada, clique em Enviar arquivos (imagens do seu computador ou dispositivo) ou Biblioteca de mídia (são imagens que já foram enviadas para o painel do WordPress)
3Clique sobre a imagem e depois em Adicionar na galeria.
Para selecionar mais de uma imagem, segure a tecla ctrl do teclado e clique sobre as imagens que deseja inserir.
Publicar
Se já quiser deixar seu produto no ar, na parte superior esquerda da tela, clique em Publicar, ou se desejar fazer mais alterações e publicar depois, clique em Salvar como rascunho
Após concluir o cadastro do produto, você poderá seguir personalizando sua loja, veja: