Na sua loja virtual, criada através do WordPress + WooCommerce, você pode ter várias escolhas de entrega.
Caso ainda não tenha instalado o WordPress, veja como instalar a ferramenta.
E se já instalou o WordPress, mas ainda não o WooCommerce, veja como instalar o plugin.
E ainda, confira se você já fez todas as configurações iniciais da loja virtual.
Feito tudo isso, veja abaixo como definir os as formas de entrega na sua loja:
1No painel do WordPress, no menu lateral, na opção WooCommerce, clique em Configurações - Se necessário, veja como acessar o painel
2Após, clique na aba Entrega
Veja abaixo em detalhes como fazer as configurações de envio em cada seção:
Áreas de entrega
Nesta seção você irá definir qual será a área de cobertura para a entrega dos seus produtos.
Você pode adicionar várias áreas de entrega: rua, bairro e outras - cada uma com diferentes taxas e métodos de envio.
1Clique em Adicionar área de entrega
2Informe sobre a área de entrega:
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A) Nome da área - escreva o nome referência para a área geográfica que você enviará os produtos; Por exemplo: Florianópolis.
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B) Regiões da área - você pode especificar por Estados e por País. Digite e clique nas opções que deseja adicionar; Por exemplo: Santa Catarina, Brasil.
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C) Limitar para CEPs específicos - você também pode limitar ainda mais a área de entrega informando os CEPs.
Para localizar as faixas de CEPs, você pode utilizar o site dos correios
3Em “Métodos de entrega” escolha o qual deseja adicionar para a área informada acima. Para isso, clique em Adicionar método de entrega
4Em seguida, escolha o método de envio:
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Retirada no Local - os clientes buscam o pedido em um local determinado
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Taxa Fixa - frete com preço fixo
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Frete grátis - sem custo de envio
5Depois, clique em Adicionar método de entrega
6Após adicionar, você pode editar as configurações do método selecionado, para isso, passe o mouse sobre ele para mostrar as ações disponíveis e clique em Editar
7Veja abaixo como configurar os métodos de envio já disponíveis na plataforma:
Retirada no local
Preencha as informações e configure este método conforme abaixo:
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A) Título - caso deseje, altere o nome do método de entrega que aparecerá para o cliente durante a finalização da compra;
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B) Status do imposto - selecione se o produto será Tributável ou não;
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C) Custo - defina qual será o valor fixo da taxa.
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D) Para concluir, clique em Salvar alterações
Taxa fixa
Preencha as informações e configure este método conforme abaixo:
-
A) Título do método - caso deseje, altere o nome do método de entrega que aparecerá para o cliente durante a finalização da compra;
-
B) Status do imposto - selecione se o produto será Tributável ou não;
-
C) Custo - defina qual será o valor fixo da taxa.
-
D) Para concluir, clique em Salvar alterações
Frete grátis
Preencha as informações e configure este método conforme abaixo:
- A) Título do método - caso deseje, altere o nome do método de entrega que aparecerá para o cliente durante a finalização da compra;
- B) Frete grátis requer - defina como será a regra aplicada para este método de entrega:
Não aplicável:
- Você define que não há regras de frete grátis para a área de entrega cadastrada;
Um cupom válido com frete grátis:
- Permite que o cliente aplique cupom de desconto na compra e também tenha a entrega gratuita;
Um valor mínimo de pedido:
- Informe qual será o valor mínimo que o cliente precisa comprar para ter a entrega gratuita;
- Marque a caixa caso queira aplicar regras de valor mínimo do pedido antes do cupom de desconto.
Um valor mínimo de pedido OU um cupom:
- Informe qual será o valor mínimo que o cliente precisa comprar para ter a entrega gratuita. Caso seja aplicado um cupom de desconto, não será elegível o frete grátis;
- Marque a caixa caso queira aplicar regras de valor mínimo do pedido antes do cupom de desconto.
Um valor mínimo de pedido E um cupom:
- Informe qual será o valor mínimo que o cliente precisa comprar para ter a entrega gratuita. Se o cliente atingir o valor mínimo, poderá adicionar um cupom de desconto;
- Marque a caixa caso queira aplicar regras de valor mínimo do pedido antes do cupom de desconto.
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C) Para concluir, clique em Salvar alterações
Opções de entrega
Nesta seção, você tem a possibilidade de configurar outras informações sobre a entrega. As configurações já estão pré-definidas, mas você pode alterar como desejar.
1Clique em Opções de entrega
2Informe sobre cálculos do produto e destino da entrega:
A) Cálculos - escolha se deseja:
- Ativar a calculadora de envio na página do carrinho
- Ocultar custos de transporte até que um endereço seja inserido
B) Destino da entrega - escolha qual padrão de destino:
- Por padrão para o endereço de entrega do cliente
- Por padrão para o endereço de faturamento do cliente
- Forçar entregar para o endereço de faturamento do cliente
C) Modo de depuração - ao habilitar esta opção significa que o WooCommerce calculará os custos de envio sempre que os clientes carregarem seus carrinhos de compras.
3Para concluir essa configuração, clique em Salvar alterações
Classes de entrega
Sempre que você desejar criar variáveis diferentes de entrega dos produtos, você pode separar isto em classes.
Exemplo: você tem que fazer o envio de camisetas e quadros, por serem produtos distintos (peso e dimensões) você pode criar variáveis diferentes (métodos de envio, valor, taxas).
1Clique em Classes de entrega
2Em seguida, clique em Adicionar classe de entrega
3Adicione as informações:
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A) Classe de entrega - escreva o nome da classe;
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B) Slug - é um identificador único, você pode deixar em branco, pois vai gerar um automaticamente;
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C) Descrição - informe uma descrição para a classe de entrega.
4Para concluir, clique em Salvar classe de entrega
5Agora que a classe de entrega está criada, faça as configurações de custo:
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A) Volte para a seção Área de entrega
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B) Na área cadastrada que deseja configurar a classe de entrega, clique em Editar
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C) Em seguida, em “Método de entrega”, na Taxa fixa, clique em Editar
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D) Em “Custos por classe de entrega”, defina os valores
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E) Para concluir esta configuração, clique em Salvar alterações
6Para adicionar os produtos na classe de entrega, você precisa editar o produto e em “Dados do produto” na opção “Entrega” selecionar a classe que deseja
Após concluir estas etapas, você poderá seguir personalizando sua loja, veja: