Se ao acessar o site, aparecer a mensagem 'Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados', significa que seu site não conseguiu recuperar as informações necessárias do banco de dados para carregar a página.
Confira os principais motivos que ocasionam o erro e como resolver:
- Credenciais do banco de dados incorretas
- Banco de dados corrompido
- Muitos acessos (pico de tráfego)
Credenciais do banco de dados incorretas
Geralmente o erro é pelas credenciais de login do banco de dados estarem incorretas (nome do host, nome do banco, usuário e senha). É necessário reconfigurá-las.
Normalmente isso acontece após migrar um site de um provedor para o outro.
Veja abaixo como reconfigurar as informações de acordo a plataforma usada:
Outras ferramentas de criação (PrestaShop, Joomla, Drupal ou outras)
- Etapa 1: Verificar as informações no arquivo de conexão com o banco
- Etapa 2: Reconfigurar as informações no banco de dados
Etapa 1: Verificar as informações no arquivo de conexão com o banco
1Identifique o arquivo responsável pela conexão com o banco de dados da sua aplicação - cada aplicação possui um determinado arquivo que faz a conexão com o banco de dados. Identifique qual é este arquivo conforme a aplicação que você utiliza - se necessário veja qual é o arquivo de conexão com o banco de dados das principais aplicações
2Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
3Na barra de busca, procure por Gerenciador de arquivos e clique na opção encontrada
4Na pasta/diretório do domínio onde está seu site procure o arquivo de conexão com o banco de dados identificado no passo 1
5Confira no arquivo as seguintes informações sobre o banco de dados - Guarde essas informações para usar posteriormente:
-
Nome (DB NAME): é o nome do banco de dados da sua aplicação
-
Usuário (DB USER): é o usuário do banco de dados da sua aplicação
-
Senha (DB PASSWORD): é a senha do banco de dados da sua aplicação
-
Nome do servidor (DB HOST): é o nome do servidor onde o banco de dados está hospedado - sendo localhost quando o banco está hospedado no mesmo plano de hospedagem que a aplicação, ou o IP da hospedagem quando o banco está hospedado em outro local (banco remoto)
Etapa 2: Reconfigurar as informações no banco de dados
Após localizar as informações no arquivo, realize os seguintes ajustes:
1Acesse o cPanel - se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por Banco de dados MySQL e clique na opção encontrada
3Na seção "Bancos de dados atuais", localize o banco de dados da sua aplicação
4Em seguida, redefina:
Nome do banco
5Na tela de gerenciamento, em “Ações” clique sobre o renomear
6No campo “Novo nome” escreva o nome do banco de acordo ao que aparece no arquivo de conexão - conforme verificado na etapa 1, passo 5
7Depois, clique em Prosseguir
Usuário
8Na tela de gerenciamento, na seção “Banco de dados atuais”, clique sobre o usuário privilegiados vinculado ao banco
9Em seguida, marque a opção Todos os privilégios
10Em seguida, no final da página, clique em Fazer alterações
11Depois, clique em Voltar
Senha
12Na tela de gerenciamento, na seção “usuários atuais”, na linha do usuário vinculado ao banco, clique em Alterar senha
13Na nova tela, insira e repita a senha do banco - de acordo com a senha do banco que está no arquivo de conexão - conforme verificado na etapa 1, passo 5
14Para salvar, clique em Alterar senha
Feito este procedimento, as informações sobre as credenciais do banco contidas no arquivo de conexão deverão estar compatíveis com as informações reais do banco de dados e a conexão deverá ocorrer normalmente.
Banco de dados corrompido
O problema de conexão com o banco de dados pode estar relacionado com arquivos corrompidos no próprio banco de dados - resultado de falha de plugins, uso de um tema incompatível ou ainda uma migração malsucedida.
Nesse caso, será necessário reparar o banco de dados para corrigir o problema. Veja como:
1Acesse o cPanel - se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por PHPMyAdmin e clique na opção encontrada
3Na tela do PHPMyAdmin, no menu lateral, selecione o banco de dados que você deseja reparar
4Em seguida, abaixo das tabelas do banco, marque a opção Marcar todos
5Depois, na opção "com marcados", selecione Reparar tabela
Temas e plugins corrompidos
Ter arquivos corrompidos em temas e plugins podem ocasionar o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress.
Para resolver, teste alterar o tema atual de seu site - veja como fazer
Em seguida, acesse o site e veja se o erro ainda aparece ou se foi resolvido. Se resolveu, significa que o problema estava no tema utilizado, então decida se deixará o tema substituído ou utilizará outro.
Se o erro ainda persiste, teste também desativar todos os seus plugins - se necessário, veja como fazer
Se ao fazer isso a mensagem de erro desaparecer, é sinal de que um deles está causando o problema. Ative um por um até descobrir o plugin responsável pela instabilidade no site.
Versões inferiores do PHP
Verifique a versão do PHP que está usando, nos servidores da HostGator, as versões PHP 5.6, 5.5, 5.4, 5.3, 5.2 e inferiores não são mais suportadas.
Recomendamos que você use a versão 8.2 de PHP - Se necessário, veja como alterar
Muitos acessos (pico de tráfego)
Um aumento repentino de acessos ao site poderá deixar seu banco de dados sem resposta. Nesse caso, é necessário:
Otimizar o banco de dados
Veja como otimizar de acordo a ferramenta de criação:
Outras ferramentas (Drupal, Joomla, PrestaShop ou outros)
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por PHPMyAdmin e clique na opção encontrada
3No menu lateral, selecione o banco de dados que você deseja otimizar
4Em seguida, abaixo das tabelas do banco, marque a opção Marcar todos
5Depois, na opção "com marcados", selecione Otimizar tabela
Migrar para um servidor mais robusto
Os Planos P, M, Turbo, Business e Plus estão em servidores compartilhados, isso significa que no mesmo servidor existem várias contas de hospedagem ocupando o mesmo espaço.
Por conta desse compartilhamento de espaço, para manter a estabilidade dos servidores, a HostGator adota algumas limitações relacionadas a quantidade de conexões permitidas em um site - Se necessário, veja quais são as limitações dos servidores da HostGator
Otimizar arquivos do site pode ajudar a reduzir interações com o banco de dados. Se problemas de conexão persistirem de forma recorrente, considere migrar para um Servidor VPS ou Dedicado, que oferece um melhor desempenho para lidar com tráfego. É importante manter os arquivos otimizados mesmo após a migração - Se necessário, veja como fazer a migração