Para manter a caixa de entrada sem spam, você conta com filtros e funcionalidades, que verificam e classificam as mensagens recebidas.
Selecione abaixo a plataforma que utiliza para os seus e-mails e veja em detalhes:
E-mail cPanel
No cPanel você conta com a ferramenta “Apache SpamAssassin” para proteger seu e-mail de spam.
Ao receber um e-mail o sistema tem vários critérios de análise e você também pode definir pontuações para o filtro classificar as mensagens, escolher para onde os e-mails spam serão destinados e informar contas e domínios específicos em listas de bloqueio ou que são permitidos.
Veja abaixo como:
Configurar o filtro de spam
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Spam Filters e clique na opção encontrada
3Na tela “Spam Filters” (Filtros de spam), em “Process New Emails and Mark them as Spam” (Processar novos e-mails e marcá-los como spam) o botão deve estar na cor azul para estar Ativo - Caso esteja na cor cinza, arraste para habilitar
4Em seguida, clique em Spam Threshold Score (Pontuação de Limite de Spam)
5Na tela para ajustar a pontuação do limite de spam, selecione a opção que deseja aplicar.
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Número menor - quanto “menor” o número, mais rigoroso o filtro - Pode rotular mensagens que não são spam;
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Número maior - quanto “maior” o número, o filtro é menos rigoroso - Rotula somente mensagens com muitas características de spam;
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Padrão - número 5 é a pontuação padrão recomendada para novos usuários.
6Para salvar a pontuação definida, clique em Update Scoring Options (Atualizar opções de pontuação)
7Em seguida, clique em Return to “Overview” (Voltar para “Visão geral”)
8Defina o que a ferramenta deve fazer ao receber as mensagens de e-mail classificadas como spam:
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A) Move New Spam to a Separate Folder (Spam Box) (Mover novo spam para uma pasta separada - Caixa de spam) - mantenha habilitada essa opção para que todos os e-mails classificados como spam sejam encaminhadas para uma pasta separada para você revisar - Opção recomendada;
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B) Automatically Delete New Spam (Auto-Delete) (Excluir automaticamente novo spam - Exclusão automática) - você pode habilitar essa opção para que os e-mails que forem definidos como spam sejam excluídos automaticamente e permanentemente.
Como bloquear ou liberar domínios ou contas de e-mail
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Spam e clique na opção encontrada
3Na tela “Spam Filters” (Filtros de spam), em “Additional Configurations” (Configurações adicionais), clique em Show Additional Configurations (Mostrar configurações adicionais)
4Selecione abaixo a opção que deseja e veja como:
- Listar e-mails sempre permitidos (Não serão classificados como spam)
- Listar e-mails nunca permitidos (Serão sempre bloqueados pelo filtro antispam)
Listar e-mails sempre permitidos
5Na opção “Emails Always Allowed (E-mails sempre permitidos), clique em Edit Spam Whilelist Settings (Editar configurações da lista de permissões de spam)
6Em “Lista de permissão”, clique em +Add a new item (+Adicionar um novo item)
7No campo que abrir, informe o domínio ou conta de e-mail que deseja incluir - Para adicionar mais de um item, clique novamente em +Add a new item (+Adicionar um novo item)
8Para concluir, clique em Update Whilelist (Lista de permissões de atualização)
Listar e-mails nunca permitidos
5Na opção “Emails Never Allowed” (E-mails nunca permitidos), clique em Edit Spam Blacklist Settings (Editar configurações da lista negra de spam)
6Em “Lista de negação”, clique em +Add a new item (+Adicionar um novo item)
7No campo que abrir, informe o domínio ou conta de e-mail que deseja incluir - Para adicionar mais de um item, clique novamente em +Add a new item (+Adicionar um novo item).
Caso deseje bloquear todas as contas de e-mail vinculadas a um domínio, insira o asterisco antes do domínio - Por exemplo: *@dominio.com.br
8Para concluir, clique em Update Blacklist (Lista negra de atualização)