O Titan e-mail usa vários filtros e medidas para manter sua caixa de entrada limpa, longe de spams. Um e-mail recebido é entregue em sua caixa de correio somente depois de passar por todas as verificações e filtros mencionados abaixo:
1Postscreen
Este é um filtro que ajuda a detectar se um e-mail recebido é de um spambot ou se contém malware. Um e-mail será rejeitado para entrega se falhar nesta verificação.
2Verificação do remetente
Este componente detecta se o e-mail recebido foi enviado por um servidor de e-mail válido. A verificação do remetente irá essencialmente realizar uma pesquisa reversa de DNS para descobrir qual é o IP do e-mail recebido. Se o IP não apontar para um servidor de e-mail válido, o e-mail em questão será rejeitado.
3Verificação do SPF (Sender Policy Framework)
Este componente verificará o registro SPF do domínio do remetente e validará se o e-mail está vindo de um servidor válido, conforme mencionado no registro SPF. Se o e-mail for recebido de uma fonte não autenticada, a verificação SPF executará a ação mencionada no registro TXT do domínio do remetente conforme indicado abaixo:
- Hard Fail : O e-mail será rejeitado pelos servidores do Titan se for recebido de uma fonte não autenticada;
- Soft Fail : O e-mail será aceito pelos servidores da Titan, mas será marcado como 'suspeito' e o destinatário será avisado.
4Verificação de RBL (blacklist/lista negra)
O endereço IP de um e-mail recebido é executado por 2 a 3 serviços RBL para verificar se o IP já foi colocado na lista negra devido a ter sido identificado como spam por natureza. Consequentemente, o e-mail recebido será rejeitado se o IP estiver na lista negra.
5Verificação de Open DKIM (DomainKeys Identified Mail)
Se o cabeçalho de um e-mail recebido contiver a assinatura DKIM, uma verificação de Open DKIM irá verificar o conteúdo do e-mail com a chave pública publicada no registro DNS e adicionar o resultado da verificação no cabeçalho Authentication-Results.
6Verificação Open DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance)
A verificação Open DMARC irá verificar o status das verificações SPF e Open DKIM. Os e-mails recebidos serão rejeitados se não passarem na verificação DMARC ou falharem temporariamente se a verificação não puder ser concluída a tempo. Ele adicionará o resultado da verificação no cabeçalho Authentication-Results.
7Cmfilter
O Cmfilter verifica essencialmente se um e-mail recebido é um spam, vírus ou e-mail de phishing. Se for um e-mail com vírus ou de um IP de spam, ele será rejeitado. O processo para o mesmo é dado abaixo:
Ele compara o IP do remetente a um conjunto de hosts de spam conhecidos e rejeita se o e-mail for recebido de um host de spam.
O Cmfilter contém um cache de todas as assinaturas que possuem uma classificação conhecida. Ele gera as assinaturas de uma mensagem recebida e as compara com assinaturas conhecidas e as classifica em diferentes categorias que são fornecidas a seguir:
- Spam : o e-mail de spam será entregue na pasta de spam e o assunto será marcado como SPAM;
- Vírus : o e-mail com conteúdo de vírus será rejeitado;
- Phishing : o assunto será marcado como PHISHING.
8Filtro Clam SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
O filtro Clam SMTP permite a verificação de vírus usando o software antivírus ClamAV. Emails com vírus são descartados silenciosamente e registrados sem qualquer ação adicional.
9Verificação de cabeçalho MIME (Multimedia Internet Mail Extensions)
A verificação de cabeçalho MIME irá essencialmente verificar os anexos que foram adicionados ao e-mail. Se o formato da extensão do arquivo não for permitido pelo servidor de e-mail de entrada, o e-mail será rejeitado.