Gerenciar os serviços de um servidor VPS (Virtual Private Server) ou Dedicado Linux, envolve uma série de operações que podem ser realizadas através dos diferentes tipos de painéis de gerenciamento, a escolha depende das suas preferências e necessidades:
-
WHM/cPanel
- O WHM (Web Host Manager) é a ferramenta que permite a administração de múltiplas contas de cPanel - Confira como acessar
- O cPanel tem uma interface amigável para gerenciar domínios, e-mails, bancos de dados, arquivos e muito mais - Confira como acessar
-
Gerenciamento via SSH (Sem painel) - Se você prefere ou precisa de controle total sobre o servidor, pode optar por gerenciá-lo diretamente via SSH. Essa abordagem dá acesso completo à linha de comando do Linux via terminal, sem a necessidade de uma interface gráfica - Confira como habilitar e acessar
Agora, confira abaixo como fazer:
- Configurações iniciais do WHM (primeira vez de acesso)
- Criar contas cPanel no WHM
- Ativar/verificar o certificado SSL
- Reboot (reiniciar servidor)
- Backup automático
- Firewall
- Verificações dos recursos usados
Configurações iniciais do WHM (primeira vez de acesso)
Depois de adquirir seu servidor Linux, uma vez logado pela primeira vez no WHM você deve configurar alguns itens- Se necessário, confira como acessar
Confira como configurar:
1Leia o contrato de licença apresentado e clique em Concordo (I Agree)
2Será redirecionado para a seção de configuração de seu WHM raiz:
Descoberta automática de configurações de e-mail (Email settings auto discovery)
-
Habilitar (Enable): Permite que os clientes de e-mail se configurem automaticamente com base nas configurações do servidor.
-
Não, obrigado (No, thank you): Impede que os clientes de e-mail usem a configuração automática.
Arquivamento de e-mail (Email Archiving)
-
Habilitar (Enable): Permite configurar o período de retenção para e-mails recebidos, enviados e de listas. O arquivamento pode ser ativado no cPanel por domínio, e as mensagens podem ser recuperadas através dos seguintes métodos:
-
Conexão IMAP
-
Baixando as mensagens diretamente
-
WebMail
-
Recurso de relatórios de entrega de e-mail no WHM
-
-
Não, obrigado (No, thank you): O servidor não reterá mensagens enviadas, e as opções de controle de tipo de arquivo e retenção por domínio serão removidas do cPanel.
Consultar Apache para remetentes "Ninguém" (Query apache for “nobody” senders)
-
Habilitar (Enable): Permite verificar o status do servidor Apache para identificar o remetente real de e-mails enviados por "nobody". Isso torna o relatório do cPanel mais preciso, embora consuma mais tempo de processamento.
-
Não, obrigado (No, thank you): O servidor não verificará o Apache para identificar o remetente quando for "nobody", potencialmente tornando o relatório menos confiável.
Tokens de segurança (Security Tokens)
-
Habilitar (Enable): Permitirá que o cPanel e o WHM protejam seus URLs de serem afetados por ataques Cross-Site Request Forgery (XSRF), adicionando tokens exclusivos ao URL no login.
-
Não, obrigado (No, thank you): Impedirá o uso de tokens de segurança exclusivos que, de outra forma, seriam exibidos na URL após o login. Isso não é recomendado e o deixará vulnerável a ataques XSRF.
Restrições de SMTP (SMTP Restrictions)
-
Habilitar (Enable): Restringe o envio de e-mails apenas aos agentes de transporte de e-mail (MTA), o software de lista de discussão Mailman e ao usuário root, bloqueando o envio por outros usuários.
-
Não, obrigado (No, thank you): Permite que todos os usuários enviem e-mails abertamente, sem quaisquer restrições, o que não é recomendado para segurança.
Confie no X-PHP-Script para remetentes "Ninguém" (Trust X-PHP Script FOR ‘nobody’ senders)
-
Habilitar (Enable): Permite que o servidor confie nos cabeçalhos X-PHP-Script para identificar remetentes "nobody", mas pode ser menos seguro. O servidor confiará em mensagens que contêm cabeçalhos X-PHP-Script (isso requer que a opção MailHeaders do Easy Apache seja compilada no Apache) e os usará para determinar o verdadeiro remetente.
-
Não, obrigado: Impede que o servidor use cabeçalhos X-PHP-Script para verificar remetentes, priorizando métodos mais seguros para identificar o remetente real.
3Para finalizar, clique em Salvar configurações (Save Settings)
Confira como começar a usar o Servidor VPS e Dedicado Linux
Firewall
As contas VPS e Servidor Dedicado podem abrir novas portas de entrada e saída.
Uma porta é um número de identificação exclusivo usado para compartilhar uma única conexão física com uma rede de comutação de pacotes, como a Internet.
Uma porta está associada a um endereço IP do host e ao tipo de protocolo usado para comunicação - Por motivos de segurança, muitas portas não utilizadas são fechadas por padrão.
Confira como fazer:
1Acesse o WHM - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por HG Firewall Administration e clique na opção encontrada
3Na tela de administração, você pode abrir portas, colocar endereços IP na lista de permissões ou na lista de bloqueio (blocklist), adicionar regras personalizadas, excluir regras e até mesmo parar, iniciar e reiniciar o serviço de firewall
Verificações dos recursos usados
1Acesse o WHM - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por informações do servidor e clique na opção encontrada
3Na nova tela, são apresentadas as informações do servidor, como processador, memoria, sistemas, disco entre outras
4Também pode procurar por status do serviço para verificar as aplicações instaladas e suas versões
Para mais conteúdo sobre VPS e Dedicado Linux consulte nossa central de ajuda