Este guia foi desenvolvido especialmente para mostrar quais são os passos iniciais de um Servidor VPS e Dedicado Linux.
Confira as etapas indicadas abaixo, para configurar a sua nova hospedagem e iniciar a sua presença digital :)
- Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Etapa 2: Registro de Domínio
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Acesso a conta (Portal do Cliente)
- Acesso ao servidor
Acesso a conta (Portal do Cliente)
O acesso ao cadastro da sua conta ocorre através do Portal do Cliente, ele é local de principal contato entre você e a HostGator. Nele você poderá:
- Disponibilizar e atualizar dados do seu cadastro;
- Gerenciar o financeiro da conta;
- Solicitar alterações no Produto;
- Entrar em contato com o Suporte;
- Ativar e gerenciar algumas funcionalidades do Produto :)
Acesso ao servidor
No Servidores VPS e Dedicado Linux você possui acesso root, que te permite ser o administrador do sistema e ter total liberdade ao servidor para configurar sistemas e/ou aplicações.
Esses Servidores possuem o painel de gerenciamento WHM, através dele você consegue gerenciar domínios, e-mails, banco de dados, arquivos, etc.
A conta do domínio principal, criada automaticamente no WHM, e cada nova conta adicionada dentro do WHM, possui um painel cPanel, permitindo que cada domínio vinculado ao servidor tenha seu próprio painel administrativo com acesso único.
Etapa 2: Registro de Domínio
Para ter um site, um e-mail, etc, é necessário ter um domínio (seu endereço web) e uma hospedagem (local onde são armazenados os dados) ativos, dessa forma você conseguirá iniciar sua presença digital.
Você já possui um domínio para vincular a sua hospedagem na HostGator?
Já tenho um domínio registrado
Com um domínio registrado e uma hospedagem, você já pode seguir para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :)
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Não possuo um domínio e desejo registrar
O domínio é a identidade online da sua presença digital, ou seja, o nome que você escolhe para usar como porta de acesso das pessoas ao seu site. O registro dele é único e exclusivo à sua documentação, isto é, somente você terá o nome de domínio que registrou :)
Após a confirmação de pagamento e o registro do seu domínio, siga para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :)
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
Você possui uma hospedagem em outro local e deseja migrar os arquivos para a sua nova hospedagem na HostGator?
Não, vou iniciar a hospedagem do zero
Ótimo! Então agora você pode iniciar as configurações para deixar a sua hospedagem online: Siga para a próxima Etapa 4: Conectar o domínio com a sua hospedagem
Sim, quero migrar minha antiga hospedagem para a HostGator
Existem algumas formas de realizar esse procedimento. Você pode:
- Solicitar ajuda ao nosso Suporte Técnico para que ele possa realizar a migração para você. Confira o material: “Como solicitar a migração da hospedagem?”
- Realizar a migração sozinho, através de contas cPanel, confira o material:“Como migrar um site sem tirá-lo do ar?”
- Se tiver um site construído no blog do WordPress e deseja migrá-lo para a HostGator. Confira o material: “Como migrar o conteúdo de um site feito no WordPress?”
Uma das formas de verificar se os arquivos do seu(s) site(s) já estão no novo servidor, é editar o arquivo hosts do seu computador e apontar o domínio que foi migrado para o IP do seu servidor VPS/Dedicado.
Ao realizar este procedimento, você conseguirá visualizar seu site migrado exclusivamente em sua máquina local.
Se o site estiver quebrado é sinal que houve algum problema com a migração e provavelmente há falta de arquivos. Entretanto, se o site for exibido corretamente, possivelmente, a migração foi concluída com sucesso :)
Com todas informações verificadas e de acordo com o que você precisa, siga para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital :):
Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
Essa é a principal ação que fará com que o seu endereço web esteja online para outros visitantes.
Nos Servidores VPS e Dedicado, é possível utilizar o DNS personalizado com o seu próprio nome de domínio. Isso gera mais credibilidade a sua marca e também permite que seus clientes não identifiquem seu vínculo com a HostGator (em caso de revenda de hospedagem).
Escolha o procedimento conforme a sua necessidade:
- Conectar o domínio principal com o Servidor (Conta principal do WHM)
- Conectar um domínio adicional com o Servidor (Criação de nova conta no WHM)
- Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Conectar o domínio principal com o Servidor (Conta principal do WHM)
Para conectar o domínio principal com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br
+ IP primário
SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br
+ IP secundário
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem :)
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Conectar um domínio adicional com o Servidor (Criação de nova conta no WHM)
Confira o processo para conectar um outro domínio (adicional) a um servidor VPS ou Dedicado:
1Crie os pacotes com recursos personalizados para a conta no WHM
Nos pacotes será definido a quais recursos da conta o usuário/domínio terá acesso. Confira o material "Como criar e configurar pacotes no WHM?"
2Crie uma conta para o domínio no WHM
Após criar os pacotes com os recursos que você deseja habilitar para seus usuários, crie uma conta para o domínio dentro do painel WHM. Confira o material "Como criar uma conta no WHM?"
3Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem :) Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel. Neste painel, é possível adicionar mais domínios, veja como realizar o procedimento:
1Habilitar o recurso de adição de domínios no cPanel
Para que seja possível adicionar domínios dentro do painel cPanel de uma conta do WHM, o administrador do Servidor VPS/Dedicado deve habilitar esse recurso no pacote vinculado a conta do cPanel que deseja fazer a ação.
2Acesse o cPanel que você deseja adicionar o domínio
3Adicione o domínio no cPanel
4Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem :) Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 5: Usar a hospedagem
Nessa etapa você já pode iniciar o processo de criação do seu próprio site, criar um e-mail profissional para a sua marca, ou então, revender a hospedagem. Por onde deseja começar?
Quero criar uma conta de e-mail
Para criar e usar um e-mail profissional, siga os passos a seguir:
1Criar conta de e-mail
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel. Então para criar uma conta de e-mail, antes você deverá acessar o painel cPanel da conta que você criou no whm.
2Acessar conta de e-mail
Depois de criar a conta de e-mail, você já poderá acessar e começar a usar seu e-mail, para isso use o aplicativos de webmail que disponibilizamos em sua hospedagem :) Confira o material "Como acessar um e-mail criado na HostGator pelo navegador?"
3Configurar conta de e-mail em uma plataforma externa
Caso desejar, você poderá vincular o e-mail criado a uma plataforma externa, dessa forma você poderá utilizar recursos avançados e centralizar o gerenciamento de e-mails.
Confira o passo a passo de configuração das principais plataformas de e-mails:
- Como configurar uma conta de e-mail no Outlook 2016?
- Como configurar uma conta de e-mail no Gmail?
- Como configurar uma conta de e-mail no ThunderBird?
Após criar a conta de e-mail, confira os outros tópicos:
Quero criar um site
Para criar um site no seu Servidor VPS ou Dedicado você pode:
- Utilizar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
- Utilizar programação própria
Utilizar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
Na sua hospedagem você pode instalar diversas aplicações para iniciar a criação do seu site. As aplicações CMS mais usadas são:
- WordPress - Confira o material "Como instalar o WordPress em VPS e Dedicado Linux?"
- Magento
- Joomla
- Moodle
Confira os outros tópicos:
- Quero criar uma conta de e-mail
- Quero criar um site com programação própria
- Quero revender a hospedagem
Utilizar programação própria
Nesse Servidor Linux você possui um ambiente exclusivo, com acesso root, banco de dados ilimitados, MySQL, acesso SSH e compatibilidade com vários módulos e linguagens de programação, confira:
Linguagens de programação
- PHP 7.1+
- CGI/FASTCGI (FPM) habilitados
- Perl v5.16.3
- Python 2.7+
- Node.js
- JSP (Java/Tomcat)
- React/Ruby
Módulos de programação
- curl-7.29.0-51.el7.x86_64
- CPAN: v1.004
- gd-2.0.35-26.el7.x86_64
- ImageMagick-6.7.8.9-16.el7_6.x86_64
Banco de dados
- MySQL (com Acesso ao phpMyAdmin)
- MariaDB
- PostgreSQL ou qualquer outro banco de dados
Confira os outros tópicos:
- Quero criar uma conta de e-mail
- Quero criar um site com uma aplicação CMS
- Quero revender a hospedagem
Quero revender a hospedagem
Se o seu objetivo principal é revender a hospedagem, recomendamos que você explore todos os recursos disponíveis no servidor para aproveitá-lo da melhor forma.
Em nossa Central de Ajuda temos muitos conteúdos sobre o uso do WHM, confira a Categoria WHM e também acesse a documentação oficial do WHM
Para dar início a revenda de hospedagem, siga os passos abaixo:
1Adicione os clientes no servidor
Adicionar clientes no servidor, é o mesmo que adicionar domínios na hospedagem, ou seja, criar uma conta para o cliente. Confira os passos indicados na Etapa 4: Conectar um domínio adicional com o Servidor
2Gerencie seus clientes e os recursos do servidor
Através dos painéis de controle do servidor e do acesso root, é possível fazer o gerenciamento dos recursos e dos clientes. Há inúmeros softwares e aplicações gratuitos e pagos que poderão ser usados para o gerenciamento do servidor.
Na HostGator oferecemos alguns benefícios para engajar seus negócios:
- É possível disponibilizar aos clientes o SSL Let's Encrypt. Confira o material sobre Como utilizar o AutoSSL em VPS e Dedicado Linux?
- Os Servidores possuem 2 IP's dedicados