É possível realizar a migração do conteúdo de um plano compartilhado (Planos Start, P, M, Turbo ou Revenda) para um plano VPS ou Dedicado Linux - Porém, é necessário ter atenção e conhecimento técnico para garantir a transferência correta de todas as informações e configurações.
Este guia explica como transferir suas contas cPanel para servidores VPS ou Dedicado Linux
Confira os seguintes tópicos:
Requisitos antes de começar
- Possuir um Backup da conta cPanel: Se necessário, confira como fazer
- Ter acesso root ao servidor VPS/Dedicado de destino: caso precise recuperar a senha, confira como alterar
Atenção:
Antes de fazer a migração, verifique se o domínio e a conta cPanel que você quer transferir ainda não existem no novo servidor. Se já estiverem lá, a migração pode substituir os dados atuais.
Também é importante ter um backup completo do servidor antigo, para garantir que nada seja perdido durante o processo.
Como fazer a migração para o servidor
Abaixo, confira todas as etapas:
- Etapa 1: Verificar domínio e cPanel no servidor
- Etapa 2: Transferir o backup para o servidor
- Etapa 3: Restaurar o backup no servidor de destino
- Etapa 4: Verificar a migração
Etapa 1: Verificar domínio e cPanel no servidor
Antes de migrar o cPanel, confira se o servidor (VPS ou Dedicado Linux) não tem nenhum domínio configurado e nenhuma conta cPanel com o mesmo nome da que você quer transferir.
Confira como verificar:
1Acesse o WHM - Se necessário, confira como fazer
2Na barra de busca, procure por Terminal e clique na opção encontrada
3Para verificar se o domínio a ser migrado já existe no servidor de destino, execute o comando:
cat /etc/userdomains | grep DOMÍNIO
Substitua DOMÍNIO pelo nome real do seu domínio (exemplo: seudominio.com)
- Se o domínio estiver listado, ele já está associado a uma conta cPanel no WHM.
-
Caso o domínio que você está migrando já esteja no servidor, precisa remover o domínio ou a conta antes de continuar a migração:
Atenção: Antes de prosseguir com a migração, é obrigatório remover o domínio ou a conta existente do servidor de destino. Esse processo apaga todos os arquivos da conta, por isso é essencial que você faça um backup completo antes de excluir qualquer dado.- A) Para excluir a conta do cPanel existente (caso necessário), execute:
/scripts/removeacct NOME-DA-CONTA-CPANEL
Substitua "NOME-DA-CONTA-CPANEL" pelo nome real da conta.
- B) Em seguida, na mensagem que aparece, escreva Y para remover a conta indicada do WHM, excluindo todos os seus arquivos.
Pronto! Feita a exclusão da conta cPanel dentro do servidor siga para a Etapa 2
Etapa 2: Transferir o backup para o servidor
A transferência do backup será feita através da conexão SFTP, que é mais segura que o FTP convencional. Confira abaixo como fazer esse tipo de conexão:
1Acesse o FileZilla - Se necessário, consulte como fazer
2Em seguida, preencha os seguintes campos:
- A) Host: IP do Servidor que você vai se conectar - Se necessário, consulte como fazer
- B) Nome de usuário: Digite "root" (ou o usuário com permissões administrativas) - Caso não lembre da senha do seu acesso root, confira como alterar
- C) Senha: Digite a senha do usuário root ou do usuário em questão
-
D) Porta:
- 21 - porta padrão para conexões FTP
- 22 - porta padrão para conexões SFTP
3Depois, clique em Conexão rápida - Dessa forma você terá acesso SFTP ao servidor
4No “Endereço remoto” (do lado direito) procure o diretório /home
5Localize no seu computador (do lado esquerdo) onde está localizado o arquivo de backup e arraste-o para dentro do diretório /home
Observação:
- Dependendo do tamanho do backup, esta operação pode levar alguns minutos ou até horas
- Certifique-se de que a conexão permaneça estável durante todo o processo
Agora, confira a Etapa 3
Etapa 3: Restaurar o backup no servidor de destino
1Retorne ao Terminal do WHM e para ver o diretório onde o backup foi enviado digite o comando:
cd /home
2Para listar os arquivos e confirmar o envio, digite:
ls –la
Verifique se o arquivo de backup está presente.
3Se o arquivo estiver presente, execute o comando de restauração:
/scripts/restorepkg NOME-DO-ARQUIVO-DE-BACKUP
Substitua o “NOME-DO-ARQUIVO-DE-BACKUP" pelo nome de arquivo do seu backup (ex: backup-4.29.2025_exemplo.tar.gz)
Pronto! O processo de restauração pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho da conta.
Agora, confira a Etapa 4
Etapa 4: Verificar a migração
Depois que o processo de restauração for concluído, verifique se a migração foi bem-sucedida:
1Acesse o WHM e verifique se a conta aparece na lista de contas
2Acesse o cPanel da conta migrada para verificar se:
- Todos os arquivos foram transferidos corretamente
- Os bancos de dados estão acessíveis
- Os domínios e subdomínios estão configurados corretamente
- Os e-mails estão funcionando adequadamente
3Verifique se todas as funcionalidades do site estão operando corretamente
4Atualize os registros DNS para apontar para o novo servidor
5Após configurar o DNS, pode levar até 24 horas para que as alterações sejam reconhecidas globalmente (propagação). Durante esse período, é normal que seu site fique temporariamente indisponível em alguns momentos.
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