O processo de Reload (recarregar) ou Rebuild (reconstruir) reinstala completamente o sistema operacional do servidor, restaura as configurações originais e apaga todos os dados. Utilize este recurso para:
- Corrigir problemas graves de configuração
- Remover malware ou arquivos corrompidos
- Iniciar novamente com um sistema limpo
Confira abaixo:
- Verificações antes de realizar o procedimento
- Versões disponíveis na HostGator
- Como solicitar o Reload/Rebuild
- O que fazer após a reinstalação
Verificações antes de realizar o procedimento
- Fazer um backup completo de seus arquivos e banco de dados.
- Salvar os dados e configurações importantes, incluindo mensagens de e-mail, contas de e-mail criadas e senhas de acesso.
- Preparar-se para a indisponibilidade temporária do servidor durante o processo.
Versões disponíveis na HostGator
Confira as versões pré-configuradas do sistema operacional (imagens) disponíveis na HostGator.
Imagens Linux com cPanel |
Imagens Linux sem cPanel |
Imagens com n8n |
Imagens sem n8n |
Imagens com Plesk (não |
Imagens com Plesk (incluso a licença) |
AlmaLinux 9 cPanel |
AlmaLinux 9 |
AlmaLinux 9 com n8n |
AlmaLinux 9 |
|
|
CentOS 7 cPanel |
CentOS 8 |
|
|
CentOS 8 com Plesk |
Windows Server 2016 |
|
CentOS 7 |
|
|
CentOS 7 com Plesk |
Windows Server 2019 |
|
Debian 10 |
|
|
Debian 10 com Plesk |
|
|
Debian 9 |
|
|
Debian 9 com Plesk |
|
|
Ubuntu 22.04 |
|
|
Ubuntu 22.04 com Plesk |
|
Como solicitar o Reload/Rebuild
Você pode solicitar o procedimento diretamente pelo Portal do Cliente via chamado
- Se passaram mais de 30 dias desde a contratação.
- Caso seja a segunda solicitação dentro de 30 dias após a contratação.
Confira abaixo como abrir a solicitação:
1No Portal do Cliente, na caixa de diálogo com o Gator IA, digite ou fale reinstalar o sistema operacional do servidor
2Na mensagem seguinte, clique no botão Abrir novo chamado - Será aberta a tela para o chamado
Dica: Para minimizar a conversa com o Gator, clique no ícone de “–”
3Na tela de abertura de chamado, no campo “Para qual produto/serviço deseja suporte?”, escolha o plano que deseja o rebuild
4No campo “Qual o setor?” clique em Técnico
5No campo “Qual a sua necessidade?”, clique em Solicitação de Reload/Rebuild
6Leia com atenção as informações
7Preencha os dados abaixo:
- A) Imagem desejada - escolha entre as disponíveis na HostGator
- B) Em “Podemos executar em horário comercial”, escolha sim ou não
8Confirme os seguintes itens marcando as caixas de seleção:
- A) Concorda com a execução do procedimento conforme horário de Brasília
- B) Leu e concorda com os termos de Rebuild/Reload
-
C) Concorda com a cobrança do valor, caso se encaixe nestes dois cenários
- Se já tiverem se passado mais de 30 dias desde a contratação
- Caso seja a segunda solicitação dentro de 30 dias após a contratação
- D) Está ciente que é sua responsabilidade fazer backups para posterior restauração
9Em seguida, clique em Enviar
Após abrir o chamado, o suporte sempre envia uma confirmação no ticket para validar a solicitação com você antes de prosseguir
O prazo para a conclusão do reload/rebuild é de até 48 horas úteis desde a abertura da solicitação - Se necessário, confira como verificar o histórico de chamados
O que fazer após a reinstalação
Após a reinstalação do sistema, algumas ações são necessárias para restaurar seu ambiente:
1Restaurar seus backups de arquivos, bancos de dados e demais configurações
2Reconfigurar o servidor conforme suas necessidades
3Verificar registros DNS e apontamentos para garantir que seu site e e-mails funcionem corretamente
4Verificar e testar serviços essenciais para evitar problemas futuros
Depois destes procedimento, seu servidor estará pronto para uso novamente.