É possível que em algum momento você encontre problemas no serviço de e-mails. Separamos os principais motivos que poderão impactar no funcionamento do e-mail Titan. Veja:
- Problemas de envio e recebimento de mensagens
- Problemas relacionados apenas ao recebimento de mensagens
Problemas de envio e recebimento de mensagens
- DNS Incorreto
- Domínio não apontado para a Titan
- Propagação de DNS
- Configurações em plataformas externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
- E-mail de spam
- Erros comuns
DNS Incorreto
Caso você não esteja conseguindo receber ou enviar uma mensagem, verifique se o domínio vinculado a conta de e-mail com o problema está apontado (com o DNS alterado) para o seu plano na HostGator. Veja como alterar o DNS
Domínio não apontado para a Titan
Para que o serviço de e-mail possa funcionar, é necessário apontar o domínio para a plataforma da Titan.
Nesse caso, é preciso criar dois registros na zona DNS do domínio vinculado a conta de e-mail. Veja abaixo quais são os registros e se precisar de ajuda veja como configurar o e-mail Titan em um domínio
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Registro MX: configure os registros para seu domínio de acordo com a tabela abaixo:
Tipo | Prioridade | Nome | Aponta para (valor) | TTL |
MX | 10 | @ | mx1.titan.email | 3600 segundos |
MX | 20 | @ | mx2.titan.email | 3600 segundos |
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Registro SPF: configure o registro para seu domínio de acordo com a tabela abaixo:
Tipo | Nome | Aponta para (valor) | TTL |
TXT | @ | v=spf1 include:spf.titan.email ~all | 3600 segundos |
Propagação de DNS
Quando se altera o DNS de um domínio ou quando se faz alguma alteração na Zona de DNS, como por exemplo, alterar o registro MX, é necessário aguardar o prazo que o servidor de e-mail Titan necessita para ler as novas alterações.
Este prazo é chamado de propagação e geralmente leva em torno de 24h a 72h para terminar.
Durante este período o serviço de e-mail poderá ser prejudicado afetando o recebimento de e-mails. Aguarde o prazo e realize novos testes.
Configurações em plataformas externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
Se você estiver enfrentando um problema de recebimento ou envio de e-mail em um cliente de e-mail externo, como Outlook, Gmail, Thunderbird, etc, sugerimos que faça um teste de recebimento e envio no e-mail da Titan.
Se você conseguir receber e enviar o e-mail na plataforma da Titan, mas não no cliente de e-mail externo, verifique se as configurações de portas do servidor, bem como seu nome de usuário e senha, estão corretos na plataforma utilizada.
Além disso, certifique-se de que o computador está conectado à Internet e se o cliente externo não está offline ou passando por alguma instabilidade.
E-mail de spam
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E-mail recebido na caixa de spam ou lixeira:
Por padrão, os servidores da Titan possuem filtros que identificam e-mails suspeitos e os enviam para a pasta de lixo eletrônico ou spam.
Um e-mail pode ser rotulado como spam por vários motivos, como linha de assunto suspeita, endereço de e-mail enganoso, conteúdo do e-mail com palavras que geram spam, e assim por diante.
Verifique se aquele e-mail que você está esperando não se encontra na caixa de spam ou lixeira e caso necessário, mova manualmente para a caixa de entrada.
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E-mail marcado como spam pelo destinatário:
Veja com o destinatário se sua mensagem foi marcada como spam. Em caso afirmativo, peça a ele que marque seu endereço de e-mail como confiável.
Mantenha as boas práticas na criação de e-mail para evitar isso no futuro.
Erros comuns
Você recebe algum e-mail de retorno ao enviar um e-mail ou algum erro é exibido? O remetente está recebendo alguma mensagem de erro ao tentar enviar e-mails para você?
Em caso afirmativo, analise a mensagem de erro para possíveis soluções.
A maioria dos erros relacionados a e-mail já são de conhecimento de todos e uma breve pesquisa através do Google poderá te ajudar a solucionar o problema.
Problemas relacionados apenas ao recebimento de mensagens
Uso de filtros
Os filtros são definidos com o objetivo de organizar e separar e-mails em pastas diferentes com base em critérios especificados.
À medida que o servidor de e-mail encaminha e armazena cada e-mail com base nos filtros aplicados, os e-mails podem ser movidos automaticamente para outras pastas e não aparecer na sua caixa de entrada.
Verifique se você aplicou algum filtro de e-mail na plataforma da Titan e identifique se o uso destes realmente está sendo necessário. Caso contrário, desative-os para que as mensagens sejam recebidas na caixa de entrada.
Atraso no recebimento
Por algum motivo qualquer, pode haver atraso no recebimento de mensagens. Aguarde alguns minutos e dê tempo suficiente para o servidor efetuar o recebimento.