Ao enviar e-mails, é possível que em algum momento, você receba alguma mensagem de erro. Separamos as principais mensagens, o motivo de ocorrer e o que fazer para resolver. Veja:
- Usuário desconhecido (erro 550)
- IP em blacklist
- Falha na pesquisa reversa de DNS (erro 450-'4.7.25)
- Falha na SPF
- E-mails caindo como spam no destinatário (erro T3758094080)
- Problemas com arquivos em anexo
Usuário desconhecido (erro 550)
Mensagem de erro: 550 endereço do destinatário rejeitado: usuário desconhecido na tabela da caixa de correio virtual.
Motivo da rejeição: este é um dos erros mais comuns ao enviar e-mails e mostra que eles não são entregues à caixa de correio porque o servidor de e-mail não consegue encontrar o endereço de e-mail do destinatário.
Como resolver: confirme se não há erros de digitação no endereço de e-mail e se é um e-mail válido e existente. Depois, tente o envio novamente.
IP em blacklist
Mensagem de erro: o servidor de e-mail de entrada rejeitou o e-mail porque o IP XXX.XXX.XX.XX está na lista negra (blacklist) e foi considerado spam.
Motivo da rejeição: esta é uma mensagem de retorno que você recebe informando que o seu IP de envio não é confiável, tem má reputação e portanto está em uma lista negra.
Como resolver: solicite a remoção (delist) do IP da blacklist junto a empresa que o colocou na lista negra. Confira como remover um IP da blacklist
Falha na pesquisa reversa de DNS (erro 450-'4.7.25)
Mensagem de erro: 450-'4.7.25 Host do cliente rejeitado: não foi possível encontrar o nome do host [XXX.XXX.XX.XX].
Motivo da rejeição: esta é uma mensagem de retorno quando os e-mails estão sendo rejeitados porque o registro reverso de DNS do IP do seu servidor de e-mail não está configurado corretamente.
Como resolver: solicite ao seu provedor de serviços de e-mail que seja configurado em seu domínio um registro PTR reverso - Este procedimento é válido para planos VPS e Dedicado. Nos demais planos da HostGator essa configuração já vem realizada por padrão.
Falha na SPF
Mensagem de erro: Mensagem rejeitada devido a: Falha de SPF.
Motivo da rejeição: a verificação de SPF é uma medida anti-spam para verificar o registro SPF (Sender Policy Framework) do domínio. Tem por finalidade averiguar se o remetente do e-mail é verdadeiro ou não. Se o registro SPF do seu domínio estiver configurado de forma errada, possivelmente você encontrará este erro ao disparar um e-mail.
Como resolver: certifique-se de que o SPF do seu domínio aponta para o registro da Titan: “v=spf1 include:spf.titan.email ~all” - Confira como criar ou alterar um registro na zona DNS
E-mails caindo como spam no destinatário (erro T3758094080)
Mensagem de erro: T3758094080 IP XXX.XXX.XX.XX pontuação de spam 100.
Motivo da rejeição: este é o erro exibido quando o filtro de e-mail do destinatário identifica uma alta pontuação de spam do IP que está disparando o e-mail.
Como resolver: evite gatilhos de spam e frases enganosas em seus e-mails. Limite a frequência de envio e evite enviar e-mails em massa não solicitados. Confira como evitar que e-mails sejam taxadas como spam
Problemas com arquivos em anexo
Esta é uma verificação dos arquivos que foram anexados no e-mail. Se o formato da extensão do arquivo não for permitido pelo servidor de e-mail do destinatário, o e-mail será rejeitado. Confira por que o e-mail Titan com anexos não está funcionando?