Nossos servidores possuem os seguintes limites de tamanho para o envio de anexos (tenha em mente que o servidor do recipiente pode ter limites diferentes):
Hospedagem comum, revendas
|
Tamanho máximo: aproximadamente 35 MB
|
Dedicados Linux, Dedicados Windows, VPS
|
O limite padrão normalmente é o mesmo que o dos planos compartilhados, mas como você possui acesso root/administrativo, pode alterar o tamanho máximo dos anexos. (Tenha em mente que isso não significa que o recipiente necessariamente aceitará um anexo do tamanho máximo que você especificar). |
Tecnicamente, os nossos servidores Linux possuem um limite de 50 MB para o tamanho total de emails enviados pelo servidor SMTP e pelo webmail. Nos nossos dedicados Windows, esse limite é de 30 MB (note que, por se tratar de uma conta com acesso root, você pode alterar essa configuração). Nos dois casos, o limite abarca o corpo do email e os anexos.
Mas, na realidade, existem diversos fatores que afetam o envio com sucesso de um arquivo anexo. Esses fatores incluem:
- O fato do anexo ser codificado utilizando o padrão MIME, o que causa um aumento de tamanho de até 40%. Assim, se no seu disco rígido um arquivo ocupa 35 MB, ao ser codificado utilizando o padrão MIME, para que possa ser enviado como um anexo, ele aumentará para cerca de 50 MB. Um arquivo que ocupa 23 MB no seu disco rígido passará a ter cerca de 30 MB ao ser codificado no padrão MIME.
- Quaisquer limites de tamanho impostos pelo *seu* cliente de email. Esse tipo de limite varia de acordo como cliente de email. Por exemplo: o limite das interfaces de webmail da HostGator é de 50 MB, enquanto o limite do Outlook 2010 é de 20 MB.
- Quaisquer limites impostos pelo cliente de email *do recipiente*.
- Quaisquer limites de tamanho impostos pelo servidor do recipiente. Esse tipo de limite varia de acordo com o provedor do serviço de email. Por exemplo: Gmail, Yahoo! e Hotmail possuem um limite de 25 MB.
- Quanto espaço livre há na conta de email do recipiente; caso a conta de email tenha um limite de espaço (se estiver cheia, sua mensagem será rejeitada).
- A confiabilidade do seu provedor de internet, ou seja, o quão confiável esse provedor é no envio de arquivos grandes sem que esses arquivos sejam corrompidos ou a transmissão seja abortada.
Como você pode ver, diversas variáveis (fatores) podem afetar o tamanho máximo de um arquivo anexo. Você pode até mesmo se deparar com situações nas quais tenta enviar um anexo idêntico para dois recipientes diferentes, e um recebe o arquivo, enquanto o outro não recebe. Isso normalmente ocorre porque o servidor de um recipiente está rejeitando o anexo por ser grande demais, e o servidor do outro recipiente está aceitando o anexo.
Nossos aplicativos de webmail possuem os seguintes limites:
- Horde: Tenha em mente que um arquivo que, no seu disco rígido, ocupa 35 MB, passa a ter aproximadamente 50 MB quando é codificado utilizando o padrão MIME. Assim, se você estiver fazendo o cálculo com base no tamanho que o arquivo ocupa no seu disco rígido, o seu limite efetivo é de aproximadamente 35 MB.
- RoundCube: Tenha em mente que um arquivo que, no seu disco rígido, ocupa 23 MB, passa a ter aproximadamente 30 MB quando é codificado utilizando o padrão MIME. Assim, se você estiver fazendo o cálculo com base no tamanho que o arquivo ocupa no seu disco rígido, o seu limite efetivo é de aproximadamente 23 MB.
O tamanho máximo dos anexos será determinado tanto pelas configurações do servidor SMTP da sua conta quanto pelo cliente de email utilizado. O servidor SMTP das nossas contas de hospedagem comum e revendas está configurado para aceitar emails de até 50 MB. O servidor SMTP de dedicados Windows, por padrão, aceita anexos de até 30 MB (note que, por se tratar de um servidor com acesso administrativo, você pode alterar essa configuração).
Aqui estão os limites de tamanho de anexos para alguns clientes de email populares:
- Microsoft Outlook 2010 - 20 MB (padrão) (3)
- Microsoft Outlook 2007 - máximo permitido pelo servidor SMTP
- Mozilla Thunderbird - máximo permitido pelo servidor SMTP
(3) Usuários avançados podem alterar o limite do Outlook 2010 a partir do registro do Windows.
Muitos provedores de email como Gmail, Yahoo! e Hotmail possuem limites de tamanho dos anexos que seus servidores de email aceitarão. Se você enviar um anexo que for muito grande para seus sistemas, normalmente eles rejeitarão esse anexo. Assim, o fato do email ser enviado com sucesso a partir do remetente não significa que o servidor do recipiente aceitará o email.
Aqui estão os limites de tamanho de anexos para alguns provedores de serviço de email populares:
- Gmail / Google Mail - 25 MB
- Yahoo! Mail - 25 MB
- Windows Live, Hotmail, MSN - 25 MB
- Lycos Mail - ilimitado
- Excite Mail - 25 MB
- AOL Mail - 25 MB
Portanto, se seu recipiente estiver utilizando qualquer um desses serviços, o tamanho dos emails que você enviar estará limitado ao tamanho aceito pelo serviço. (Esses limites estão sujeitos à mudanças, e são listados aqui para sua conveniência. Provedores de serviço de email mudam suas políticas sem aviso prévio).
Quando eu envio um email com um anexo, o email não é entregue ou é devolvido. Por quê?
- O motivo mais comum é o tamanho do anexo. Certifique-se de que o arquivo que você está tentando nos enviar não é grande demais. Normalmente um anexo de 23 MB ou menor será enviado com sucesso em todas as situações.
- O servidor é configurado para bloquear alguns tipos de anexos se eles não estiverem ‘zipados’ (comprimidos). Atualmente, os seguintes tipos de arquivos anexos são bloqueados: .src, .exe. O motivo para isso é que sua caixa de emails seria inundada todos os dias com vírus e malwares se essa proteção não estivesse em vigor. Infelizmente, não há como desativar a proteção; sua única opção é comprimir o anexo.
Meu cliente de webmail diz que o limite é de 50 MB, mas eu não consigo enviar um anexo desse tamanho.
Quando você envia um anexo de email, esse anexo precisa ser codificado em MIME para que possa ser transmitido pela internet. Infelizmente, esse processo agrega até 40% ao tamanho do arquivo durante a transmissão. No destinatário, o arquivo é decodificado e revertido para o tamanho original. Isso significa que um arquivo que ocupa 40 MB quando está armazenado no seu disco rígido terá 56 MB depois de ter sido codificado em MIME, de modo que será grande demais para enviar por email. Um arquivo que ocupa 35 MB ou menos no seu disco rígido em geral terá 50 MB ou menos depois de ser codificado em MIME.
Como posso enviar arquivos extremamente grandes?
Faça o upload do arquivo para sua conta de hospedagem, e envie o link por email.
Mas as informações que estou enviando são privadas.
Você pode colocar os arquivos numa pasta protegida por senha, e enviar o link junto com o nome de usuário e a senha.