A mudança do WHM/cPanel da versão 110 com CentOS 7 para a versão 118 com AlmaLinux 9 foi impulsionada por vários fatores importantes, incluindo o fim do ciclo de vida do CentOS 7 e a necessidade de atualizar para um sistema operacional mais moderno, seguro e com melhor desempenho.
Se você receber uma sugestão no WHM/cPanel de atualização do sistema operacional para AlmaLinux 9, não faça isso pelo aviso. A mudança envolve muitos riscos, incluindo a perda de todo o seu conteúdo - Faça um backup completo antes de iniciar qualquer alteração.
A mudança para AlmaLinux depende da ação que você já fez e as atualizações atuais de sua hospedagem/servidor.
Confira abaixo o que fazer de acordo com o seu cenário:
Já fiz a alteração (cliquei no aviso de atualização e agora tenho AlmaLinux, meu servidor não funciona)
Se seu servidor foi formatado por conta da alteração para o AlmaLinux, veja o que fazer:
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Tenho um backup completo - Para o servidor voltar à eficiência, será necessário realizar um reload no servidor (recarrega a configuração do servidor) - este serviço tem custo. Caso deseje, entre em contato com nosso suporte via chat para seguir com os procedimentos necessários.
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Não tenho backup - Entre em contato com o suporte para verificar se será possível recuperar e migrar - Em alguns casos, isso não será possível.
Ainda não fiz a alteração
A hospedagem/servidor deve estar acessível e funcional e para minimizar os impactos é necessário verificar se seus aplicativos utilizados na hospedagem/servidor são compatíveis ou não, para isso, confira:
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Aplicativos e extensões devem estar com a versão do PHP superior a 8
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Mesma versão ou uma versão compatível de MySQL 8 ou MariaDB 10.5, 10.6 ou 10.11
Depois de fazer a verificação, escolha seu cenário e confira o que fazer:
- O AlmaLinux 9 é compatível com a hospedagem/servidor
- O AlmaLinux não é compatível com a hospedagem/servidor
O AlmaLinux 9 é compatível com a hospedagem/servidor
Se seu servidor é compatível, será feita uma migração com o nosso suporte sem custo.
Mas caso você tenha feito personalizações na hospedagem/servidor, como aplicações customizadas, a migração deve ser feita por você.
Siga as etapas abaixo e veja o que fazer:
Etapa 1: Antes da migração
1Realize um backup completo da hospedagem/servidor, incluindo arquivos de configuração, bancos de dados, contas de usuário e dados do WHM/cPanel - Se necessário, consulte como fazer
2Certifique-se de que o backup esteja armazenado em um local seguro, fora da hospedagem/servidor
3Adquira uma nova hospedagem/servidor que corresponda ao nível de pacote existente - Acesse nosso site e faça a contratação
Se já tem um plano conosco, comunique-se com o suporte financeiro para ativar o novo pedido com a data de vencimento do plano anterior - Assim, você não perderá o tempo restante do plano atual.
4Com o plano/servidor ativo, solicite a migração interna - Se necessário, consulte como fazer
Etapa 2: Durante a migração
5Durante a migração, pode ocorrer instabilidades nos seus serviços, aguarde o retorno do nosso suporte.
Lembrando que durante este processo não pode adicionar ou alterar nenhum arquivo ou informação.
Etapa 3: Após a migração
6Após o suporte avisar sobre a conclusão da migração, configure o seu domínio para o novo servidor (altere o DNS) e aguarde a propagação para que o site e e-mails fiquem funcionais.
7Verifique se todas as aplicações estão funcionando - Pode ser necessário realizar ajustes nas configurações dos arquivos para atualizar endereços de IP, host do servidor, firewall e qualquer configuração personalizada, entre outros.
Após confirmar que tudo está funcionando corretamente, recomendamos manter os backups do servidor antigo por um período como precaução.
O AlmaLinux não é compatível com a hospedagem/servidor
Caso tenha um backup completo, para que a hospedagem/servidor volte a funcionar corretamente, será necessário realizar um reload no servidor (recarrega a configuração do servidor) - Este serviço tem custo.
Se estiver interessado, entre em contato com nosso suporte via chat para seguir com os procedimentos necessários.
Caso não tenha um backup completo é necessário entrar em contato com nosso suporte para verificar o que pode ser restaurado e migrado - Em alguns casos, isso pode não ser possível.