Lembrando que outras versões descontinuadas são 5.4, 5.5, 5.6, 7.0, 7.1 e 7.2 - Se necessário, veja como alterar a versão do PHP
Para garantir a segurança dos seus dados, frequentemente os softwares utilizados na HostGator são atualizados para versões mais recentes (8.2) em nossos servidores. Recomendamos que atualize a programação de seu site o quanto antes.
Veja abaixo:
Versões descontinuadas
Nos servidores da HostGator, as versões de PHP 5.6, 5.5, 5.4,5.3,5.2, 7.0, 7.1 e 7.2 não são mais suportadas em nossos servidores.
O PHP 5.6 foi descontinuado oficialmente em 31 de dezembro de 2018. Isto marcou oficialmente o fim de uma era para o PHP 5, já que a primeira versão, 5.0, foi lançada há 14 anos.
A utilização da versão 5.x não é apenas ruim de uma perspectiva de segurança dos dados de seu site, como de toda sua hospedagem, podendo implicar até mesmo na segurança dos clientes que acessam seu site.
Não recomendamos a utilização das versões 7.3, 7.4 e 8.0 pois elas não são mais atualizadas pelo PHP (em Inglês) e caso sejam usadas podem trazer riscos de segurança e incompatibilidade ao seu site. Essas versões não estão mais disponíveis para seleção através do cPanel. Caso seja setada via código (por exemplo, .htaccess) a versão será sobescrita pelo o servidor, voltando para a versão de PHP padrão dos servidores (8.2).
Sistemas de busca como a Google consideram essa atualização para ranqueamento do site, portanto, é fundamental atualizar.
Veja as 3 principais razões para atualizar a versão do PHP:
1Segurança
Versões 5.x possuem vulnerabilidades que podem incluir Denial-of-Services, execução de código, saturação, corrupção de memória, XSS, passagem de diretório, bypass vulnerabilidades do tipo ganho de informação, ou seja, ter as suas informações expostas na internet.
2Desempenho
A atualização do PHP permite que você tenha acesso a novas funções e faça com o que seu site ranqueie de forma melhor e orgânica. E isso pode interferir até mesmo na sua hospedagem, já que com uma aplicação com performance ruim, influencia também na velocidade e na latência do seu site.
3Suporte a sintaxes atualizadas
É essencial utilizar Temas e Plugins atualizados.
A HostGator recomenda a utilização da versão 8.2, pois as versões 7.0, 7.1, 7.2, 7.3 e 7.4 não são mais atualizadas pelos Desenvolvedores da Linguagem PHP.
Versões disponíveis e recomendadas
Recomendamos que você use a versão de PHP 8.2 - Veja como alterar a versão do PHP
No site do PHP é possível consultar as versões atualizadas.
Quais as novidades da nova versão PHP 8.0?
Em 26 de Novembro de 2020, foi lançado a versão 8.0 do PHP, trazendo diversas mudanças em relação a versão do ano anterior, a 7.4.
Dentre as mudanças, temos melhorias na usabilidade da linguagem, tornando mais fácil e menos repetitivo a escrita de alguns códigos, também houve novas reclassificações de erros e implementações de novas funções, como atributos, argumentos nomeados entre outros.
Além dessas novidades, um dos maiores destaques foi a inserção da Compilação Just-In-Time (JIT), um método de compilação que funciona muito bem com alguns sistemas, como o Google Chrome e também Node.js. Basicamente é um método de compilação do servidor que tende a agilizar o tempo de processamento de execução. Já é um método conhecido há muito tempo, mas que tem se mostrado muito efetivo nos tempos atuais.