Confira as etapas indicadas abaixo, para configurar a sua nova hospedagem e iniciar a sua presença digital com um plano de Revenda
- Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Etapa 2: Registro de Domínio
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Acesso a conta (Portal do Cliente)
- Acesso ao plano
Acesso a conta (Portal do Cliente)
O acesso ao cadastro da sua conta ocorre através do Portal do Cliente, ele é local de principal contato entre você e a HostGator. Nele você poderá:
- Disponibilizar e atualizar dados do seu cadastro;
- Gerenciar o financeiro da conta;
- Solicitar alterações no Produto;
- Entrar em contato com o Suporte;
- Ativar e gerenciar algumas funcionalidades do Produto
Acesso ao plano
O plano de Revenda, possui o painel de gerenciamento WHM, através dele você consegue gerenciar domínios, e-mails, banco de dados, arquivos, etc. - Se necessário, confira como acessar o WHM
A conta do domínio principal, criada automaticamente no WHM, e cada nova conta adicionada dentro do WHM, possui um painel cPanel, permitindo que cada domínio vinculado ao plano de Revenda tenha seu próprio painel administrativo com acesso único - Se necessário, confira como acessar o cPanel pelo WHM
Os planos também possuem acesso remoto ao servidor via SSH (Secure Socket Shell) - Se necessário, confira como acessar o SSH
Etapa 2: Registro de Domínio
Para ter um site, um e-mail, etc, é necessário ter um domínio (seu endereço web) e uma hospedagem (local onde são armazenados os dados) ativos, dessa forma você conseguirá iniciar sua presença digital.
Você já possui um domínio para vincular a sua hospedagem na HostGator:
Fale com o Gator IA no Portal do Cliente
Olá, sou o Gator a Inteligência Artificial (IA) da HostGator
Posso consultar agora a situação do seu domínio e configurar o que for preciso.
É só clicar em Verificar domínio
O que vai acontecer:
1. Ao clicar em "Verificar domínio", você será levado ao Portal do Cliente (faça o login se precisar)
2. Em seguida, a tela do Gator já estará aberta realizando essa ação.
3. Em poucos segundos, você verá o resultado.
Por isso, não perca tempo, o Gator faz tudo isso pra você!
Já tenho um domínio registrado
Com um domínio registrado e uma hospedagem, você já pode seguir para as próximas etapas:
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Não possuo um domínio e desejo registrar
O domínio é a identidade online da sua presença digital, ou seja, o nome que você escolhe para usar como porta de acesso das pessoas ao seu site. O registro dele é único e exclusivo à sua documentação, isto é, somente você terá o nome de domínio que registrou - Confira como registrar um novo domínio
Após a confirmação de pagamento e o registro do seu domínio, siga para as próximas etapas:
- Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
- Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
- Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 3: Migração dos arquivos da hospedagem
Você possui uma hospedagem em outro local e deseja migrar os arquivos para a sua nova hospedagem na HostGator?
Não, vou iniciar a hospedagem do zero
Ótimo! Então agora você pode iniciar as configurações para deixar a sua hospedagem online: Siga para a próxima Etapa 4: Conectar o domínio com a sua hospedagem
Sim, quero migrar minha antiga hospedagem para a HostGator
Existem algumas formas de realizar esse procedimento. Você pode:
- Solicitar ajuda ao nosso Suporte para que ele possa realizar a migração para você. Confira como solicitar a migração da hospedagem
- Realizar a migração sozinho, através de contas cPanel, confira como migrar um site sem tirá-lo do ar
- Se tiver um site construído no blog do WordPress e deseja migrá-lo para a HostGator. Confira como migrar o conteúdo de um site feito no WordPress
Uma das formas de verificar se os arquivos do seu(s) site(s) já estão no novo servidor, é editar o arquivo hosts do seu computador e apontar o domínio que foi migrado para o IP do seu plano - confira como funciona o arquivo hosts
Se o site estiver quebrado é sinal que houve algum problema com a migração e provavelmente há falta de arquivos. Entretanto, se o site for exibido corretamente, possivelmente, a migração foi concluída com sucesso.
Com todas informações verificadas e de acordo com o que você precisa, siga para as próximas etapas para dar continuidade a sua presença digital:
Etapa 4: Conectar o domínio com a hospedagem
Essa é a principal ação que fará com que o seu endereço web esteja online para outros visitantes. Escolha o procedimento conforme a sua necessidade:
- Conectar o domínio principal com o plano (Conta principal do WHM)
- Conectar um domínio adicional com o plano (Criação de nova conta no WHM)
- Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Conectar o domínio principal com o plano (Conta principal do WHM)
Para deixar a sua revenda online, você deverá vincular o endereço dela ao seu domínio, isto é, alterar o DNS (Sistema de Nomes de Domínios). Você possui duas opções de configuração de DNS:
- Usar o DNS padrão da revenda (prodns)
- Usar o DNS personalizado (com o nome do seu domínio)
Usar o DNS padrão da revenda (prodns)
Ao usar o DNS padrão da revenda, seu domínio principal e todos domínios adicionados no plano de revenda receberão o DNS no formato "número do servidor + a nomenclatura prodns", veja o exemplo abaixo:
Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
MASTER: ns82.prodns.com.br
SLAVE: ns83.prodns.com.br
Para conectar o domínio com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Usar o DNS personalizado (com o nome do seu domínio)
Para o domínio principal do plano, o servidor vem configurado para uso do DNS padrão (prodns), e nesse caso, para usar o DNS personalizado no domínio, será necessário configurá-lo no WHM antes de alterar o DNS de fato.
Ao usar a opção DNS personalizado, seu domínio principal receberá o DNS semelhante ao exemplo abaixo:
Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
MASTER: ns1.dominioprincipaldarevenda.com.br
+ IP primário
SLAVE: ns2.dominioprincipaldarevenda.com.br
+ IP secundário
Para conectar o domínio com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Conectar um domínio adicional com o plano (Criação de nova conta no WHM)
Confira o processo para conectar um outro domínio (adicional) a um plano de Revenda:
1Crie os pacotes com recursos personalizados para a conta no WHM
Nos pacotes será definido a quais recursos da conta o usuário/domínio terá acesso. Confira como criar e configurar pacotes no WHM
2Crie uma conta para o domínio no WHM
Após criar os pacotes com os recursos que você deseja habilitar para seus usuários, crie uma conta para o domínio dentro do painel WHM. Confira como fazer
3Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS.
Se você optou em usar o DNS padrão no domínio principal da Revenda, use o mesmo DNS nos domínios adicionais no seguinte formato:
MASTER: ns82.prodns.com.br
SLAVE: ns83.prodns.com.br Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
Se você optou em usar o DNS personalizado no domínio principal da Revenda, use o DNS personalizado nos domínios adicionais, porém sem adicionar os IP's - Verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldarevenda.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldarevenda.com.br Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem
Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel. Neste painel, é possível adicionar mais domínios, veja como realizar o procedimento:
1Habilitar o recurso de adição de domínios no cPanel
Para que seja possível adicionar domínios dentro do painel cPanel de uma conta do WHM, o administrador da Revenda deve habilitar esse recurso no pacote vinculado a conta do cPanel que deseja fazer a ação. Saiba como configurar os recursos do cPanel no WHM?"
2Acesse o cPanel que você deseja adicionar o domínio
3Adicione o domínio no cPanel
4Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS.
Se você optou em usar o DNS padrão no domínio principal da Revenda, use o mesmo DNS nos domínios adicionais do cPanel no seguinte formato:
MASTER: ns82.prodns.com.br
SLAVE: ns83.prodns.com.br Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
Se você optou em usar o DNS personalizado no domínio principal da Revenda, use o DNS personalizado nos domínios adicionais do cPanel, porém sem adicionar os IP's - Verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldarevenda.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldarevenda.com.br Dados fictícios, utilize os dados do seu plano
Durante esse período você já pode começar a usar a hospedagem. Siga para a Etapa 5: Usar a hospedagem
Etapa 5: Usar a hospedagem
Nessa etapa você já pode iniciar o processo de criação do seu próprio site, criar um e-mail profissional para a sua marca, ou então, revender a hospedagem:
Quero criar uma conta de e-mail
Para criar e usar um e-mail profissional, siga os passos a seguir:
1Criar conta de e-mail
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel. Então para criar uma conta de e-mail, antes você deverá acessar o painel cPanel da conta que você criou no whm.
2Acessar conta de e-mail
Depois de criar a conta de e-mail, você já poderá acessar e começar a usar seu e-mail, para isso use os aplicativos de webmail que disponibilizamos em sua hospedagem - confira como acessar um e-mail criado na HostGator pelo navegador
3Configurar conta de e-mail em uma plataforma externa
Caso desejar, você poderá vincular o e-mail criado a uma plataforma externa, dessa forma você poderá utilizar recursos avançados e centralizar o gerenciamento de e-mails.
Confira o passo a passo de configuração das principais plataformas de e-mails:
- Como configurar uma conta de e-mail no Outlook 2016
- Como configurar uma conta de e-mail no Gmail
- Como configurar uma conta de e-mail no ThunderBird
Após criar a conta de e-mail, confira os outros tópicos:
Quero criar um site
Para criar um site no seu plano de Revenda você pode:
- Usar o Criador de Sites da HostGator (Exclusivo para o domínio principal)
- Usar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
- Usar programação própria (ou terceirizar a criação do site)
Usar o Criador de Sites da HostGator (Exclusivo para o domínio principal)
Caso você não possua conhecimento em programação ou então tem conhecimento mas não deseja gastar muito tempo programando, a HostGator disponibiliza para o q domínio principal da Revenda uma ferramenta gratuita de criação de sites.
Através do Criador de Sites Rápido, você poderá: criar um blog, configurar uma loja, fazer um portfólio, etc.
Para saber como acessar o nosso criador, confira o material sobre como ativar o Criador de Sites Rápido
Confira os outros tópicos:
- Quero criar uma conta de e-mail
- Quero criar um site com aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
- Quero criar um site com programação própria
- Quero revender a hospedagem
Usar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
Na sua hospedagem você pode instalar diversas aplicações para iniciar a criação do seu site. As aplicações CMS mais usadas são:
- WordPress - Confira como instalar o WordPress na hospedagem
- Magento - Confira como instalar o Magento na hospedagem
- Joomla
- Moodle
Confira os outros tópicos:
- Quero criar uma conta de e-mail
- Quero criar um site com o Criador de Sites da HostGator (Exclusivo para o domínio principal)
- Quero criar um site com programação própria
- Quero revender a hospedagem
Usar programação própria (ou terceirizar a criação do site)
No servidor de Revenda você possui um ambiente com recursos de programação e banco de dados:
- Número Ilimitado de Bancos de Dados MySQL com Acesso ao phpMyAdmin
- Linguagens de Programação: CGI, Fast CGI, PHP 5.6+, Ruby (on Rails), Perl, Python, entre outras
- Módulos de Programação: Curl, CPAN, Biblioteca GD, ImageMagick
- Gerenciamento de Sistema: Acesso SSH e Agendamento de Tarefas Cron
Caso tenha a necessidade de terceirizar o serviço de criação de sites, é possível contratar um desenvolvedor de sua confiança.
Para isso, forneça somente os dados necessários para desenvolvimento do site, como: usuário e senha do cPanel ou caso não queira fornecer essas informações, crie um usuário FTP e disponibilize para o desenvolvedor - Confira como criar contas FTP
Já a conta no Portal do Cliente pertence somente a pessoa física ou jurídica cadastrada na HostGator.
Confira os outros tópicos:
- Quero criar uma conta de e-mail
- Quero criar um site com o Criador de Sites da HostGator (Exclusivo para o domínio principal)
- Quero criar um site com aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
- Quero criar um site com programação própria
- Quero revender a hospedagem
Quero revender a hospedagem
Se o seu objetivo principal é revender a hospedagem, recomendamos que você explore todos os recursos disponíveis no servidor para aproveitá-lo da melhor forma.
Em nossa Central de Ajuda temos muitos conteúdos sobre o uso do WHM, confira a Categoria WHM e também acesse a documentação oficial do WHM
Para dar início a revenda de hospedagem, siga os passos abaixo:
1Adicione os clientes no servidor
Adicionar clientes no servidor, é o mesmo que adicionar domínios na hospedagem, ou seja, criar uma conta para o cliente. Confira os passos indicados na Etapa 4: Conectar um domínio adicional com o plano
2Gerencie seus clientes e os recursos do servidor
Através dos painéis de controle do servidor e do acesso SSH, é possível fazer o gerenciamento dos recursos e dos clientes. Há inúmeros softwares e aplicações gratuitos e pagos que poderão ser usados para o gerenciamento do servidor.
Na HostGator oferecemos alguns benefícios gratuitos para engajar seus negócios:
Licença WHMCS: Sistema de Gerenciamento de Clientes/Cobrança.
- Licença gratuita limitada a 249 contas. Confira como instalar o WHMCS
Certificado SSL para todos os seus domínios e para os domínios dos seus clientes.
- Solicite a instalação através do seu Portal do Cliente. Confira como solicitar o certificado SSL grátis
Instalador automático (Softaculous) para todos os seus domínios e para os domínios dos seus clientes.
- Instale rapidamente aplicações para Lojas Virtuais, Blogs, Portais, Fóruns, Formulários e outros. Confira como utilizar o Softaculous