Se você utiliza um servidor VPS ou Dedicado e seu IP foi incluído em uma blocklist, será necessário agir para restaurar a reputação e normalizar o envio de e-mails.
Dica: Se precisar de ajuda pode me chamar, sou o Gator, a Inteligência Artificial (IA) da HostGator. Acesse o Portal do Cliente estou no topo da página
Neste artigo, mostramos como identificar o bloqueio e solicitar a remoção com o apoio das ferramentas MxToolbox e Barracuda.
- Como identificar a lista de bloqueio
- Como solicitar a remoção do IP da lista de bloqueio (Exemplo - Barracuda)
Como identificar a lista de bloqueio
1No menu do site MxToolbox, clique em Blacklists
2No campo Server IP or Domain, insira o IP responsável pelo envio de e-mails
3Depois, clique em Blacklist Check
4Em seguida, o sistema irá mostrar em quais listas de bloqueio o IP está listado, conforme imagem abaixo:
Como solicitar a remoção do IP da lista de bloqueio (Exemplo - Barracuda)
No exemplo utilizado na Etapa 1, o IP foi listado na lista de bloqueio da Barracuda, sendo necessário solicitar o delist (remoção). Confira como:
1Na url de remoção da lista de bloqueio da Barracuda, preencha os dados conforme indicado:
- Email server IP Address: informe o IP listado na blacklist
- E-mail Address: informe um e-mail para receber o feedback da solicitação
- Phone Number: informe um telefone para contato, no formato +55 (DDD) número
- Reason for removal: informe o motivo pelo qual seu IP deve ser removido da lista
- Marque o Catpcha (Não sou um robô)
2Para enviar a solicitação, clique em Submit Request
Se realizada corretamente, você receberá o número de solicitação conforme imagem abaixo:
Pronto! Agora você já sabe como identificar se o seu IP está em uma blocklist e como solicitar a remoção.
Lembre-se de monitorar regularmente a reputação do seu IP para evitar novos bloqueios e garantir que seus e-mails continuem sendo entregues com segurança.