Os servidores têm limitações para cuidar seu desempenho e recursos. Confira abaixo quais são:
- Uso de recursos da CPU
- Limite de processos
- Uso de processos em serviços de e-mails
- Limite de inodes
- Limite de largura de banda (tráfego)
- Limite de backup
- Limite de envio de e-mails
Uso de recursos da CPU
O uso da CPU é a quantidade de tarefas e processos que são executados no servidor em um determinado momento. Veja abaixo:
-
Planos de hospedagem compartilhada (Start, P, M, Turbo, Business e Plus): limite de 25% de uso da CPU (processamento, memória, uso de disco, link com a Internet, etc.), por períodos iguais ou superiores a 90 segundos;
-
Planos de Revenda: limite de 25% de uso da CPU (processamento, memória, uso de disco, link com a Internet, etc.), por períodos iguais ou superiores a 90 segundos;
-
Planos VPS: não é permitido exceder os recursos de processamento em valores maiores que 2 vezes o total de núcleos de processamento fornecidos, por um período maior que 15 minutos;
-
Servidores Dedicados (Windows e Linux): não tem um limite imposto, depende do tipo de Servidor Dedicado contratado
Limite de processos
Os processos são uma série de ações ou funções que ocorrem em um servidor a todo tempo. Veja abaixo:
-
Planos Start, P, M, Business, Turbo e Plus: limite de 25 processos simultâneos por cPanel;
-
Planos de Revenda: limite de 25 processos simultâneos por cPanel;
-
Planos VPS e Servidores Dedicados (Windows e Linux): é permitido um número ajustável de processos simultâneos sem limite imposto
Uso de processos em serviços de e-mails
A maioria dos nossos servidores tem um limite de 30 checagens POP3/IMAP por hora, para cada endereço IP.
Caso um cliente de e-mail esteja configurado para fazer checagens de novas mensagens em um intervalo muito curto, a conta poderá exceder o limite de processos simultâneos e o site ficar fora do ar. Veja abaixo:
- Como resolver problemas nas checagens de mensagens
- Contas que persistem em exceder o limite
- Medidas da HostGator para melhorar a disponibilidade
- Política de e-mails HostGator
Como resolver problemas nas checagens de mensagens
Muitos dos nossos servidores têm um limite de 30 checagens POP3/IMAP por hora, por conta de cPanel. Se esse limite for ultrapassado, o seu cliente de e-mails provavelmente vai retornar uma mensagem acusando erro de senha ou de login.
Caso isso aconteça, por favor espere 1 hora até que o servidor desbloqueie seu endereço IP.
Para evitar que isso volte a acontecer:
1Feche o cliente de e-mail para limpar todos os processos. Com isso, o site deverá voltar ao ar imediatamente
2Abra o cliente de e-mail novamente
3Desabilite as checagens automáticas do seu cliente de e-mail ou pelo menos configure-o para que sejam feitas com um intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada checagem - Se necessário, veja como fazer
Contas que persistem em exceder o limite
Nesse caso, é possível que o tráfego do site esteja alto demais para uma conta compartilhada ou pode ser necessário otimizar o banco de dados para fazer consultas mais rápidas - Se necessário, veja como otimizar o uso de recursos do MySQL e como otimizar o WordPress
Entre em contato com o suporte e solicite uma análise para identificar a causa do problema.
Medidas da HostGator para melhorar a disponibilidade
Possuímos um sistema que monitora e deleta periodicamente os processos IMAP excessivos (sincronização de mensagens, pastas, armazenamento de mensagens caixa de entrada), protegendo as contas de e-mail de "erros 500" causados por processos IMAP adicionais.
Se um usuário possuir entre 15 a 19 processos IMAP em execução, o sistema automaticamente deleta todos os processos em 5 minutos. Acima de 20 processos IMAP em execução, o sistema deleta automaticamente qualquer processo em execução por mais de 2 minutos.
Limite de inodes
Cada arquivo armazenado na hospedagem, por exemplo, uma página online, uma imagem, um documento, um e-mail, entre outros, conta como um (1) inode. Existem alguns limites:
- Planos Start: limite de 50.000 inodes
-
Planos P, M, Business e Plus: limite de 250.000 inodes
-
Plano Turbo: limite de 500.000 inodes
-
Planos de Revenda: limite de 250.000 inodes
-
Planos VPS:
-
Novos planos (Entry, Standard, Optimized, Platinum, Premium): não possui limite configurado, pois o limite está relacionado ao filesystem, ou seja, é definido conforme o tamanho do disco do plano;
-
Planos descontinuados (VPS 500, 1000, 2000, 4000 e 8000 com e sem cPanel): limite padrão de 1.000.000 de inodes, podendo ser aumentado via chamado com o suporte para 2.000.000, caso uma razão legítima seja apresentada;
-
-
Servidores Dedicados (Windows e Linux): não tem um limite imposto, depende do tipo de Servidor Dedicado contratado
Limite de largura de banda (tráfego ou Bandwidth)
Largura de banda é a quantidade de dados que podem ser transferidos de/para uma conta no período de um mês, ou seja, é a troca de informações entre o servidor e a pessoa que está acessando o site.
É recurso não-cumulativo, assim, tráfego não utilizado dentro do mês não pode ser transferido para o mês seguinte.
Veja como funciona:
-
Planos de hospedagem compartilhada (Start, P, M, Turbo, Business e Plus): ilimitada, o que significa ‘transferência sem quantidade definida’, uma vez que todo serviço prestado na internet obviamente possui limitações físicas de capacidade.
-
Planos de Revenda:
-
Novos planos (Começando, Crescendo, Expandindo e Veterano): ilimitada, o que significa ‘transferência sem quantidade definida’, uma vez que todo serviço prestado na internet obviamente possui limitações físicas de capacidade.
-
Planos antigos (descontinuados):
-
Revenda 1: 500 GB
-
Revenda 2: 700 GB
-
Revenda 3: 1.000 GB
-
Revenda 4: 1.200 GB
-
Revenda 5: 1.400 GB
-
-
-
Planos VPS:
-
Novos planos (Entry, Standard, Optimized, Platinum, Premium): ilimitada, o que significa ‘transferência sem quantidade definida’, uma vez que todo serviço prestado na internet obviamente possui limitações físicas de capacidade.
-
Planos antigos (descontinuados) (com e sem cPanel):
-
VPS 500: 500GB
-
VPS 1000: 1 TB
-
VPS 2000: 1.5 TB
-
VPS 4000: 2 TB
-
VPS 8000: 3 TB
-
-
-
Servidores Dedicados (Windows e Linux):
-
Novos planos (Black, Sapphire, Diamond): ilimitada, o que significa ‘transferência sem quantidade definida’, uma vez que todo serviço prestado na internet obviamente possui limitações físicas de capacidade.
-
Planos antigos (descontinuados):
-
-
Dedicado Básico: 10 TB
-
Dedicado Standard: 15 TB
-
Dedicado Elite: 20 TB
-
Dedicado Pro: 25 TB
-
-
-
Limite de backup
A política de backup é específica para cada tipo de conta. Veja abaixo:
-
Planos Compartilhados (Start, P, M, Turbo, Business e Plus) e Revenda:
- A rotina de backup é diária, semanal e mensal;
- O conteúdo do backup realizado pela rotina é sobrescrito, a cada novo backup;
- Diário: Realizado todos os dias e sobrescrito após 24 horas
- Semanal: Realizado uma vez por semana e sobrescrito após uma semana
- Mensal: Realizado uma vez por mês, sem data fixa, e sobrescrito a cada 30 dias
- Apenas as contas com até 50 GB de armazenamento em uso entram na nossa rotina de armazenamento - Caso a conta excede esse limite, sairá automaticamente da nossa rotina de armazenamento:
- Há uma taxa de R$100,00 para restauração de backups fornecidos pela HostGator
-
Servidores VPS e Dedicados (Windows e Linux):
- A HostGator não realiza nenhum tipo de backup, sendo uma atividade de responsabilidade do cliente.
- Entretanto caso possuir um backup próprio, e desejar que a HostGator faça a restauração da cópia, é possível solicitar ao suporte o serviço pago.
Limite de envio de E-mails
A política de e-mails é específica para cada tipo de conta. Veja como funciona:
Planos de hospedagem Compartilhada (Start, P, M, Turbo, Business, Plus) e Revenda
A limitação de envio por quantidade de e-mails é dinâmica e pode variar de acordo com a reputação de envios anteriores feitos pelo seu domínio e, por questões de segurança, não informamos o limite máximo de e-mails que cada cliente consegue enviar por dia ou hora.
Servidores VPS e Dedicado (Linux e Windows)
Limite de 500 e-mails por hora, por domínio, com a possibilidade de aumento, solicitado via chamado
Ao realizar um número de envios maior do que este limite, suas mensagens retornarão com um erro de entrega. Se isso ocorrer, recomendamos que espere ao menos 1 hora antes de tentar enviar e-mails novamente.