O DKIM é a sigla em inglês para DomainKeys Identified Mail, que na tradução significa “E-mail identificado por chaves de domínio”, e é um padrão de segurança de e-mail projetado para garantir que um e-mail não seja alterado em trânsito entre o remetente e o servidor do destinatário.
Ele usa uma abordagem chamada "criptografia de chave pública" para verificar se uma mensagem de e-mail foi enviada de um servidor de e-mail autorizado e garante que o e-mail entregue seja autêntico e que nenhuma alteração tenha sido feita em trânsito.
Confira abaixo como fazer a configuração de acordo com o e-mail que utiliza:
Confira as etapas abaixo:
- Etapa 1: Obter as chaves DKIM
- Etapa 2: Adicione o registro DKIM na Zona DNS
- Etapa 3: Verifique a configuração do DKIM
Etapa 1: Obter as chaves DKIM
1Acesse o Portal do Cliente - Se necessário, confira como acessar
2No menu lateral, clique em E-mails
3No plano Titan, clique em Gerenciar e-mails
4Na tela de gerenciamento de e-mail, clique em Reputação de e-mail
5Em “Adicionar registro DKIM”, clique em Adicionar
6Desça a página até o passo “3” e clique em Copiar nos dois itens apresentados:
- Nome do host DNS
- Valor do registro TXT
7Agora, siga para a Etapa 2
Etapa 2: Adicione o registro DKIM na Zona DNS
Esta etapa mostra o passo a passo se você tem o domínio usado no seu e-mail registrado na HostGator:
1Ainda no Portal do Cliente, no menu lateral, clique em Domínios
2No domínio que deseja configurar o DKIM, clique em Configurar Domínio
3Na tela de configuração, clique em Editar Zona Avançada de DNS
4Leia as informações exibidas e clique em Ok, continuar para a Zona de DNS
5Em seguida, clique em Adicionar registro
6Preencha os campos conforme indicado abaixo:
- A) Tipo - selecione TXT
- B) Nome - cole o valor copiado etapa 1 do campo “Nome do Host DNS” - Após o valor colado, o sistema adicionará também o nome de domínio
- C) Classe - não é necessário alterar
- D) TTL - não é necessário alterar - Esse é o tempo de atualização da Zona DNS, configurado para 14400 segundos
- E) Texto - cole o valor copiado na etapa 1 do campo “Valor do registro TXT”
7Para concluir, clique em Adicionar
8Agora, siga para a Etapa 3
Etapa 3: Verifique a configuração do DKIM
1Ainda no Portal do Cliente, volte à tela Reputação de e-mail
2Desça a página e em “Adicionei registros TXT no meu painel de controle DNS”, marque a caixa de seleção
3Para concluir, clique em Verificar alterações
4Após aguardar o período da propagação, você pode testar e confirmar se o DKIM está instalado corretamente, através do link: https://mxtoolbox.com/dkim.aspx - Lembrando que é uma página que não pertencem à HostGator, dessa forma, não prestamos suporte referente a ela