Dica: Se você possui um Servidor Dedicado Windows, confira como começar a usar o Servidor Dedicado Windows
Confira as etapas indicadas abaixo para começar a usar seu servidor:
- Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
- Etapa 2: Registro de domínio
- Etapa 3: Migração dos arquivos
- Etapa 4: Conectar o domínio
- Etapa 5: Usar o servidor
- Etapa 6: Configurar o SSL
- Backups automáticos
- Monitoramento dos recursos do servidor
Etapa 1: Acesso aos painéis da HostGator
Na HostGator, existem dois painéis importantes de administração:
- Portal do Cliente (Acesso a conta)
- Acesso ao servidor (Root, WHM, cPanel)
Portal do Cliente (Acesso a conta)
Local principal de acesso ao cadastro da sua conta e de contato entre você e a HostGator, onde pode:
- Disponibilizar e atualizar dados do seu cadastro
- Gerenciar o financeiro da conta
- Solicitar alterações no Produto
- Ativar e gerenciar algumas funcionalidades do Produto
- Entrar em contato com o Suporte
O acesso é através do link https://cliente.hostgator.com.br/
Depois na tela de Login, digite seu e-mail cadastrado na HostGator e a senha - Se necessário, confira como recuperar o acesso
Acesso ao servidor
-
A) Painel WHM/cPanel - Os servidores Dedicados utilizam a ferramenta WHM e cPanel para gestão das configurações e recursos do servidor.
A conta do domínio principal é criada automaticamente no WHM, e cada nova conta adicionada dentro do WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel, onde cada domínio vinculado ao servidor tenha seu próprio painel administrativo com acesso único.
Confira como acessar:
-
B) Acesso root (via terminal) - O acesso root, permite ser o administrador do sistema e ter total liberdade ao servidor para configurar sistemas e/ou aplicações.
Pode ser feito remotamente pelo SSH (Secure Socket Shell) - Se necessário, confira como fazer
Etapa 2: Registro de Domínio
Para ter um site ou um e-mail, é necessário ter um domínio (seu endereço web) e uma hospedagem (local onde são armazenados os dados) ativos, dessa forma você conseguirá iniciar sua presença digital.
Selecione de acordo a seu cenário e confira o que fazer:
- Opção 1: Já tenho um domínio registrado - Siga para as próximas etapas
- Opção 2: Não possuo um domínio e desejo registrar - Confira como registrar um domínio
Após a confirmação de pagamento e o registro do seu domínio, siga para as próximas etapas
Etapa 3: Migração dos arquivos
Selecione de acordo a seu cenário e confira o que fazer:
- Vou iniciar a hospedagem do zero - Siga para a próxima Etapa 4
-
Quero migrar minha antiga hospedagem para a HostGator - Existem algumas formas de realizar o procedimento:
- Solicitar a migração ao Suporte - Confira como fazer
- Você realiza a migração manualmente, através de contas cPanel - Confira como fazer
- Se tiver um site em WordPress - Confira como fazer
Após a migração, verifique se todos os arquivos e conteúdos estão na nova servidor para evitar falhas e perda de dados - Se o site estiver com problemas, é provável que faltem arquivos. Se tudo aparecer corretamente, a migração foi bem-sucedida.
Etapa 5: Usar o servidor
Confira como:
Criar uma conta de e-mail
De acordo com as nossas políticas de e-mails, o limite de envios em Servidores Dedicado é de 500 destinatários únicos por hora, por domínio.
Confira como:
1Criar contas de e-mail:
2Depois confira como acessar um e-mail criado na HostGator
Se desejar, você tem autonomia através do acesso root para instalar no servidor outro tipo de plataforma para acesso aos e-mails
- Configurar conta de e-mail em uma plataforma externa - Confira como:
Confira a configuração para outras plataformas de e-mail externas e Etapa 6
Criar um site
Para criar um site no seu Servidor Dedicado você pode:
-
Opção 1: Utilizar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) - Para instalar diversas aplicações e iniciar a criação do seu site. As aplicações CMS mais usadas são:
- WordPress
- Magento
- Joomla
- Moodle
Você pode instalar essas aplicações manualmente ou adquirir a licença de algum instalador automático, como o Softaculous (em inglês)
Para saber mais sobre aplicações CMS, confira qual é o melhor CMS para o seu site
- Opção 2: Utilizar programação própria - Nos Servidor Linux você possui um ambiente exclusivo, com acesso root, banco de dados ilimitados, MySQL, acesso SSH e compatibilidade com vários módulos e linguagens de programação, confira:
Linguagens de programação
- PHP 8+
- CGI/FASTCGI (FPM) habilitados
- Perl
- Python (Django)
- Node.js
- JSP (Java/Tomcat)
-
React/Ruby
Módulos de programação
- cURL
- libcurl
- PHP/CURL (incluso)
Banco de dados ilimitados
- MySQL 5.7 (incluso)
- MySQLi
- MySQL Clustering
Confira a lista completa de compatibilidades da HostGator e Etapa 6
Revender a hospedagem
Se o seu objetivo principal é revender a hospedagem, recomendamos explorar todos os recursos do servidor para aproveitá-lo da melhor forma.
Para começar a revenda de hospedagem, siga os passos abaixo:
1Adicione os clientes no servidor
Adicionar clientes significa criar contas e vincular domínios à hospedagem. Confira como na Etapa 4: Conectar um domínio adicional com o Servidor
2Gerencie seus clientes e os recursos do servidor
Com os painéis de controle e acesso root, você pode gerenciar tanto os recursos quanto os clientes. Existem diversas ferramentas, gratuitas e pagas, para facilitar esse gerenciamento.
Confira
- Conteúdos sobre WHM
- Documentação oficial do WHM (em inglês)
Confira a Etapa 6
Backups automáticos
Em servidores Dedicados, não fazemos backups. É sua responsabilidade manter suas próprias cópias de segurança
Você pode automatizar a criação de backups via WHM, essencial para garantir a integridade dos arquivos.
Os backups podem ser armazenados no próprio servidor ou configurados para serem salvos na nuvem, como no Google Drive.
Confira a automatização de backups:
- Como fazer backups automáticos
- Como armazenar backups de um Servidor Dedicado ou VPS no Google Drive
Se optar por armazenar backups no próprio servidor, lembre-se de verificar a quantidade de backups salvos para garantir que o espaço disponível seja suficiente - Se necessário, confira como remover
Monitoramento dos recursos do servidor
Entender os conceitos por trás de memória RAM, memória SWAP, processos e muitas outras coisas fazem parte do cotidiano de um administrador de servidor.
Confira como monitorar os serviços do seu servidor:
1Acesse o WHM - Se necessário, confira como fazer
2Na barra de busca, procure por Status do serviço e clique na opção encontrada
Você encontra importantes informações do servidor, como status do Apache, banco de dados, DNS e muito mais - Se necessário, confira como monitorar e encerrar processos num servidor Linux
Fique atento também nos registros de logs do cPanel e WHM, que monitoram serviços como e-mail, DNS, firewall e banco de dados. Sempre que um serviço é interrompido ou alterado, um log é atualizado com detalhes dessas mudanças. Confira onde está a localização dos logs do cPanel
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