A VPS "Almalinux com cPanel/WHM" da HostGator combina desempenho e facilidade de gestão. Com recursos isolados e escaláveis, oferece mais estabilidade e autonomia para seus projetos.
O painel cPanel facilita a administração de sites, e-mails e bancos de dados, enquanto o WHM garante controle total sobre o servidor e as contas hospedadas, além de possuir acesso root via SSH.
Confira abaixo como:
- Contratar uma VPS com cPanel/WHM
- Acessar os painéis da HostGator
- Configurar domínio
- Migrar arquivos (opcional)
- Criar uma conta de e-mail
- Criar um site
- Revender a hospedagem
- Gerenciar recursos do servidor
Contratar uma VPS com cPanel/WHM
Na HostGator, existem 6 servidores de VPS:
- NVMe 2
- NVMe 4
- NVMe 8
- NVMe 12
- NVMe 16
- NVMe 32
Confira mais detalhes em caraterísticas dos planos
Agora confira como contratar:
- Se ainda não contratou uma VPS - é possível escolher um dos planos acima e incluir o n8n no momento da contratação - Confira como fazer
- Tem uma vps antiga (VPS Entry, Standard, Optimized, Platinum, Premium) - É necessário cancelar o atual plano e contratar um novo plano
Acessar os painéis da HostGator
Na HostGator, existem dois painéis importantes de administração:
- Portal do Cliente (Acesso a conta)
- Acesso ao servidor (Root, WHM, cPanel)
Portal do Cliente
Local principal de acesso ao cadastro da sua conta e de contato entre você e a HostGator, onde pode:
- Disponibilizar e atualizar dados do seu cadastro
- Gerenciar o financeiro da conta
- Solicitar alterações no Produto
- Entrar em contato com o Suporte
- Ativar e gerenciar algumas funcionalidades do Produto
O acesso é através do link https://cliente.hostgator.com.br/
Depois na tela de Login, digite seu e-mail cadastrado na HostGator e a senha - Se necessário, confira como recuperar o acesso
Acesso ao servidor
A conta do domínio principal é criada automaticamente no WHM, e cada nova conta adicionada dentro do WHM, possui um painel cPanel, permitindo que cada domínio vinculado ao servidor tenha seu próprio painel administrativo com acesso único.
Confira como acessar:
- WHM- (Web Host Manager) é a ferramenta que permite a administração de múltiplas contas de cPanel - Confira como acessar
- cPanel pelo WHM - O cPanel tem uma interface amigável para gerenciar domínios, e-mails, bancos de dados, arquivos e muito mais - Confira como acessar
- Root (via SSH) - Se você prefere ou precisa de controle total sobre o servidor, pode optar por gerenciá-lo diretamente via SSH. Essa abordagem dá acesso completo à linha de comando do Linux via terminal, sem a necessidade de uma interface gráfica - Confira como habilitar e acessar
Configurar domínio
Não é obrigatório ter registrado um domínio. Você pode usar a VPS apenas pelo IP.
Quando é necessário um domínio:
- Se for hospedar sites
- Para configurar e-mails profissionais
Quando NÃO precisa:
- Servidor de desenvolvimento
- Aplicações internas
- Aprendizado e testes
Se já tem um dominio registrado e deseja conecta-lo depois, basta apontar os DNS do domínio para o IP da VPS.
Em servidores VPS, você pode usar a DNS personalizada com seu domínio, aumentando a credibilidade da sua marca e ocultando o vínculo com a HostGator (útil em revendas).
Escolha conforme a sua necessidade e consulte como configurar a DNS personalizada:
- Conectar o domínio principal com o servidor (Conta principal do WHM)
- Conectar um domínio adicional com o servidor (Criação de nova conta no WHM)
- Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Conectar o domínio principal com o servidor (Conta principal do WHM)
Para conectar o domínio principal com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br + IP primário SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br + IP secundário
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Confira:
Após a alteração do DNS, o processo de propagação de um domínio, ou seja, o tempo que o domínio necessita para ficar online, é de até 24 horas.
Conectar um domínio adicional com o servidor (Criação de nova conta no WHM)
Confira o processo para conectar um outro domínio (adicional) a um servidor VPS ou Dedicado:
1Crie os pacotes com recursos personalizados para a conta no WHM
Nos pacotes será definido a quais recursos da conta o usuário/domínio terá acesso - Confira como criar e configurar pacotes no WHM
2Crie uma conta para o domínio no WHM
Após criar os pacotes com os recursos que você deseja habilitar para seus usuários, crie uma conta para o domínio dentro do painel WHM - Confira como criar uma conta no WHM
3Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Confira:
Após a alteração do DNS, o processo de propagação de um domínio, ou seja, o tempo que o domínio necessita para ficar online, é de até 24 horas
Conectar um domínio no cPanel (Painel das contas criadas no WHM)
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel. Neste painel, é possível adicionar mais domínios, confira como realizar o procedimento:
1Habilitar o recurso de adição de domínios no cPanel
Para que seja possível adicionar domínios dentro do painel cPanel de uma conta do WHM, o administrador do Servidor VPS/Dedicado deve habilitar esse recurso no pacote vinculado a conta do cPanel que deseja fazer a ação - Se necessário, confira como configurar os recursos do cPanel no WHM
2Acesse o cPanel que você deseja adicionar o domínio - confira como acessar o cPanel pelo WHM
3Adicione o domínio no cPanel - confira como fazer
4Altere o DNS do domínio no local onde ele foi registrado
Para conectar o domínio adicional com a hospedagem, acesse o painel do provedor de registro do domínio e altere o DNS - verifique com a empresa registrante como cadastrar o DNS personalizado.
Geralmente, utiliza-se o seguinte formato:
MASTER: ns1.dominioprincipaldoservidor.com.br
SLAVE: ns2.dominioprincipaldoservidor.com.br
Dados fictícios, utilize os dados do seu servidor
Confira:
Após a alteração do DNS, o processo de propagação de um domínio, ou seja, o tempo que o domínio necessita para ficar online, é de até 24 horas
Migrar arquivos (opcional)
Caso tenha uma hospedagem e deseja colocar eles nesta VPS Você pode realizar a migração manualmente, através de contas cPanel - Confira como fazer
Se tiver um site em WordPress - confira como fazer
Para verificar se o site está no novo servidor, edite o arquivo hosts do seu computador e aponte o domínio migrado para o IP do seu VPS/Dedicado - Confira como funciona o arquivo hosts, isso permite visualizar o site migrado apenas em sua máquina.
Se o site estiver com problemas, é provável que faltem arquivos. Se tudo aparecer corretamente, a migração foi bem-sucedida.
Criar uma conta de e-mail
De acordo com as nossas políticas de e-mails, o limite de envios em Servidores VPS é de 500 destinatários únicos por hora, por domínio.
Cada conta criada no WHM, possui o gerenciamento individual no painel cPanel.
Para criar uma conta de e-mail, antes você deverá acessar o painel cPanel da conta que você criou no WHM.
Confira como criar contas de e-mail webmail no cPanel
Caso deseje ter um e-mail Titan, confira como criar uma conta de e-mail Titan
Depois de criar a conta de e-mail, confira como:
Acessar conta de e-mail
Utilize os aplicativos de webmail disponíveis na sua hospedagem - Confira como acessar um e-mail criado na HostGator
Configurar conta de e-mail em uma plataforma externa
Caso desejar, você pode vincular o e-mail a uma plataforma externa para acessar recursos avançados e centralizar o gerenciamento.
Confira como configurar um conta de e-mail no:
Saiba mais em plataformas de E-mail Externas
Criar um site
Para criar um site no seu Servidor VPS ou Dedicado você pode:
- Utilizar uma aplicação CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
- Utilizar programação própria
Utilizar uma aplicação CMS
Você pode instalar diversas aplicações para iniciar a criação do seu site. As aplicações CMS mais usadas são:
- WordPress
- Magento
- Joomla
- Moodle
Você pode instalar essas aplicações manualmente ou adquirir a licença de algum instalador automático, como o Softaculous.
Para saber mais sobre aplicações CMS - confira qual é o melhor CMS para o seu site
Utilizar programação própria
Nos Servidor VPS e Dedicado Linux você possui um ambiente exclusivo, com acesso root, banco de dados ilimitados, MySQL, acesso SSH e compatibilidade com vários módulos e linguagens de programação, confira:
Linguagens de programação
- PHP 8+
- CGI/FASTCGI (FPM) habilitados
- Perl
- Python (Django)
- Node.js
- JSP (Java/Tomcat)
- React/Ruby
Módulos de programação
- cURL
- libcurl
- PHP/CURL (incluso)
Banco de dados ilimitados
- MySQL 5.7 (incluso)
- MySQLi
- MySQL Clustering
Revender a hospedagem
Se o seu objetivo principal é revender a hospedagem, recomendamos explorar todos os recursos do servidor para aproveitá-lo da melhor forma.
Para começar a revenda de hospedagem, siga os passos abaixo:
1Adicione os clientes no servidor
Adicionar clientes significa criar contas e vincular domínios à hospedagem. Confira como conectar um domínio adicional com o servidor
2Gerencie seus clientes e os recursos do servidor
Com os painéis de controle e acesso root, você pode gerenciar tanto os recursos quanto os clientes. Existem diversas ferramentas, gratuitas e pagas, para facilitar esse gerenciamento.
Confira
- Conteúdos sobre WHM
- Documentação oficial do WHM (Em inglês)