O erro “ERR_CONNECTION_REFUSED” significa que houve uma falha na comunicação entre o navegador (Google Chrome, Firefox, Edge) e o site.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:
- Problemas com a internet ou cache;
- Conflitos com extensões, antivírus ou proxy;
- Configurações incorretas no navegador ou dispositivo.
Dica: Se precisar de ajuda, pode me chamar, sou o Gator, a Inteligência Artificial da HostGator. É só entrar no Portal do Cliente, estou no topo da página te esperando
Confira o vídeo abaixo:
Dependendo do navegador que você está usando, a mensagem de erro pode aparecer com as seguintes variações:
Google Chrome
Mozilla Firefox Microsoft Edge
Aprenda como identificar a causa e resolver o problema:
1Verifique se o site está fora do ar
Use um verificador online para saber se o site está indisponível para todos ou só para você:
1Acesse este site de verificação https://downforeveryoneorjustme.com/
2No campo de busca, insira o domínio do site - Por exemplo: seudominio.com.br
3Em seguida, clique em Search
4Confira se o site está online para outros visitantes
2Limpe o cache do seu navegador
Muitas informações, como credenciais de login e cookies, são armazenados no cache dos navegadores para facilitar e agilizar o acesso as páginas que acessamos na internet, mas podem aparecer problemas quando o cache está desatualizado - Se necessário, confira como limpar o cache nos diferentes navegadores
3Reinicie o roteador ou modem de internet
- A) Desligue o roteador/modem da tomada
- B) Aguarde cerca de 1 minuto
- C) Ligue novamente e tente acessar o site
4Use outro navegador ou aba anônima
Acesse o site em outro navegador, dispositivo ou janela anônima. A ideia é ocasionar o recarregamento de todo o conteúdo do site, assim como feito na limpeza do cache. Portanto, não se esqueça de fazer a limpeza do navegador antes, para que o teste tenha maior probabilidade de funcionar.
5Limpe o cache das DNS (Flush DNS)
Assim como os navegadores têm cache, os sistemas operacionais também, por exemplo o cache das DNS, que contém todos os endereços de IP dos sites que você acessou em seu computador, para assim acelerar o tempo de carregamento do site quando for acessado.
Se uma dessas entradas não corresponde mais à versão atual do site que está tentando acessar, pode surgir erros como o “err_connection_refused”. Por isso limpar o cache pode ser uma solução ao problema - Se necessário, confira como atualizar o cache de DNS com Flush DNS
6Desative a sincronização do Google
1No navegador, no menu superior ao lado direito, clique no ícone de três pontinhos
2Em seguida, clique em Configurações
3No perfil, confira se a conta está com sincronização ativada
4Se estiver “Ativa”, clique em Desativar ou Deletar - Dependendo do navegador o botão para desabilitar vai ter variações
5Para confirmar que deseja desativar a sincronização e personalização, clique novamente em Desativar
7Verifique as configurações de proxy
Um proxy é um intermediário entre sua conexão e o servidor que você está tentando acessar.
Uma das principais utilidades de um servidor proxy é que ele permite contornar o bloqueio geográfico que pode existir, ele esconde o endereço IP real, além de filtrar o conteúdo para evitar malware, e armazenar cache.
Por isso, muitas vezes o servidor web pode rejeitar o endereço IP atrelado ao servidor proxy, e assim rejeitar a conexão, ou as configurações do proxy podem estar incorretas, por isso se tem um serviço proxy verifique as configurações ou desabilite-o temporariamente.
8Desative temporariamente o antivírus e firewall
Softwares de antivírus e o firewall têm o propósito de proteger sistemas e usuários, através de análises e bloqueio de qualquer atividade suspeita, mas muitas vezes pode cair nesses bloqueios uma página segura gerando o erro de problema de conexão.
Para verificar se esse é o seu caso, tente desabilitar seus programas de antivírus e firewall.
Este processo é indicado se você tem certeza de que o site que está tentando entrar é seguro, pois ao desativar temporariamente o antivírus, seu dispositivo ficará vulnerável.
Recomendamos ativá-lo novamente após verificar e solucionar o erro.
9Desabilite as extensões de Chrome
Algumas extensões podem estar desatualizadas ou conter conteúdos maliciosos, interrompendo assim o acesso a algum site, ao desabilitar pode verificar se realmente esse era o problema - Se necessário, confira como fazer
10Desinstale e reinstale o navegador
Em alguns casos o navegador instalado pode estar desatualizado, gerando o problema no sistema operacional, para isso remova a instalação atual e volte a instalar a versão mais recente através dos sites oficiais:
- Chrome: https://www.google.com/chrome/
- Firefox: https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/
- Microsoft Edge: https://www.microsoft.com/pt-br/edge/download
- Safari: https://www.apple.com/br/safari/