Para que um site seja acessível, é importante que o domínio esteja vinculado a um IP de um servidor que hospeda o conteúdo presente no site, o DNS (Sistema de nomes de Domínio) é o responsável por fazer o processo de tradução entre eles.
Assim, este erro significa que, o navegador ao tentar acessar o site fez a consulta no servidor DNS e não conseguiu localizar o IP que hospeda o domínio.
Este erro normalmente aparece no Google Chrome, mas dependendo do navegador que você está usando, a mensagem de erro pode aparecer com as seguintes variações:
-
Hmmm… Não consigo chegar a esta página
-
Este site não foi encontrado
-
A URL requisitada não pôde ser recuperada
-
Safari Can’t Find the Server
Chrome Microsoft Edge
Mozilla Firefox Safari
O erro pode ocorrer por diversos motivos, podem estar no site, no seu navegador ou na conexão à internet, veja alguns motivos e como solucionar:
- Verifique se digitou o domínio correto
- Verifique se o domínio está registrado e ativo
- Confira se a configuração do domínio está correta
- Verifique a propagação do DNS
- Reinicie o seu computador ou dispositivo
- Reinicie a conexão com a internet
- Verifique o site através de um servidor Proxy
- Limpe o cache do Navegador
- Redefina os sinalizadores do Chrome
- Desative temporariamente seu Antivírus ou VPN
- Verifique o arquivo hosts
- Libere e renove seu endereço IP
Verifique se digitou o domínio correto
Caso tenha digitado o endereço do site errado, adicionando uma letra a menos ou a mais, um carácter especial ou outro elemento que não tem no domínio, pode retornar este erro.
Verifique se o domínio está registrado e ativo
Se o nome de domínio está digitado corretamente, pode ser que o domínio não foi registrado ou não está ativo (consta expirado ou congelado).
Se seu domínio é internacional (todas as extensões que não finalizam em .br. como por exemplo .com, .net, .online), pode ser que ele esteja suspenso pela ICANN – Veja como conferir e resolver
Existem várias formas, para verificar se o domínio está ativo e acessível, veja duas delas:
Via Whatsmydns
1Acesse o site Whatsmydns https://www.whatsmydns.net/
2Na barra de busca insira o domínio que você deseja consultar
3Em seguida, clique em Search
4Depois, será exibido o resultado da consulta:
-
A) Se o resultado da consulta tiver validações em verde, significa que o domínio está sendo acessível normalmente e pode ser que o erro seja uma dificuldade no navegador, para isso veja as outras ações
-
B) Caso contrário, e apareçam vários “x” em vermelho, indica que pode ser que ainda esteja em período de propagação ou um problema no servidor de hospedagem para isso comunique-se com o suporte técnico
Via ICANN
1Acesse na ferramenta de busca do ICANN - https://lookup.icann.org/
2Depois insira a URL ou nome do domínio
3Para verificar que está ativo, clique em Lookup
4Verifique os campos a seguir:
-
A) Domain Status: aqui deve aparecer “active” - caso o domínio esteja com status "inactive" ou "redemptionPeriod", significará que ele está expirado e para resolver deverá entrar em contato com o provedor onde o domínio foi registrado
-
B) Nameservers: se o endereço de DNS da hospedagem estiver apontado para outro local, ou com os seguintes dns "verification-hold.suspended-domain", "reservado.hostgator.com.br" ou "parkpage.foundationapi.com" significará que o domínio está fora do ar;
-
C) Registry Expiration: caso a data de renovação esteja vencida, significará que o domínio está expirado
Se o resultado é que está ativo e apontando para o servidor, pode ser que o erro seja uma dificuldade no navegador para isso veja as outras ações
Reinicie o seu computador ou dispositivo
Ao reiniciar o computar ou dispositivos como celular, tablet, irá limpar o estado atual do software, assim qualquer código que esteja preso em um estado de mau funcionamento será limpo.
Reinicie a conexão com a internet
Desligue o roteador ou modem da tomada, aguarde 1 minuto e volte a ligá-lo. Tente acessar novamente o site que apresentava a mensagem de erro.
Verifique o site através de um servidor Proxy
Esta verificação serve para saber se o erro está acontecendo apenas em seu navegador ou ocorre para todos que o acessam. Caso o erro se apresente a todos os usuários, então o problema está realmente no site. Para comprovar veja:
1Acesse o site proxy HMA - https://www.hidemyass.com/pt-br/proxy
2No campo “Site que você quer acessar”, informe o nome do domínio - Por exemplo: seudominio.com.br
3Nos campos “Conecte pelo servidor” pode deixar como servidor aleatório e em “Mais opções” pode deixar sem preencher ou selecionar de acordo a suas preferências
4Em seguida, clique em Concordar e conectar - Se aparecer o site, o problema é em seu navegador tente com outro navegador ou limpe o cache do Navegador
Redefina os sinalizadores do Chrome
Se você utiliza o navegador Google Chrome e instalou novos recursos ou extensões, pode ter interferido nas configurações do Chrome e também nas de DNS, fazendo com que apareça o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.
Uma solução para verificar se o erro está aparecendo por causa disso, é redefinir os sinalizadores do Chrome para as configurações padrão, veja como:
1Na barra do navegador Chrome, digite chrome://flags e pressione Enter
2Na tela “Experiments/ Experimentos”, clique em Reset All
3Em seguida, reinicie o navegador e tente novamente acessar o site
Desative temporariamente seu Antivírus ou VPN
O antivírus e a VPN são ótimas ferramentas de proteção, mas muitas vezes suas funcionalidades impossibilitam acessar alguns sites.
Por isso recomendamos desabilitá-las temporariamente, para verificar se estão gerando o erro.
Verifique o arquivo hosts
Quando fazemos uma busca por um site na internet, o navegador busca primeiro no arquivo hosts quais os domínios que estão lá, e usa aquelas informações para resolver o nome do seu domínio.
Basicamente, o arquivo hosts serve como uma lista telefônica, que o navegador consulta antes de verificar nos servidores de DNS na internet.
Se você definiu um host para um domínio específico, no arquivo host este pode ficar desatualizado, sendo necessário verificar o arquivo – Se necessário veja como verificar o arquivo Host
Libere e renove seu endereço IP
É um processo parecido com limpar o cache, mas um pouco mais aprofundado, e depende do sistema operacional que você utilize. Veja como fazer a liberação no Windows:
1Na barra de busca de seu computador, procure o Prompt de Comando ou cmd
2Dentro da tela do cmd, digite os seguintes comandos:
- Para liberar o endereço IP usado no momento:
ipconfig /release
- Para limpar o cache de DNS:
ipconfig /flushdns
- Para renovar o endereço de IP atual e dos adaptadores:
ipconfig /renew
- Para redefinir as configurações do winsock:
netsh winsock reset
- Para redefinir as configurações de IP:
netsh int ip set dns
Após realizar a execução de todos os anteriores comandos, acesse novamente ao domínio que está gerando o erro.