O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN aparece quando o navegador não consegue encontrar o IP do domínio que você está tentando acessar.
Isso pode acontecer por problemas no domínio, no navegador ou na sua rede.
Este erro normalmente aparece no Google Chrome, mas dependendo do navegador que você está usando, a mensagem de erro pode aparecer com as seguintes variações:
- Hmmm… Não consigo chegar a esta página
- Este site não foi encontrado
- A URL requisitada não pôde ser recuperada
- Safari Can’t Find the Server
Chrome Microsoft Edge
Mozilla Firefox Safari
O erro pode ocorrer por diversos motivos e pode estar no site, no seu navegador ou na conexão à internet, confira alguns motivos e como solucionar:
- Verifique se digitou o domínio correto
- Confira se o domínio está ativo e registrado
- Confira se a configuração do domínio está correta
- Verifique a propagação do DNS
- Reinicie o seu computador ou dispositivo
- Reinicie a conexão com a internet
- Verifique o site através de um servidor proxy
- Limpe o cache do Navegador
- Redefina os sinalizadores do Chrome
- Desative temporariamente seu Antivírus ou VPN
- Verifique o arquivo hosts do sistema
- Libere e renove seu endereço IP (Windows)
Dica: Se precisar de ajuda, pode me chamar, sou o Gator, a Inteligência Artificial da HostGator. É só entrar no Portal do Cliente, estou no topo da página te esperando
Confira o vídeo ou passo a passo:
Verifique se digitou o domínio correto
Caso tenha digitado o endereço do site errado, com uma letra a menos ou a mais, um carácter especial ou outro elemento que não tem no domínio, pode retornar este erro.
Confira se o domínio está registrado e ativo
Se o nome de domínio está digitado corretamente, pode ser que o domínio não foi registrado ou não está ativo (consta expirado ou congelado).
Se seu domínio é internacional (todas as extensões que não finalizam em .br. como por exemplo .com, .net, .online), pode ser que ele esteja suspenso pela ICANN - Confira como conferir e resolver
Existem várias formas, para verificar se o domínio está ativo e acessível, consulte duas delas:
Via Whatsmydns
1Acesse o site Whatsmydns https://www.whatsmydns.net/
2Na barra de busca, insira o domínio que você deseja consultar
3Em seguida, clique em Search
4Depois, será exibido o resultado da consulta:
- A) Se o resultado da consulta tiver validações em verde, significa que o domínio está sendo acessível normalmente e pode ser que o erro seja uma dificuldade no navegador, para isso consulte as outras ações
- B) Se aparecer “x” em vermelho, indica que pode estar em período de propagação ou um problema no servidor de hospedagem, para isso comunique-se com o suporte técnico
Via ICANN
1Acesse na ferramenta de busca do ICANN - https://lookup.icann.org/
2Depois insira a URL ou nome do domínio
3Para verificar que está ativo, clique em Lookup
4Verifique os campos a seguir:
- A) Domain Status: aqui deve aparecer “active” - caso o domínio esteja com status "inactive" ou "redemptionPeriod", significa que ele está expirado e para resolver, entre em contato com o provedor onde o domínio foi registrado
- B) Nameservers: se o endereço de DNS da hospedagem estiver apontado para outro local, ou com os seguintes dns "verification-hold.suspended-domain", "reservado.hostgator.com.br" ou "parkpage.foundationapi.com" significa que o domínio está fora do ar;
-
C) Registry Expiration: caso a data de renovação esteja vencida, significa que o domínio está expirado
Se o resultado é que está ativo e apontando para o servidor, pode ser que o erro seja uma dificuldade no navegador para isso, confira as outras ações:
Reinicie o seu computador ou dispositivo
Reiniciar o computar ou dispositivos como celular, tablet, irá limpar o estado atual do software, assim qualquer código que esteja preso em um estado de mau funcionamento, será limpo.
Reinicie a conexão com a internet
Desligue o roteador ou modem da tomada, aguarde 1 minuto e volte a ligá-lo. Aguarde a conexão com a internet ser restabelecida e tente acessar novamente o site que apresentava a mensagem de erro.
Verifique o site através de um servidor proxy
Esta verificação serve para saber se o erro está acontecendo apenas em seu navegador ou ocorre para todos que o acessam. Caso o erro se apresente a todos os usuários, então o problema está realmente no site. Para comprovar siga os passos abaixo:
1Acesse o site proxy ProxySite - https://proxysite.com
2Desça a barra de rolagem e no campo “Enter Url”, digite o domínio que quer verificar - Por exemplo: seudominio.com.br
3Depois, clique em Go
4Em seguida, verifique o resultado - Se aparecer o site, o problema é em seu navegador, tente com outro ou limpe o cache do Navegador
Redefina os sinalizadores do Chrome
Se você utiliza o navegador Google Chrome e instalou novos recursos ou extensões, pode ter interferido nas configurações do Chrome e também nas de DNS, fazendo com que apareça o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.
Uma solução para verificar se o erro está aparecendo por causa disso, é redefinir os sinalizadores do Chrome para as configurações padrão, confira como:
1Na barra do navegador Chrome, digite chrome://flags e pressione Enter
2Na tela “Experiments/ Experimentos”, clique em Redefinir tudo
3Em seguida, reinicie o navegador e tente novamente acessar o site
Desative temporariamente seu Antivírus ou VPN
O antivírus e a VPN são ótimas ferramentas de proteção, mas muitas vezes suas funcionalidades impossibilitam acessar alguns sites.
Por isso recomendamos desabilitá-las temporariamente, para verificar se estão gerando o erro.
Verifique o arquivo hosts do sistema
Quando fazemos uma busca por um site na internet, o navegador busca primeiro no arquivo hosts quais os domínios que estão lá, e usa aquelas informações para resolver o nome do seu domínio.
Basicamente, o arquivo hosts serve como uma lista telefônica, que o navegador consulta antes de verificar nos servidores de DNS na internet.
Se você definiu um host para um domínio específico, no arquivo host este pode ficar desatualizado, sendo necessário verificar o arquivo - Se necessário, confira como verificar o arquivo Host
Libere e renove seu endereço IP (Windows)
É um processo parecido com limpar o cache, mas um pouco mais aprofundado, e depende do sistema operacional que você utiliza. Confira como fazer a liberação no Windows:
1Na barra de busca de seu computador, procure o Prompt de Comando ou cmd
2Dentro da tela do cmd, digite os seguintes comandos:
- Para liberar o endereço IP usado no momento:
ipconfig /release
- Para limpar o cache de DNS:
ipconfig /flushdns
- Para renovar o endereço de IP atual e dos adaptadores:
ipconfig /renew
- Para redefinir as configurações do winsock:
netsh winsock reset
- Para redefinir as configurações de IP:
netsh int ip set dns
Após realizar a execução de todos os anteriores comandos, acesse novamente ao domínio que está gerando o erro.
Pronto! Após seguir os passos acima, o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN deve ser resolvido.
Se o problema persistir, recomendamos entrar em contato com o suporte técnico da sua hospedagem ou operadora de internet.