Estes status expirado ou congelado, significam que o domínio está com alguma pendência financeira ou de documentação; e serve para que outras pessoas não registrem o domínio enquanto a situação não é regularizada, mas isto tem um tempo limite dependendo da extensão de seu domínio.
Veja o vídeo ou siga o passo a passo mais abaixo:
- Domínios nacionais (extensão .br)
- Domínios internacionais (todas as extensões que não finalizam com .br, com .com, .net, .online entre outras)
Domínios nacionais (extensão .br)
Existem dois cenários pelos quais o domínio pode ficar congelado:
- Pendência de pagamento (domínio não renovado)
- Pendências de documentação com a Registro.br
Pendência de pagamento (domínio não renovado)
Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente é de 1 ano, podendo ser estendido caso o registro tenha sido realizado para mais anos, após esse período o domínio passa pelo processo de renovação automática - Se necessário veja como gerenciar a renovação do domínio
Quando o domínio expira, ou seja, atinge o prazo de validade, e tem uma pendência de pagamento (não é renovado), ele passa para o status “Congelado” - O site fica fora do ar, o banco de dados não funciona e envio/recebimento de e-mail ficam bloqueados.
Quando não é feita a renovação, é necessário verificar no whois do Registro.br, o status do domínio, se ele ainda está “Congelado” ou em “Processo de liberação”.
Veja como:
1Acesse o site - Whois - Registro.br
2Na barra de pesquisa, coloque o nome de seu domínio
3Em seguida, clique no ícone de lupa
4Confira na linha de Status se consta:
Congelado
Neste caso o titular do domínio tem 90 dias para efetuar o pagamento de renovação do domínio.
Se o domínio está registrado na HostGator verifique no Portal do cliente a fatura pendente – Se necessário, entre em contato com Suporte
Processo de liberação
Passados os 90 dias com o status “Congelado” e o titular não fez o pagamento para renovação, o domínio entrará em “Processo de liberação”, ou seja, o domínio é disponibilizado para novo registro.
Caso o titular deseje renovar e o status ainda esteja como “Processo de liberação”, pode entrar em contato com a Registro.br, que possui uma lista de espera onde fazem uma análise e caso o cliente esteja nos pré-requisitos, poderá reaver o domínio, mas isso é um processo direto com a Registro.br - Se necessário, veja processo de liberação - Registro.br
Pendências de documentação com a Registro.br
Após registrado um domínio nacional, o órgão regulamentador de registros de domínio no Brasil - Registro.br, faz a validação das informações nas primeiras 24 horas – Em alguns casos pode ser solicitado a qual quer momento uma documentação para o titular.
Caso seja identificado um dos pontos abaixo, o domínio é bloqueado e passa para o status “Congelado”:
-
CPF/CNPJ irregular, pendente de regularização ou inexistentes na Receita Federal;
-
CPF de menores de idade;
Nesse caso, você tem que entrar em contato diretamente com a Registro. br, já que toda e qualquer informação cadastral que precise ser alterada, assim como validação e requisição de documentação é realizada por eles – Se necessário, veja os procedimentos administrativos
Domínios internacionais
Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente é de 1 ano, podendo ser estendido caso o registro tenha sido realizado para mais anos, após esse período o domínio passa pelo processo de renovação automática - Se necessário veja como gerenciar a renovação do domínio
Quando o domínio vence, ou seja, atinge o prazo de validade, e tem uma pendência de pagamento (não é renovado), ele passa para o status "Expirado” - O site fica fora do ar, o banco de dados não funciona e envio/recebimento de e-mail ficam bloqueados.
No período de expiração, que geralmente é de 30 a 45 dias, é necessário ver no ICANN , órgão internacional responsável por registros em todo o mundo. o status do domínio, se ele ainda está expirado ou se entrou em “Redemption Period” (Período de redenção)
Veja como:
1Acesse o site - ICANN Lookup
2Na barra de pesquisa, coloque o nome de seu domínio
3Em seguida, clique no Lookup
4Confira na linha de Status se consta:
- Expirado
- Período de Redenção (RedemptionPeriod)
Expirado
Você ainda pode renovar o domínio. Se o domínio está na HostGator, verifique no Portal do cliente a fatura pendente ou entre em contato com o Suporte para confirmar se o domínio ainda está com o valor normal de renovação ou está em Redemption e para fazer o pagamento o antes possível.
Período de Redenção (RedemptionPeriod)
Significa que o domínio está para ser disponibilizado para nova contratação.
Algumas extensões como .cl não têm período de Redenção e entram na categoria “Exclusão Pendente” imediatamente após expirar. Assim, a duração do período de redenção pode variar dependendo da extensão.
Geralmente a renovação de um domínio durante esse período possui taxas adicionais definidas pela ICANN e o valor depende da extensão do domínio, para verificar entre em contato com nosso suporte.
Terminado o Período de Redenção (Redemption), o domínio passa para a fase de exclusão pendente onde o nome de domínio será excluído e ficará disponível para qualquer pessoa comprar.